Entendendo a Predestinação — Carta aos Efésios

Entendendo a Predestinação sob uma perspectiva bíblica. Embora, este seja um tema debatido num longo período sem se chegar a um consenso e, provavelmente, nunca se chegará. Todavia, é de extrema importância debatê-lo, pois, a medida da compreensão, será formulada a doutrina que norteará a crença e o modo de servir a Deus, a Igreja e o relacionamento com os irmãos de fé.

Não queremos ser dogmático e impor nosso pensamento, trata-se de mais um conteúdo de avaliação e exposição bíblica para ajudar nossos leitores entender, decidir, formular ou reformular sua doutrina e fé.

Uma pessoa não salva pode argumentar: se Deus conhece o passado, o presente e o futuro, Ele deve saber se a pessoa vai ou não ser salva. Se for predestinado para a salvação, então posso fazer praticamente tudo o que quiser que não me fará a menor diferença.

Mas se é predestinado para a perdição, que tem isso a ver com o meu estilo de vida? Sem compreender o que a Bíblia ensina sobre predestinação, não podemos trazer pessoas não salvas a Cristo. Por isso, entendendo a predestinação você terá mais habilidade para evangelizar.

Entendendo a Predestinação

Precisamos compreender o que a Bíblia fala sobre predestinação e por quê. O Apóstolo Paulo na carta aos Efésios capítulo1 nos ensina o significado e o processo da predestinação. Não basta apenas ler a Bíblia, mas também compreendê-la.

Entendendo a Predestinação sob a ótica de Deus

Primeiro – Deus predestinou que Ele deveria enviar um Salvador para redimir a humanidade do pecado. Para isto preparou o meio da salvação antes da fundação do mundo. Deus predestinou que não podíamos viver uma vida sem pecado. Entendendo a predestinação é possível, também entendendo o amor de Deus.

Livre-Arbítrio — Entendendo a Predestinação

Ele nos criou intencionalmente dessa maneira para escolhermos amá-Lo livremente. Ninguém está predestinado à salvação ou destruição sem escolha e responsabilidade pessoal — João 3:16. Caso contrário, a salvação seria uma mentira.

Em segundo lugar, foi predestinado que quando fizéssemos a escolha de aceitar a salvação, ela seria selada pelo Espírito Santo Efésios 1:13. Esta é a primeira prestação (promessa) que garante que receberemos a nossa casa (herança) para (viver eternamente no céu com Cristo).

Selados pelo Espírito Santo

Como “selo”, o Espírito Santo é um sinal da propriedade de Deus sobre nós como Seus filhos adotados — Efésios 1:4-5, e dado aos crentes como prova de que a nossa redenção é genuína quando o Espírito Santo está presente nas nossas vidas.

Tornamo-nos então membros dos eleitos do Corpo de Cristo, através do sangue de Jesus. Ele foi o primeiro escolhido pelo Pai para ser a cabeça da Igreja. Através da Igreja atravessamos o processo de redenção, aceitando a Palavra e aplicando-a às nossas vidas.

O capítulo 1 de Efésios é introduzido pela seção de abertura, uma das passagens mais profundas da Bíblia — 1:3-14. Este magnífico hino de redenção louva o Pai por nos escolher, fixar e adotar como Seus filhos — Efésios 1:3-6, o Filho por nos redimir pelo Seu sangue — 1:7-12, e o Espírito Santo por ser a primeira parte do nosso selo e herança — 1:13-14.

Reconciliação com Deus

Neste capítulo Paulo sublinha que na redenção pela graça através da fé, Deus reconcilia-nos consigo mesmo e com outros que foram salvos, unindo-nos “em Cristo” num só corpo, a igreja. O objetivo da redenção é “reunir em Cristo todas as coisas no céu e na terra” — 1:10. Através do processo de redenção, devemos começar a depositar tesouros no céu enquanto estamos na terra. A nossa redenção será completa quando chegamos ao céu, ao nosso destino.

O Espírito Santo é o nosso selo e a primeira parte da nossa herança, mas devemos passar pelo processo de redenção no nosso “tempo terreno.” Efésios 1:10, que diz que a salvação é um dom de Deus, mas a nossa herança torna-se mais parecida com Jesus e mais completa através da redenção quando passamos para a vida eterna no céu. Isto ensina que: Predestinação significa “decidir de antemão” e refere-se ao plano e propósito de Deus em “eleição”. A eleição é Deus escolhendo um povo para Si “em Cristo”.

CONCLUSÃO — Entendendo a Predestinação

A predestinação não implica que um único indivíduo seja predestinado a ser salvo ou perdido. Em vez disso, Ele proveria um caminho para todos escolherem a salvação, serem adotados como filhos de Deus em sua família (o corpo de Cristo), onde eles podem encontrar redenção e serem santificados. Enquanto tentam se tornar mais como Jesus em seu caminho, à sua herança plena na vida eterna com Jesus no céu.

Youtube

Em Resumo: A predestinação é uma doutrina teológica que afirma que a salvação ou a condenação de uma pessoa é determinada por Deus desde antes da criação do mundo. Ela tem sido objeto de debates e controvérsias dentro do cristianismo ao longo da história.

Views: 43

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem um comentário

  1. Marcos

    Nao explicou o que é predestinação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.