Morte na panela. Este Artigo apresenta uma reflexão relacionada com as diversas heresias que adentraram as igrejas, ocupam os púlpitos e intoxicam as ovelhas com alimento envenenado. Não é raro ouvir alguém dizer: se os pastores pregam heresias, o problema é dele com Deus, mas, será mesmo problema só do pastor?
Este artigo não tem a finalidade de definir o que é e o que não é heresia, nem apontar os hereges. Pretende-se apenas mostrar que a morte na panela existe e quem são os contaminados por ela. Muitas pessoas morrem porque estão ingerindo veneno.
Análise a luz da Palavra de Deus
Colhendo o Veneno
- 38 – E, voltando Eliseu a GilGal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.
- 39 – Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam.
- 40 – Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: homem de
Deus, há morte na panela. Não puderam comer.
41 – Porém, ele disse: trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela.
Morte na panela — FOME ESPIRITUAL
Assim como havia fome pelo alimento físico, assim também há uma fome espiritual de magnitude incalculável atualmente. O mundo globalizado com seu sistema capitalista, cujos mecanismos que mantém e movimentam todo o sistema (a mídia, a internet e todos os veículos de comunicações), apenas criaram um ambiente de opressão. O capital e o lucro são as molas propulsoras que alimentam o sistema e não as pessoas, pelo contrário, produziram uma sociedade faminta pela palavra de Deus.
Estas pessoas refugiam-se nas igrejas em busca do alimento e o que encontram, em muitas delas, é o veneno na panela. Ao invés de receber Jesus “o Pão da Vida”, o pão espiritual. Recebem um pão terreno recheado de conteúdo para manutenção do corpo e do bem-estar físico. As enfermidades da alma continuam, haja vista continuarem frequentando os cultos. O veneno mata mais do que a fome. Tem morte na panela!
A BOA INTENÇÃO NÃO EVITA O VENENO NA PANELA
Reparem que a preocupação de Eliseu era legitima. Ao identificar haver fome naquela terra, imediatamente providenciou uma maneira de alimentar aqueles que estavam sobre sua responsabilidade. Embora, a intenção de Eliseu fosse boa, no entanto, não foi ele quem executou a tarefa de colher a erva. Delegou esta tarefa a terceiros.
Eliseu era um homem acima de qualquer suspeita, um bom crente. No entanto, dependente dos outros, é exatamente aí que repousa o problema. Um pastor pode ser bem-intencionado, um homem de Deus. Entretanto, não realiza o trabalho sozinho, ele necessita da ajuda daqueles que o rodeiam. Mas, ao delegar o trabalho a terceiros, arrisca encontrar alguém despreparado.
No texto em questão, versículo 39 “um deles” saiu para apanhar a erva. Apenas uma pessoa já é suficiente para envenenar uma congregação inteira. Todos estamos sujeitos a errar, mas quando tem um acompanhamento de outros, a possibilidade de erro diminui. Eliseu foi negligente quando apenas delegou a tarefa de apanhar a erva e não conferiu depois se esta era venenosa ou não. Tinha morte na panela!
A BOA INTENÇÃO NÃO REMOVE O VENENO DA PANELA
A boa intenção não remove o veneno da panela. A morte na panela pode estar em qualquer igreja, mesmo que esta seja bem intencionada. Estamos presenciando uma espantosa fragmentação do corpo de Cristo, onde tem um salão desocupado, pode esperar que logo surgirá uma “igreja” ali. Isto é representado pelo tamanho da panela: “Põe a panela grande ao lume”.
Porém, quanto mais cresce a igreja, mais aumenta o problema da morte na panela. Tiago alertou: “MEUS irmãos, muitos de vós não sejais mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo” Tiago 3:1. Aqueles que estão montando igrejas e envenenando o povo, mesmo que seja sem intenção. Vão pagar caro por isto, igreja não é brincadeira, é a noiva de Jesus e Ele cobrará por ela.
Não é errado abrir igrejas, pelo contrário, este mundo podre precisa delas para brilhar a luz de Cristo. Todavia, os bons cozinheiros são aqueles que têm, conhecem e seguem fielmente as receitas. Seus alimentos não são apenas saborosos, mas também saudáveis. Os verdadeiros pastores têm o Manual de receitas (A Bíblia), eles a conhecem e alimentam-se dela e depois alimentam a igreja com o verdadeiro pão do céu (Jesus).
A MORTE NA PANELA NÃO POUPA OS INOCENTES
Imagina que você seja convidado para almoçar na casa de um casal de amigos. Eles te recebem com grande alegria e satisfação, eles gostam muito de você e da sua presença. Para celebrar esta amizade coloca uma deliciosa feijoada na panela para cozinhar. E para ficar ainda melhor, decidem colocar pimenta-do-reino, mas, no lugar da pimenta, despejam veneno de ratos por engano.
A pergunta é inevitável: ao comer esta feijoada você não morrerá? Desculpe-me, caro amigo leitor! Se você é daqueles que pensa que a responsabilidade é apenas daqueles que pregam as heresias, sinto muito em dizer. Você vai se intoxicar com o veneno e se ele for letal você morrerá junto. Vale lembrar que Jesus alertou sobre isto há mais de dois mil anos: “Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco”. Mateus 15:14
O CONHECIMENTO LIBERTA DA MORTE NA PANELA
Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava. Ou seja, apanhou ervas venenosas, cujo texto é bem claro ao afirmar que colheu o veneno porque “não conhecia”. Este moço deve ter passado um bom tempo colhendo as ervas, haja vista ter enchido a capa. Por que colheu o veneno? A resposta mais uma vez é: ele não conhecia.
Jesus foi sábio ao afirmar em João 8:32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Repare que a verdade só liberta depois que ela é conhecida. Embora existam milhares de denominações cristãs, com posições teológicas excludentes. Com crenças e “doutrinas” tão diferentes, sendo que, é impossível que todas elas estejam com a verdade ao mesmo. Mesmo assim, todas elas reivindicam serem portadoras da verdade.
Vejam como o conhecimento é importante para evitar o veneno: “E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus há morte na panela.” Quando comeram do alimento logo perceberam ser veneno e em seguida gritaram “tem morte na panela”. Assim também acontece com aqueles que estudam, que conhecem quando alguém prega heresia e não, engolem qualquer coisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Feliz é aquele que rompe com o senso comum, que se aparta desta geração, papagaio que apenas saem repetindo o que ouve sem nenhuma reflexão. Que não seguem as multidões como uma manada. Nem sempre onde tem uma multidão é garantia de ter alimentos saudáveis.
Se você se alimentar de veneno, morrerá, mesmo que seja um cristão sincero ou que desconheça a procedência do alimento. A ingenuidade não remove a morte na panela. E mesmo que você não esteja comendo veneno, pode ser que a sua base alimentar seja apenas uma sopa rala e sem gosto.
Muitos pastores não estudam, tem preguiça de ler até mesmo a própria Bíblia. Seus sermões não possuem sabor e nem consistência. São pregações vazias que não alimentam e ainda produz pessoas anêmicas espiritualmente. Os membros destas igrejas morrem lentamente e, às vezes, ficam pulando de igreja em igreja a procura de algo que lhe satisfaça.
Embora sua busca seja legitima, no entanto, quase sempre acabam caindo em outras igrejas do mesmo estilo. O único remédio é a Palavra de Deus, autêntica e sem distorções, o verdadeiro alimento que produz vida e saúde espiritual.
Quanto aos pastores, estudem, leiam, conheçam o alimento antes de alimentar a igreja. Confiram o que seus obreiros estão levando como alimento para a igreja. A única forma de não haver morte na panela é deitar a farinha (Palavra de Deus) como fez Eliseu. Servir o verdadeiro alimento, o Pão da vida que é Jesus.
Visite Nossa Loja Virtual
Views: 237
Parabéns pastor comentário riquíssimo da palavra de Deus. Muito bem colocado cada parte, cada detalhe. Parabéns d verdade q Deus continue te dando sabedoria para outros e outros textos .
Parabéns pelo estudo enriquecedor.
Que Deus o abençoe.
gostei do estudo morte na panela
Aprendi muito com esse estudo