Regra do Daguesh Hebraico

A regra do Daguesh é importante na formação de sílabas em hebraico. Um Daguesh é um ponto que aparece dentro de uma letra consoante, indicando que a letra deve ser pronunciada duas vezes.

Existem dois tipos de Daguesh: Hazaq (forte) ou Lene (fraco). Pode aparecer em qualquer letra, mas, nunca nas guturais א ע ה ח ר — O Daguesh forte tem a função de duplicar a consoante, ao passo que o fraco serve apenas para mudar a pronúncia da palavra.

A regra do Daguesh pode ser difícil de entender no início, mas com a prática e dedicação, você pode se tornar mais proficiente na formação de sílabas em hebraico. Lembre-se de prestar atenção ao tipo de Daguesh e sua posição na palavra para determinar como a letra deve ser pronunciada.

Regra do Daguesh

Importância das regras do daguesh

Para quem está aprendendo hebraico, as regras do daguesh podem ser um pouco confusas, mas é importante entender sua importância para a pronúncia correta das palavras.

A compreensão das regras do daguesh é importante para a pronúncia correta das palavras em hebraico. Sem essa compreensão, é fácil confundir o som de uma letra com outra. Com prática e dedicação, você pode dominar as regras do daguesh e melhorar sua fluência em hebraico.

Regra do Daguesh Lene

Daguesh Lene ou (fraco) vem sempre no início de palavras, ou início de sílabas, nas consoantes Begadeqepat (בּ גּ דּ כּ פּ תּ) nunca virá após vogal.

Exemplos:

Repare nas consoantes acima, sempre na primeira consoante, todas elas têm um pontinho dentro. Não podemos esquecer que o hebraico é escrito da direita para a esquerda.

Três consoantes mudam o som ao receber o pontinho. A primeira é o בּ beyt, com o pontinho dentro tem o som de (B). Sem o pontinho  ב veyt, tem o som de (V). A segunda é o כּ káf, com o daguesh tem o som de (K), sem o pontinho כ tem o som de (ch) aspirado RR. A terceira é o פּ Pêh, com o daguesh tem o som de (p). Sem o pontinho פ tem o som de (f). As demais consoantes não alteram o som.

Três consoantes mudam o som ao receber o pontinho. A primeira é o בּ beyt, com o pontinho dentro tem o som de (B). Sem o pontinho ב veyt, tem o som de (V). A segunda é o כּ káf, com o daguesh tem o som de (K), sem o pontinho כ tem o som de (ch) aspirado RR. A terceira é o פּ Pêh, com o daguesh tem o som de (p). Sem o pontinho פ tem o som de (f). As demais consoantes não alteram o som.

Regra do Daguesh Hazaq

Regra do Daguesh Hazaq (forte) tem a função de duplicar a consoante, é precedida diretamente por uma vogal breve.

Para compreendermos melhor está regra gramatical do daguesh, estudaremos mais adiante em outra lição, na regra da separação de sílabas. Porém, é necessário abordarmos aqui pelo menos superficialmente.

Observe as palavras acima, elas estão começando com uma vogal breve. Sempre que a palavra ou a sílaba começar com uma vogal breve, deve-se usar um daguesh forte.

A função do pontinho forte é duplicar a consoante, por exemplo: a palavra אַבָּא aba (pai) quando duplicada é: אַבְּבָּא abba (pai). Repare que na primeira palavra aparece apenas um beyt, no entanto, são dois. Na próxima lição você aprenderá a Ler corretamente, para isso é necessário aprender as regras do Daguesh, do Shevá e da divisão silábica.

אַבָּא אִשָּׁה הִנֵּה חַיִּים

Se você estudou a lição anterior, então, prossiga para a próxima. Caso contrário, volte na anterior. É importante seguir as lições sistematicamente, sem pular lições.

Formar Sílabas

Regras do Shevá

Youtube

Em resumo: o daguesh em hebraico é um ponto diacrítico que pode alterar a pronúncia de uma letra, indicando se ela deve ser pronunciada com um som forte ou fraco. O daguesh forte aparece em letras que são pronunciadas como consoantes oclusivas e é indicado por um ponto no centro da letra, enquanto o daguesh fraco aparece em letras que são pronunciadas como consoantes fricativas e é indicado por um ponto no canto superior esquerdo da letra.

Se você acha importante este curso, então, Compartilhe:

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem um comentário

  1. Aegelia

    Muito boa a explicação completa e de fácil entendimento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.