Regras do Shevá Hebraico

Regras do Shevá: O Shevá é um dos sinais mais comuns no alfabeto hebraico, e sua pronúncia é crucial para a compreensão da língua. Aprender as regras do Shevá pode ajudar os falantes de português a dominar a pronúncia correta do hebraico. Neste artigo, vamos discutir as regras do Shevá hebraico e como aplicá-las corretamente.

O que é o Shevá?

O shevá é estes dois pontinhos como no exemplo acima, colocado sempre embaixo da consoante. Ele tem o som de (e), com a pronúncia fraca. Pode ser Simples ou Composto. Simples quando está sozinho, composto quando está acompanhado de uma vogal breve. Como no exemplo abaixo:

Regras do Shevá

Antes de entrarmos nas regras específicas do Shevá, vamos entender o que é esse sinal. O Shevá não é considerado vogal, embora, tenha som da vogal “E” não acentuada representada por dois pontos abaixo de uma letra. Ele pode ser dividido em dois tipos: o Shevá simples e o Shevá composto.

Shevá composto — Regras do Shevá

Regras do Shevá

Regras do Shevá — O shevá acompanhado das vogais breves patách, qamets e segol formam as Meias Vogais apresentadas acima. Estes são considerados shevás composto devido à fusão do shevá com as vogais. Os shevás compostos tem som de A, E, O.

Regras do Shevá

Shevá Simples

O Shevá simples é representado por dois pontos abaixo de uma letra sendo pronunciado como uma breve pausa, sem som de vogal. Ele ocorre em sílabas não acentuadas e é precedido por uma consoante. Há algumas regras importantes que devem ser lembradas ao pronunciar o Shevá simples.

Vejamos algumas regras para identificá-los quando são mudos ou Sonoros.

Shevá simples, também chamado de Lene (fraco)

  • Aparece no final da Sílaba fechando-a
  • Após vogais breves
  • No final de palavras

Sonoro ou pronunciado

  • No início de palavras ou início de Sílabas
  • Usada após vogais longas
  • Aparece em consoantes com daguesh forte

Observação: Quando a palavra tiver dois shevás seguidos, o primeiro é mudo e o segundo pronunciado. O primeiro fecha a Sílaba, por isto, é mudo. O segundo abre a Sílaba, é pronunciado.

Exemplos de shevá mudo, Regras do Shevá

לַיְ/לָה layelah — (noite) Repare que o shevá está no final da sílaba, sendo mudo, ou seja, não se pronuncia.

אַתְ at — (Tu) feminino / palavra de uma sílaba só, o shevá está no final e mudo.

הִתְ/כַּ/תֵּב hitekatev — (Eu fui inscrito) Palavra com três Sílabas, o shevá fecha a Sílaba e é mudo.

מִגְ/דָּל migedal — (Torre) Palavra com duas Sílabas e o shevá fecha a Sílaba.

יִשְׁמְרוּ yishemeru — (Eles guardarão) Palavra com dois shevás seguidos, o primeiro é mudo e o segundo pronunciado.

Observação: As palavras hebraicas nunca têm dois shevás no início.

Exemplos de Shevá sonoro ou pronunciado:

מִמְּךָ mimmecha — (De mim) Toda vez que a palavra tiver um daguesh forte (pontinho dentro) o shevá será pronunciado. Neste caso, existem dois shevás nesta palavra, por isto é pronunciado. Veja no exemplo: מִמְ/מְךָ — O daguesh duplica a consoante.

מְאוֹד meod — (muito) — neste caso também é pronunciado porque está no início da palavra.

Conclusão – Regras do Shevá

Regras do Shevá: Aprender as regras do Shevá hebraico pode ajudar os falantes de português a melhorar sua pronúncia do hebraico. É importante lembrar que o Shevá pode ser dividido em dois tipos, o Shevá mudo e o Shevá pronunciado, e que cada um tem suas próprias regras de pronúncia. Com prática e paciência, qualquer pessoa pode dominar as regras do Shevá e aprimorar sua pronúncia do hebraico.

Perguntas Frequentes

  1. O que é o Shevá hebraico? O Shevá é um sinal de vogal não acentuada representado por dois pontos abaixo de uma letra.
  2. Qual é a diferença entre o Shevá simples e o Shevá na? O Shevá simples é uma breve pausa sem som de vogal, enquanto o Shevá na é uma vogal curta e não acentuada.
  3. Como pronunciar o Shevá na? O Shevá na é pronunciado como uma vogal curta e não acentuada.
  4. Quando um Kamatz é seguido por um Shevá na, como devemos pronunciar o Kamatz? O Kamatz é pronunciado como uma vogal curta e não acentuada.
  5. Por que é importante conhecer as regras do Shevá hebraico? Conhecer as regras do Shevá hebraico ajuda a melhorar a pronúncia do hebraico e a compreender melhor a língua.

Regra do Daguesh

Waw Conjuntivo

Youtube

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem 3 comentários

  1. Josué Silva de Oliveira

    Meu amado professor Adilson. A paz e a graça do Senhor Jesus. Estou aqui, com o senhor, mais uma vez e aprendendo a cada dia sempre mais um pouquinho. Muito obrigado, meu irmão, por esse trabalho tão maravilhoso e tão edificador. Deus continue te abençoando e à todos os seus, em nome de Jesus! FELIZ DIA DOS PAIS.

      1. Josué Silva de Oliveira

        Amém. Estamos juntos. Tenho aprendido bastante, graças a Deus e ao senhor. Obrigado. Deus continue te abençoando, em nome de Jesus!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.