CRONOLOGIA DO DILÚVIO

CRONOLOGIA DO DILÚVIO — A pergunta é: no período do Dilúvio, quantos dias Noé, sua família e toda aquela bicharada ficaram na Arca?

Não é raro ouvir alguém pregando que Noé ficou na arca cento e cinquenta dias durante o Dilúvio. Contudo, um leitor atento percebe rapidamente que não foram só 150 dias, mas vai muito além disto. Acompanhe a matemática abaixo e confira na Bíblia.

CRONOLOGIA DO DILÚVIO

O dilúvio é uma das histórias mais famosas e controversas do Antigo Testamento. A narrativa conta a história de um grande dilúvio que inundou o mundo inteiro e como Deus salvou Noé e sua família construindo uma arca para eles. A história é tão antiga quanto a própria humanidade e existe em diferentes culturas em todo o mundo. Neste artigo, examinaremos a cronologia do dilúvio e tentar entender como essa história se encaixa na história do mundo.

O Dilúvio

O dilúvio foi um evento cataclísmico que mudou o curso da história da humanidade. Conforme a Bíblia, a inundação durou 40 dias e 40 noites e cobriu toda a terra com água. Apenas Noé, sua família e um par de cada espécie animal foram salvos. A arca de Noé foi construída de acordo com as instruções de Deus e foi grande o suficiente para acomodar todas as espécies de animais.

O Dilúvio Segundo a Bíblia

De acordo com a Bíblia, o dilúvio ocorreu no ano 1656 da criação do mundo. A criação do mundo é estimada em cerca de 4000 a.C., o que significa que o dilúvio ocorreu cerca de 2344 a.C. No entanto, algumas estimativas colocam a data do dilúvio entre 2900 e 2200 a.C.

O Dilúvio Segundo a Ciência

A ciência também tentou determinar a data do dilúvio usando diferentes métodos de datação, como datação por carbono, dendrocronologia e datação de isótopos. No entanto, a datação científica do dilúvio é controversa e varia de acordo com os métodos e interpretações.

A Contagem dos dias conforme a Bíblia — CRONOLOGIA DO DILÚVIO

Houve 40 dias sobre os quais caiu a chuva do grande Dilúvio (7.12) 40 dias

Durante outros 110 dias as águas começaram a subir, fazendo que prevalecessem por um total de 150 dias (7.24) 110 dias

As águas do Dilúvio ocuparam 74 dias em seu “indo e minguando”. Isso foi o 17° dia do sétimo mês até o primeiro dia do décimo mês (8.5). Havendo 30 dias em um mês, os números em dias são 13 + 30 + 30 + 1 = 74 dias

Quarenta dias passaram antes de Noé enviar o corvo (8:6 -7) 40 dias

Sete dias se passaram antes de Noé enviar a pomba pela primeira vez (8.8). Esse período é necessário ser computado para chegar-se ao total, dado por implicação de frase “outros” sete dias no verso 19. 7 dias

Sete dias se passaram antes de ser enviada a pomba pela segunda vez (8.10) 7 dias

Soma-se mais 7 dias antes da terceira viagem da pomba (8:12) 7 dias

Até este ponto, 285 dias foram computados no período do Dilúvio, mas o episódio seguinte é datado no 1° dia do 1° mês, do ano 601. Desde a data de 7:11 até este ponto, em 8:13, há um período de 314 dias; portanto, aqui há um intervalo de 29 dias. 29 dias

Desde a remoção da coberta da arca até o fim da experiência houve mais 57 dias (8.14)

Somando todos os dias do Dilúvio e o tempo que Noé ficou na Arca: 40 + 110 + 74 + 40 + 7 + 7 + 7 + 29 + 57 = 371

Total de dias na arca 371 dias

Calendário bíblico — CRONOLOGIA DO DILÚVIO

O Calendário bíblico é lunar e o nosso solar, para ter uma soma aproximada do calendário lunar consideramos os meses de 30 dias: 12 x 30 = 360 dias no Ano. Se considerarmos o Ano Solar com 365 dias, o resultado aumenta para 375 dias.

Você pode imaginar a dificuldade que Noé e sua família tiveram para conviver tanto tempo dentro de um ambiente fechado com tantos animais?

Pensa no barulho, no cheiro forte, na alimentação dos animais e outras coisas que poderiam complicar a situação. Isto somente foi possível através do Poder e do cuidado de Deus.

Cronologia do Tempo

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem um comentário

  1. Aurinezia

    Sem falar em 7 dias nos quais ele entrou antes de começar a chuva…Ele entrou 7 dia antes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.