Jesus nasceu em 25 de dezembro? O mundo Ocidental comemora o Natal neste dia, mas, de onde surgiu esta data? Quem estabeleceu este dia como nascimento de Jesus? Se Jesus não nasceu nesta data, quando então ele nasceu? Se você tem curiosidade de saber quando Cristo nasceu, caro amigo leitor! Leia o Artigo.
Jesus nasceu realmente em 25 de dezembro? O que a Bíblia nos diz sobre o nascimento dele. Como os costumes e tradições pagãs estão relacionados com a celebração do aniversário de Cristo. Aqui estão alguns fatos interessantes extraídos das páginas da história antiga.
Deixe que a história nos diga o que ela tem para nos dizer. Mas uma coisa é verdade. Jesus Cristo nasceu, viveu e morreu, isto não se pode negar diante das evidências a nós apresentadas. Independentemente da data e hora. Este artigo foi escrito puramente por interesse acadêmico. Por favor, tratem-no como tal, no final deixa seu comentário, pois, ele é importante para agregar conhecimento.
Jesus nasceu em 25 de dezembro? — O nascimento de Jesus
Eis que vos trago boas notícias de grande alegria que serão para todas as nações. Pois a vós nascestes hoje um Salvador, o Cristo, o Senhor.
Lucas 2:10 — 11. É de fato uma boa notícia que o Senhor Jesus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. 1 Coríntios 15:3 e 4, para que quem Nele crer tenha a vida eterna. João 3: 36.
O que não é bom é a celebração do Natal, que deveria ser o aniversário do Senhor Jesus Cristo. Muitos costumes pagãos (não cristãos) são observados como tradições neste dia, transformando-o numa celebração ritual, diluindo a essência do nascimento e missão de Jesus na terra, 1Pedro 2:24; Colossenses 1:14; Isaías 53:5 e 6.
Mesmo os crentes mais zelosos, cuja fé na Palavra de Deus é inabalável, parecem ter caído nas presas de festas rituais que enojam o próprio Senhor Deus. Isto porque o Natal não significa o nascimento de Cristo. Além disso, não há nenhum precedente na Bíblia para celebrar o nascimento de Cristo. No entanto, o Senhor pediu ao Seu povo que se lembrasse da Sua morte. Lucas 22: 19 e 20, I Coríntios 11: 24 – 26.
Possível evidência bíblica
Há razões para acreditar que Jesus nasceu durante o Festival de Meados de outono em setembro/outubro. É claro que basta estudar a Bíblia diligentemente, relacionar todas as profecias do Antigo Testamento sobre Jesus Cristo, colocar todas as festas do Senhor na sua devida perspectiva no que diz respeito ao Salvador (por exemplo, a Páscoa refere-se à Cruz, as Primícias à Ressurreição), e interpretá-las corretamente à luz dos Evangelhos.
Lucas 2:8-11 diz que “aos pastores que estavam no campo à noite, vigiando os seus rebanhos, um anjo do Senhor anunciou o nascimento de Cristo”. Contudo, este incidente não poderia ter tido lugar em dezembro. Este era um mês frio e a época das chuvas na Judeia; por isso, é pouco provável que os pastores tivessem acampado durante a noite.
Lucas também declara no versículo 1 do mesmo capítulo que o Imperador César Augusto ordenou que o mundo inteiro fosse tributado ou enumerado, e nos versículos subsequentes 3-6 “todos eles se levantaram para serem tributados”. Com Maria, José também subiu para ser tributado.
Este incidente também não pode ter ocorrido em dezembro. Isto porque esta época do ano, no meio do inverno, não era propícia aos negócios e, tampouco, favorecia as viagens ou deslocamento de pessoas, especialmente para as mulheres grávidas ou com filhos.
Jesus também avisou os Seus discípulos. “Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno”. Mateus 24:20. Embora, este versículo aplica-se a outro contexto, todavia, ele mostra o rigor e o perigo para quem se aventura desafiá-lo. Este não era o momento para os pastores estarem no campo, nem para as mulheres e crianças estarem na estrada.
Assim, à luz deste argumento, podemos dizer que o nascimento de Jesus e os acontecimentos de Lucas 2 não poderiam ter tido lugar no inverno, ou melhor, em dezembro, como os cristãos de todo o mundo acreditava. Porque foi então o dia 25 de dezembro amplamente aceito como a data do nascimento de Jesus?
Significado de 25 de dezembro!
Para encontrar as raízes, temos de olhar para os seus costumes e tradições, que desde os tempos antigos têm uma ligação única que narra que Jesus nasceu em 25 de dezembro. Coincidentemente, esta data foi o dia da celebração do noivado da Rainha dos Céus, a ninfa, e do nascimento do seu filho, o deus Sol. O messias grego, Baco ou Dionísio, nasceu de uma virgem em 25 de dezembro.
O mesmo aconteceu com Hércules. A rainha virgem egípcia do céu, Ísis, deu à luz uma criança chamada Hórus no final do mês de dezembro, provavelmente, dia 25 de dezembro. Os egípcios não só veneraram a Virgem Maria, como também mostraram à congregação uma imagem do bebê deitado numa manjedoura. Este costume ainda hoje é praticado em muitas igrejas e lares cristãos.
Em Roma, no dia 25 de dezembro, o solstício de inverno, foi celebrado como o aniversário do sol invencível, o aniversário do deus sol persa Mitra, cujo culto se espalhou por todo o Império Romano.
No hinduísmo, o sol também tem sido adorado como uma divindade desde tempos imemoriais até agora. Contudo, o hinduísmo não estabeleceu nem fixou data, dizendo que Jesus nasceu em 25 de dezembro como outros costumes na Europa e na Ásia Ocidental fixaram.
Roma também teve uma festa de Saturnália em honra de Saturno, o deus da sementeira e da colheita. A festa foi celebrada com grande fanfarra durante uma semana no solstício de inverno, no final de dezembro. Foi um verdadeiro Natal.
Os antigos alemães, saxões celebravam o solstício de inverno queimando um tronco de yule (yule significa “bebê” ou “criança pequena”). A fogueira simbolizava o renascimento do deus sol ao regressar da sua residência de inverno. Era, portanto, apropriado para os cristãos da época, defender e afirmar que Jesus nasceu em 25 de dezembro, queimando um tronco de yule, que se dizia representar a luz da vida.
Durante o reinado do Imperador Romano Constantino, a igreja em Roma, sob a liderança do Bispo Libério, estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia para celebrar o Natal, por volta de 320 ou 354 d.C.. Afirmaram também que Jesus nasceu em 25 de dezembro e que esta seria sua data de aniversário. Assim, no final do século IV, todo o mundo cristão celebrava o Natal no dia 25 de dezembro.
A adoração da Rainha do Céu e as suas festas no Egito, Grécia e noutros lugares durante o Império Romano tiveram uma forte influência pela data de 25 de dezembro, o aniversário de Jesus, assim como as festas mitraicas do deus Sol, Saturnália e Natal.
No entanto, nem todos seguiram o exemplo, e figuras proeminentes como Tertuliano (230 d.C.) protestaram e lamentaram. A este respeito, condenaram os discípulos de Cristo e exigiram que se mantivessem afastados desta idolatria e do mundo. No entanto, a igreja mergulhou gradualmente nesta superstição pagã.
John Crisóstomo, que era um pastor zeloso nascido em Antioquia e arcebispo de Constantinopla, escreveu em Antioquia por volta de 380 d.C. O nascimento do Senhor não era conhecido na própria Terra Santa, onde Ele nasceu, mas espalhou-se amplamente pela Europa Ocidental desde a Trácia até Espanha.
É evidente, pela afirmação acima, que não se sabia do nascimento de Cristo nestas terras naquela época. Finalmente, o dia 25 de dezembro foi reconhecido como o aniversário de Jesus. No século IV, os cristãos começaram a dizer que Jesus nasceu em 25 de dezembro e defenderam a celebração do Natal neste dia. Isto porque sentiram ser uma oportunidade para se separarem das tradições pagãs e adorarem Jesus como Senhor Deus e Salvador.
Uso da Bíblia para selar o paganismo!
Eles entenderam ser esta uma oportunidade de selar Jesus Cristo, o “Sol da Justiça” (Malaquias 4:2), no coração do povo, substituindo-o pelo deus sol Mitra. Sim, até David proclamou em Salmo 84 versículo 11: “O Senhor Deus é o sol e o escudo”. Assim, desde 450 d.C. até hoje, o dia 25 de dezembro tornou-se gradualmente celebrado no mundo cristão como o Natal, o aniversário de Jesus.
Não basta ler a Bíblia, é preciso ler e interpretar corretamente e aplicar conforme o propósito original para o qual foi escrito o texto. No entanto, a Bíblia nas mãos de que a usa para propósitos escusos ou para atender o interesse do leitor, resulta exatamente no relato acima.
Considerações Finais
Jesus nasceu em 25 de dezembro? Embora esta data seja improvável, no entanto, é fato! Jesus nasceu! Sendo assim não nos importa a data, o Salvador nasceu e cumpriu sua missão, por isso, dizemos com toda convicção que Ele é o Senhor e Salvador daqueles que nele crê.
O mundo comemora o Natal nesta data, e ela pode e deve ser uma oportunidade para resgatar o verdadeiro propósito do Natal e falar ao mundo sobre o Amor de Jesus.
Os 3 Reis Magos Encontraram Jesus em Belém?