Existem apóstolos hoje? 

Existem apóstolos hoje?  Eles foram levantados apenas para atuar na Igreja primitiva, ou, também, para a Igreja em todos os tempos e lugares? Esta é sua dúvida? Então, continue nesta página, pois, faremos uma exposição para te ajudar a entender, sob à luz da palavra de Deus, se estes “supostos” apóstolos atuais passam no teste da Bíblia Sagrada.

Os apóstolos estão por toda parte, nas igrejas pequenas ou nas grandes denominações. Onde tem um púlpito e um ajuntamento de pessoas lá estão eles. Pasmem-se, já tem até apóstolo rei! Supostos milagres e ofertas de falsas prosperidades são a marca de seus ministérios.

Embora, a palavra apóstolo tenha um sentido amplo no idioma grego, trataremos disto adiante. No entanto, a lógica é a seguinte: você é pastor, então, se eu tiver o mesmo título, serei igual a você, mas, ser igual a você não alavancará meu ministério, tampouco, atrairá pessoas para me levar a fama e, por fim, ao dinheiro.

Então, serei apóstolo, assim serei maior que você. Depois, se aparecer outro apóstolo como eu, criarei outro título que sobressaia sobre este, exemplo: apostolo, rei, reverendo, patriarca, “semideus”, etc. Não importa, o que vale é eu estar sempre acima de você.

Não seria nada errado se usasse este título no seu sentido exato, todavia, a tragédia repousa na hierarquia eclesiástica que eleva o ego, e, distância do propósito original para o qual foi elaborado.

Existem apóstolos hoje?

Etimologia da palavra apóstoloExistem apóstolos hoje? 

Esta palavra tem sua origem no idioma grego (απόστολος — apóstolos); significa, literalmente, “enviado”. No sentido amplo, universal, ela se estende a todos os crentes em todos os tempos e lugares. Então, todos os crentes são apóstolos/enviados para uma missão.

Uma missão nobre com o propósito bem definido de fazer chegar o plano da salvação até ao perdido. Neste sentido, não há barreiras ou obstáculos que impeça o uso deste título. Haja vista, o próprio Senhor Jesus ser claro em suas afirmações: “Ide por todo mundo”. Ou seja, “Eu vos envio por todo mundo”. Marcos 16:16. Versículo da grande comissão ou “grande envio”.

Apóstolo mensageiro

Outro sentido da palavra apóstolo usada na Bíblia é “mensageiro”, confira: Filipenses 2:25; 2 Coríntios 8:23; João 13:16.

Ainda se tratando da origem dos apóstolos, devemos reportar ao cargo de profeta no Antigo Testamento. Os apóstolos do NT cumprem o mesmo critério do AT. No primeiro tinha doze tribos e no segundo doze apóstolos, ambos para falar em nome de Deus.

Em Apocalipse 21:14 está registrado a importância deste número, os 12 Apóstolos estão escritos lá. Repare a harmonia e o coro entre as 12 tribos, 12 apóstolos e Apocalipse 21:14. Desde o Antigo Testamento existe um número fechado e limitado de apóstolos, não tem espaço para eles entrarem na história e no plano de Deus para a Igreja de hoje. Sendo assim, voltamos a pergunta: existem apóstolos hoje? A resposta é não!

Os doze apóstolos vão sentar nas doze cadeiras de Apocalipse, eis aí a razão do recrutamento de Matias para completar os doze, no lugar de judas.

Apóstolos Autodeclarados

O chamado para o apostolado tinha critérios bem definidos na escolha para este ofício. Diferentemente do chamado universal, este é bem específico, pois, trata-se do preparo de homens para iniciar a divulgação do plano da salvação e, deixar este legado para a igreja.

Eis aí o esvaziamento e afastamento dos “apóstolos” de hoje. Esvaziamento, pois, o propósito de divulgar foi substituído pelo de empoderar. Fama e poder para elevar o ego e, consequentemente, enriquecer. E ao se autodeclarar apóstolo, ou receber este título de terceiros, muitas das vezes, pagando altíssimos valores, afasta de todos os critérios estabelecidos para esta missão.

Existem apóstolos hoje para cargos eclesiásticos?

Existem apóstolos hoje nos moldes da Igreja primitiva? A resposta é não! Confira a seguir:

Critérios para qualificar um apóstolo:

1 – Os apóstolos tinham autoridade para escrever palavras que se tornaram nas Escrituras Sagradas. Como o Canon da Bíblia está fechado e encerrado, então, não há nada a ser acrescentado, por isso, não devemos esperar e nem aceitar novos apóstolos.

2 – Os apóstolos tinham autoridade única para fundar e liderar a Igreja primitiva.

3 – Para qualificar-se como apóstolo era necessário ter visto Jesus após sua ressurreição, ou seja, ser uma testemunha ocular, confira Atos, 1:22. O substituto de Judas deveria ter esta qualificação. Paulo passou neste critério, confira: Atos 26:16-17; 1 Coríntios 15:7-9: Romanos 1:1; Gálatas 1:1; 1 Timóteo 1:12; 2:7; 2 Timóteo 1:11; 1 Coríntios 9:1. Como todos os supostos “apóstolos” de hoje não viram e nem verão o Cristo ressurreto, então, carregam este título por conta própria e antibíblica.

4 – Tinha que ser comissionado pelo próprio Cristo para o apostolado. Os apóstolos foram escolhidos, chamados e enviados pessoalmente pelo próprio Cristo. Receberam a comissão diretamente dele: João 6:70; João 13:18; João 15:16; Gálatas 1:1

5 – Jesus Cristo, pessoalmente, os preparou para este ofício. Atos 1:8-22; 1 Coríntios 9:1; 1 Coríntios 15:8; Gálatas 1:12; Efésios 3:2-8; 1 João 1:1-3.

6 – Deus abençoou a obra deles, confirmando seu apostolado por meio de sinais e milagres: Mateus 10:1-8; Atos 2:43; 3:2; 5:12-16; Romanos 15:18-19; 2 Coríntios 12:12; 1 Coríntios 9:2; Gálatas 2:8.

Orgulho Eclesiástico

Existem apóstolos hoje
As Igrejas criaram uma hierarquia eclesiástica com uma escala crescente, cujo membro é separado para obreiro, depois ordenado a diácono, presbítero, evangelista, pastor e outros cargos para sobrepor a estes.

Não teria nada de errado com esta configuração se ela seguisse o modelo bíblico. Entretanto, o que se vê é uma categorização de valores em cada uma delas. Por exemplo: O diácono é maior que o obreiro e o presbítero é maior que o diácono, então, este entendimento gera uma disputa interna para ocupar cargos superiores.

Eis aí um erro que gera brigas, contendas e conflitos. Pois, a ambição de estar sempre acima do outro é ilimitada, criam-se cargos para possibilitar esta escalada, cujo, limite é sem fim. E eis quê! Chegamos num ponto, quase sem volta, em que não conseguimos mais frear nosso orgulho e galgar os caminhos da humildade para voltar ao modelo da Igreja primitiva.

Bíblicos, mas, sem hierarquia

Por isso, é importante compreender que estes cargos citados acima são bíblicos, todavia, com total inexistência de hierarquia. Todos eles têm o mesmo peso e valor, com responsabilidades iguais. Cada função deveria ser executada com o mesmo esmero, dedicação e responsabilidade.

Sendo assim, ninguém é melhor ou superior a ninguém. Todos trabalham na obra para o Reino de Deus e recebem a recompensa pelo serviço prestado.   

Considerações FinaisExistem apóstolos hoje? 

A Resposta é não. Nenhum dos pais da Igreja, tampouco, qualquer outro líder da Igreja de Cristo reivindicou este título em toda a história da Igreja cristã. Os moderninhos intitulam-se com esta nomenclatura por orgulho ou pela sede de reconhecimento, status, poder e dinheiro.

Paulo deixa transparecer que e ele foi último dos apóstolos em 1 Coríntios 15:8, repare a palavra “ultimo ou derradeiro”.

Para ser apóstolo é preciso ser testemunha ocular. Como Jesus não apareceu fisicamente para os “apóstolos modernos”, então, é impossível que este apostolado seja autenticado.

Os apóstolos da Bíblia realizavam milagres em Nome de Jesus para louvor e glória do Reino de Deus. Em contrapartida, a grosso modo, os de hoje realizam alguns milagres a custo monetário elevado, ou seja, cobram caro e usam o dinheiro para sua própria elevação e glória terrena.

Eis a pergunta final: existem apóstolos hoje nos moldes da Igreja primitiva? A resposta é não!

Youtube

Agora que você leu e entendeu este Artigo, sua participação é importante, deixa um comentário, existem apóstolos hoje?

Confira também:

Existem pastoras na Bíblia?

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.