O que é felicidade para Aristóteles

O que é felicidade para Aristóteles. Aprendemos desde muito cedo que devemos lutar pela felicidade, mas ninguém sabe realmente o que ela é. Para as crianças, a felicidade pode ser encontrada em brinquedos ou brincar com amigos da escola. Na infância, o conceito de felicidade é raro.

À medida que envelhecemos, o nosso conceito de felicidade expande-se. Somos ensinados de tal forma, que procuramos a felicidade no sucesso ou em algo, carreira, universidade, relações, etc. Algumas pessoas procuram a felicidade na religião ou em líderes espirituais.

Riquezas não é a causa da Felicidade

O sábio e rei Salomão não encontrou a felicidade nas riquezas, poder, mulheres, etc. Sua verdadeira felicidade estava em Deus: “Feliz aquele que confia no Senhor” Provérbios 4:7. Cada pessoa tem a sua própria ideia do que a faz feliz. A busca da felicidade torna-se o propósito da existência de uma pessoa.

Encontrar a felicidade é o que torna a vida plena. O que é a felicidade ou onde se encontra a felicidade, é uma questão sobre a qual muitos grandes pensadores têm ponderado.

O que é felicidade para Aristóteles

O que é Felicidade?

Felicidade como um fim e não um meio — O que é felicidade para Aristóteles

Para explicar o que é felicidade para Aristóteles, ele mesmo escreveu que um escolhe sempre a felicidade por si próprio e nunca por outro. Ele acreditava que a felicidade é um objetivo, um objetivo autorrealizável. É o objetivo a que todas as ações virtuosas se esforçam. Deve ser algum bem ou conjunto de bens que fazem a vida valiosa em si.

O Conceito de Felicidade

De acordo com Aristóteles, o conceito de felicidade deve ter dois atributos. A primeira é que deve ser um fim e não um meio. Por exemplo, posso ganhar dinheiro tendo uma disposição alegre. O objetivo é ganhar dinheiro, por isso, segundo Aristóteles, a minha felicidade está na riqueza. Descobri que se estou alegre, ganho dinheiro, por isso tenho a ideia de que a alegria me torna rico.

A outra coisa é a felicidade ser autossuficiente em si. Deve ser perseguida apenas para seu próprio bem, e não para o bem dos outros. Aristóteles menciona especificamente a vida de contentamento, prazer, conforto, etc., a vida de ganhar dinheiro, a vida de ação política e a vida filosófica, ou seja, a vida de contemplação e estudo. Ele não tolera uma vida de ganhar dinheiro e uma vida de contentamento. No entanto, Aristóteles concorda que uma vida de conforto é uma vida de prazer.

Virtude e Hábitos

Ele também escreve que a felicidade só pode ser experimentada através da virtude. O que é felicidade para Aristóteles, ele é categórico em afirmar que a virtude é um hábito da alma em que se age para o bem, servindo o que é belo e nobre. Como diz Aristóteles, os atos virtuosos expressam a mente certa (correta). São adquiridos através da prática e habituação. Uma pessoa torna-se virtuosa ao agir virtuosamente, ou seja, ao fazer o que deve fazer, quando deve fazê-lo e como deve fazê-lo, como uma pessoa virtuosa o faria.

Pessoa Virtuosa — O que é felicidade para Aristóteles

Uma pessoa virtuosa sentirá prazer num comportamento virtuoso, assim, um sinal de que uma virtude não foi internalizada é que quando se comporta de uma forma associada a essa virtude, não se sente prazer nesse comportamento, mas sim como um fardo. Do mesmo modo, habituar-se a uma certa forma de comportamento defeituoso é também um defeito.

O que é felicidade para Aristóteles

As pessoas podem desenvolver maus hábitos, bem como bons hábitos. Virtudes não são facilmente adquiridas. As pessoas aspiram naturalmente à felicidade, mas a sua predisposição inata leva-as frequentemente a afastarem-se da verdadeira felicidade. Alguns lutam apenas pelo que lhes agrada, sem chegar a uma atividade virtuosa. A autossatisfação não deve ser o objeto imediato de ação.

O Bem a Verdade — O que é felicidade para Aristóteles

Não se pode alcançar a felicidade sem se lutar pelo bem e pela verdade. O que é felicidade para Aristóteles, o conhecimento e a virtude são necessários e devem ser habituais. Existem regras sobre o que é virtuoso e o que não é. Todos podem ser virtuosos, mas nem todos se tornarão virtuosos. As pessoas conseguem aprender, e através da aprendizagem gradual, uma pessoa virtuosa pode levar uma vida plena.

A virtude é uma coisa elusiva, e não se pode realizar o seu potencial simplesmente seguindo as tendências. Por natureza, as pessoas aspiram à felicidade, mas as suas tendências inatas afastam-nas frequentemente da verdadeira felicidade. Alguns lutam apenas pelo que lhes agrada, sem chegar a uma atividade virtuosa. A autossatisfação não deve ser o objeto imediato de ação.

O que é felicidade para Aristóteles, segundo ele as pessoas conseguem aprender e, por anos de estudo cuidadoso, uma pessoa virtuosa pode levar uma vida plena. No entanto, somos incapazes de realizar esta tarefa. Por natureza, as pessoas aspiram à felicidade, mas as suas inclinações inatas afastam-nas frequentemente da verdadeira felicidade. Algumas pessoas lutam apenas pelo que lhes agrada, sem se envolverem em atividades virtuosas.

As pessoas nascem com sentimentos, mas não nascem virtuosas. Só após muitos anos de formação é que uma pessoa consegue usar estes sentidos. É importante notar aqui que é preciso tempo para aprender e amadurecer a fim de se tornar virtuoso. Por exemplo, uma criança ainda é muito jovem e não passou pelas lições necessárias para se tornar uma pessoa virtuosa na vida.

Friedrich Nietzsche, Frases, Vida, Obra, Resumo

Immanuel Kant — Vida — Obra — Frases — Resumo

Em Resumo: para Aristóteles, a felicidade não é um estado passageiro de prazer, mas sim um estado de excelência moral resultante da prática constante da virtude. A felicidade só pode ser alcançada através do desenvolvimento pleno das capacidades humanas e do cultivo de relações humanas saudáveis e significativas. A ética aristotélica nos oferece um modelo para alcançar a felicidade, através da prática constante da virtude e da busca da excelência moral.

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.