Cristianismo Usos e costumes

Cristianismo — Usos e costumes. Muitas denominações de vertente evangélica, principalmente, as de confissões pentecostais (Assembleia de Deus, Deus é amor e muitas outras dissidentes destas), cujo conservadorismo extremo e em nome de uma suposta santidade. Formularam regimentos internos e estatutos, nos quais proíbem as mulheres de usarem calças.

Analisaremos neste artigo a luz da Palavra de Deus, se tais pressupostos se sustentam diante do chamado pessoal, seguiremos as orientações das últimas palavras de Jesus no Evangelho de Marcos.

Este Site tem o compromisso de honrar o título que carrega “Ler — Entender — Refletir — Opinar”, uma vida não examinada não vale ser vivida. Por isto, te convido, caro amigo leitor, embarcar nesta jornada de pesquisas e análises. 

Cristianismo Usos e costumes

Para início de reflexão deve-se entender que a Bíblia é um livro Universal. Como tal, suas orientações ultrapassam barreiras e adaptam-se a todos os povos, nações, línguas, culturas, raças, etnias e gêneros.

O problema repousa na limitação em uma única região, por exemplo, o Brasil. Líderes e pastores leigos sem nenhum conhecimento de hermenêutica e sem passar pelo viés da exegese, tratam a Bíblia como se ela só existisse na língua portuguesa.

Alguns chegam ao absurdo de considerar como verdadeira só as Bíblias de capa preta e de versão Almeida Revista e Corrigida. Esquecem ou não sabem que a Bíblia foi escrita em Hebraico e Grego, e que, às vezes, precisamos recorrer às línguas originais para interpretar na sua origem.

As palavras nos idiomas originais possuem muitos significados, às vezes, o  tradutor é forçado a escolher os significados que fazem mais sentido no contexto da passagem bíblica. Como são muitas as possibilidades de traduções, é normal que haja variações.

Cristianismo — Usos e costumes – A GRANDE COMISSÃO

 “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…” Marcos 16:15

O verbo “ide” está no imperativo e indica uma ordem, ordens são para obedecer. As expressões “todo mundo” e “toda criatura” abrangem o todo, sem exceções e limitações. Como atender uma ordem desta dimensão com uma visão tão limitada?

De posse de Deuteronômio 22.5, surgiu esta proibição como pecado inquestionável:

“Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus”.

Se a Bíblia fosse só para os brasileiros, se a tratarmos como se existisse apenas na cultura brasileira, talvez, este versículo tivesse algum significado. Todavia, Jesus mandou ir em todo o mundo, e isto inclui todas as culturas.

Cristianismo Usos e costumes

Observe estas imagens: imagens dizem mais do que palavras, elas falam por si. Somos obrigados a perguntar para os líderes e pastores das igrejas legalistas: sua igreja está pronta para atender a ordem de Jesus? “Ide em todo mundo”. Se na sua igreja a mulher não pode usar calças e joias. Como vocês implantariam igrejas na Escócia? Lá são os homens que usam saias.

Cristianismo — Usos e costumes

É óbvio perguntar: se não é para colocar a roupa do homem na mulher? Então, as mulheres não podem usar saias? Pois, na Escócia elas também usam saias. Como fica então?

Existem milhares ou milhões de tribos indígenas, africanas e outras até desconhecidas espalhadas pelo mundo, cujo traje é a nudez parcial ou total. Estas tribos são compostas de pessoas que também estão nos planos de Deus para a salvação. Quem as evangelizará?

Suponhamos que Deuteronômio 22.5 seja a base de orientação. Não colocar roupa do homem na mulher, neste caso, é não colocar nada. Porque o homem não usa nada nas tribos.

Outro dia saiu numa capa de um famoso jornal que a igreja “Deus é amor” foi expulsa da Amazônia por querer colocar paletó e gravata nos índios. A cultura é o patrimônio a ser preservado.

Atentar contra a cultura é destruir a história de povos que podem entrar em extinção. É no mínimo, ilegal e irresponsável. A santidade e a salvação não estão vinculadas as roupas, mas, ao arrependimento sincero e a confissão dos pecados.

Cristianismo — Usos e costumes

Cristianismo Usos e costumes

No Oriente os trajes são ainda mais exóticos, sofisticados e diferentes. As mulheres se vestem com vestidos que cobrem todo o corpo, inclusive a cabeça, e, em algumas regiões, usam “burca” (traje que cobre inclusive os olhos). Os homens usam turbantes e longos vestidos.

A pergunta sempre surge quando o assunto é evangelizar o mundo: sua igreja tem condições de pregar em todo o mundo? Será a Cultura cristã brasileira te impede de fazer isto?

Lembro-me do testemunho de um missionário que foi na faculdade quando eu ainda era Seminarista. Ele foi enviado para Moçambique, uma região da África cuja religião dominante é o Islam. Quase a totalidade dos habitantes são muçulmanos. Ele implantou a primeira igreja, e é para isto que ele foi para lá.

Certo dia entrou uma família de muçulmanos, o homem e às cinco esposas. Quando o pastor missionário efetuou o apelo, para surpresa e espanto de todos, aquele homem se converteu ao cristianismo, trazendo consigo as mulheres.

Observe o dilema, o que você faria? O pastor não poderia aconselhar o homem separar de quatro mulheres e ficar só com uma, pelas seguintes razões: primeiro, qual das cinco mulheres ele escolheria, visto ter filhos com todas? Segundo, esta é a cultura do Islam. Atentar contra uma cultura é crime. Terceiro, quem aconselha a separação de casais, tem que acolher e sustentar as repudiadas.

Percebe-se que, evangelizar o mundo não é uma tarefa fácil, principalmente, para os legalistas. Este pastor, segundo ele, ficou sem saber o que fazer. Primeira opção,  fechar a igreja e voltar com sua família para o Brasil. Segunda opção,  aceitar a família de muçulmanos na igreja. Ele escolheu a segunda opção, receber todos como membros e ensinar seus filhos os princípios bíblicos.

Poderíamos colocar muitas outras imagens aqui porque a diversidade cultural no mundo é gigantesca, no entanto, creio ser suficiente para clarear a visão obscurecida pela falta de informações.

No continente asiático também não é diferente. Os vestuários são bastantes diversificados. O propósito aqui não é apresentar um desfile de modas, mas, ajudar o leitor a encontrar um caminho que os leva até os povos não alcançados, os perdidos. Para isto, ele deve visionar na ótica cultural do mundo e não apenas na Cultura cristã brasileira.

CONCLUSÃO

Voltando a refletir sobre a ordem de Jesus em Marcos, “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Só existem duas alternativas: entender a Bíblia como um livro Universal que fala para todos os povos em sua própria cultura.  Ou limitá-la somente aos brasileiros, como se eles fossem os únicos agraciados por Deus. Assim, levar a mensagem de salvação e as Boas Novas no ambiente cultural do ouvinte.

Lembre-se que você hoje é um cristão, principalmente, os membros das Assembleias de Deus, porque os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, vieram para o Brasil para trazer o Evangelho até você.

Cristianismo Usos e costumes
Trajes suecos

Imagine se estes missionários tivessem a mesma mentalidade dos legalistas de hoje. Teriam implantado a cultura deles aqui. Pastores e líderes legalistas estariam nos púlpitos pregando ou andando pelas ruas com os trajes desta imagem, estes são os trajes na Suécia. 

Observe a imagem e tente aplicar DEUTERONÔMIO 22.5, se é que podes!

Livro sugerido: O fator Melquisedeque.


Usos e costumes

Pentecostalismo — exageros e prejuizos

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.