BATISMO CRISTÃO: Imersão, Aspersão, Efusão

Batismo cristão é uma das ordenanças de Jesus e todo crente deve passar por ele. Embora, praticado por todas as vertentes do cristianismo, no entanto, às vezes, mal compreendido sobre o seu real valor, para que serve, formas de batizar, local do batismo, etc.

Sabe-se que é um rito de passagem importante para os cristãos. Ele simboliza a morte para o pecado e o renascimento espiritual em Jesus Cristo. Neste artigo, exploraremos a origem, os tipos, o significado e a importância do batismo cristão, além de responder algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

BATISMO CRISTÃO

Outras confusões geradas na mente dos incautos advêm do desconhecimento sobre quem deve batizar. É certo batizar crianças? É errado batizar em piscinas?

Se você já foi batizado ou não, tem dúvidas sobre qual é a forma correta de batizar. Também, talvez, você já foi batizado em uma igreja e não sabe se deve batizar de novo ao congregar em outra, então, você está no lugar certo, confira o Artigo para esclarecer estas e outras indagações.

TIPOS DE BATISMO CRISTÃO

Imersão

O batismo por imersão é validado quando a pessoa é completamente submersa na água. Esse tipo de batismo é considerado o mais fiel às práticas bíblicas, pois é o mesmo que Jesus recebeu de João Batista. Algumas denominações que praticam a imersão incluem os batistas, as igrejas de Cristo e as igrejas evangélicas. Geralmente, os pentecostais e neopentecostais usam esta prática para batizar seus membros.

Durante a cerimônia de batismo por imersão, a pessoa é conduzida à piscina batismal ou ao rio, onde um pastor ou líder religioso realiza uma breve oração e, em seguida, submerge a pessoa na água. Após o batismo, a pessoa é recebida na igreja e se torna parte da comunidade cristã.

Aspersão

Batismo cristão

O batismo cristão por aspersão acontece quando a água é borrifada sobre a cabeça da pessoa. Este tipo é praticado por algumas denominações cristãs, incluindo a Igreja Católica e algumas igrejas protestantes.

Também, no modelo aspersão, o batizador asperge, borrifa ou chuvisca a água sobre a cabeça do batizando. Esta é uma prática das Igrejas reformadas, presbiterianas, etc.

Durante a cerimônia de batismo por aspersão, a pessoa é conduzida à pia batismal ou ao altar da igreja, onde um padre ou pastor realiza uma breve oração e, em seguida, borrifa a água sobre a cabeça da pessoa. Após o batismo, a pessoa é recebida na igreja e se torna parte da comunidade cristã.

O batismo por aspersão é visto por algumas denominações como uma opção mais prática e conveniente, especialmente em casos de pessoas, com dificuldade em ficar submersas na água, como idosos ou pessoas com deficiências físicas. Outras denominações, no entanto, acreditam que o batismo por imersão é o tipo mais fiel às práticas bíblicas, pois é o mesmo tipo de batismo que Jesus recebeu de João Batista.

Efusão

Batismo cristao por efusao

Batismo por efusão acontece ao derramar um pouco de água na cabeça. Este batismo é praticado por algumas denominações cristãs, principalmente as carismáticas. Neste tipo de batismo, a água representa o Espírito Santo derramado sobre a pessoa em um momento especial de oração e invocação divina.

Durante a cerimônia de batismo por efusão, a pessoa é conduzida ao altar da igreja, onde um pastor ou líder religioso realiza uma oração e, em seguida, impõe as mãos sobre a pessoa. Neste momento, a pessoa pode ser tomada pelo Espírito Santo, falar em línguas ou ter outras manifestações espirituais.

Para as denominações que praticam o batismo por efusão, este tipo de batismo é visto como uma experiência poderosa e transformadora que capacita a pessoa para uma vida de serviço e testemunho cristão. Embora este tipo de batismo possa ser realizado em qualquer fase da vida, é comum que as igrejas carismáticas realizem um culto especial de batismo por efusão para seus membros.

QUAL FORMA É APROPRIADA PARA O BATISMO CRISTÃO

Após conhecer às três formas de batismo é natural perguntar, qual delas é a forma certa?

A Bíblia não tem nada que indica uma forma específica para o batismo. Não obstante, os escritores da Bíblia não se ocuparem em escrever detalhadamente o modelo correto do batismo, contudo, o leitor da Palavra de Deus pode se orientar observando como os nossos antepassados batizaram nossos irmãos.

De posse destas observações, entende-se que o modo mais apropriado é a imersão. O verbo βαπτίζω baptizo, registrado nas escrituras, significa imergir, mergulhar. Ao dizer ser o modo mais apropriado, não significa que as outras estão erradas.

Às três formas são consideradas um ato consumado e válido. Se você, caro amigo leitor! É um pastor e batiza os membros da sua congregação, com certeza, você já passou ou passará pela seguinte situação. Os relatos abaixo foram extraídos de casos reais da Igreja que fazemos parte dela, citarei apenas dois, entendo ser o suficiente para você entender que eles existem:

Batismo Cristão e os Riscos Eminentes

Durante um batismo que acontece uma vez por ano na nossa igreja, havia um idoso de oitenta anos entre os batizandos. Ele estava muito doente, inclusive, faleceu pouco tempo depois. O pastor colocou uma cadeira na beira da piscina para ele sentar. Com uma caneca derramou um pouco de água na cabeça dele, assim ele foi batizado. Depois, o pastor entrou na piscina para batizar as demais pessoas. Repare que foram usadas duas formas diferentes, efusão e imersão.

Alerta: se você, caro amigo leitor, é pastor e batiza os membros da sua igreja, cuidado. Imagina se o pastor fosse radical na sua religiosidade, colocasse este idoso na piscina para batizar e ele morresse lá dentro.

Os veículos de comunicação, sedentos por reportagem deste tipo, não perdoaria. Com certeza, sairia nas primeiras páginas dos jornais, “pastor mata idoso na piscina. Também, este seria um caso de polícia, este pastor responderia criminalmente na justiça. Batizar um idoso de 80 anos, doente, é no mínimo, irresponsabilidade.

O outro caso aconteceu com um membro da igreja que estava internado e moribundo. Durante a visita do pastor ao hospital, constatou que o paciente tinha o desejo de se batizar. Neste caso, ele batizou por aspersão, chuviscou um pouco de água na cabeça dele e o batismo foi concretizado. Não obstante, a prática desta igreja seja a imersão, todavia, era impossível seguir o padrão.

A FALTA DO BATISMO TRAZ CONDENAÇÃO?

A resposta é sim e não. Primeiro precisamos entender o que é o batismo. No processo de conversão inclui o ato de confessar com a boca e crer com o coração. Romanos 10:9.

Neste exato momento o novo converso participa dos dois primeiros pilares da Salvação: regeneração, a alma morta em seus pecados e delitos ganha vida, a pessoa torna-se herdeira de Deus, este é um ato instantâneo. Justificação, o pecador culpado entra diante de Deus justificado, não deve mais nada.

Sendo assim, se a pessoa morrer após esta etapa, estará salva. Confira Lucas 23:43, o ladrão da cruz. Embora, este seja um ato maravilhoso da Graça de Deus, no entanto, não é permanente. Em algum momento depois, a pessoa precisa confirmar, tornar público.

O batismo é uma forma de mostrar para o mundo a certeza de sua fé. A pessoa diz: sim, aceitei Jesus como meu salvador e agora quero confirmar isto através do batismo. Confira as palavras do próprio Jesus:

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Marcos 16:16

Repare que o ato de crer e ser batizado, que salva, então, o batismo é necessário em algum momento. Na segunda parte do versículo não aparece a palavra batismo. Sendo assim, o que condena, não é a falta do batismo e sim o “não crer”, a falta de fé. Para clarear seu entendimento, eis aí um exemplo:

BATISMO CRISTÃO

BATISMO x SALVAÇÃO — BATISMO CRISTÃO

A pessoa se converte a Cristo, a igreja marca um batismo e a pessoa recusa. Às vezes, o motivo é um vício que o novo convertido não consegue se livrar. Incertezas, ah! Não tenho certeza, não sei se é isto que quero, etc. As desculpas podem ser diversas.

Vem outro batismo e as desculpas continuam, então, o que condenará não é a falta do batismo, e sim a falta do não crer. Quem tem a fé vacilante não se batiza, consequentemente, perde a salvação. O batismo não salva, mas, a falta dele pela recusa condena.

BATIZAR EM PISCINA É ERRADO?

Existem muitos casos onde a igreja, por ignorância de seus líderes, não batiza de modo algum em piscinas. O entendimento equivocado e antibíblico de que é a água que tira os pecados do batizando, por isso, somente água corrente pode levar os pecados para longe.

O argumento irracional destes incautos fere todos os princípios da lógica. Os mesmos que recusam batizar na piscina por ter água parada, batizam na represa. Eis a pergunta, o que é uma represa se não água represada? O próprio nome “represa” indica ser água parada. É muita ignorância e falta de conhecimento da Bíblia.

MOTIVO DE BATIZAR EM PISCINAS — BATISMO CRISTÃO

O primeiro e maior motivo para batizar na piscina, repousa no fato de que é Deus que tira os pecados. Á água é apenas o meio simbólico, não faz a menor diferença se é água corrente ou parada.

É um erro grave desviar o foco, tira o mérito e a honra do verdadeiro batizador “Deus” e coloca no objeto, a água.

Segundo motivo é o crescimento populacional das cidades. O processo desordenado de urbanização, poluiu os rios. Aqui em São Paulo temos o exemplo do rio tiete. Ele está morto, cheira mal e sem condições de uso.

Resta para cada pastor improvisar conforme o tamanho da igreja. Quando tem espaço, eles constroem tanques batismais na própria igreja. Quando não tem, alugam chácaras com piscinas e realizam o batismo cristão.

IDADE IDEAL PARA BATIZAR

Algumas igrejas estipulam uma idade mínima para batizar. Todavia, este tema merece uma análise mais acurada. Padronizar a idade do batismo não é nada recomendado, haja vista, a estrutura do desenvolvimento humano ser totalmente diferente um do outro.

Entende-se que o batismo deve ser ministrado para quem entende que sofreu os danos da queda de Adão. Que é pecador, separado de Deus e precisa se reconciliar com Ele. Em outras palavras, o candidato ao batismo precisa entender o plano da salvação.

Eis aí o dilema, tem criança com 7 anos, tão desenvolvida, capaz de entender perfeitamente. Em contrapartida, tem jovens imaturos, tardios para entender. Então, qual critério adotar? Esta é uma tarefa do pastor, ele precisa ter habilidade e sensibilidade para saber quem deve ou não ser batizado.

REBATISMO — BATISMO CRISTÃO

Algumas igrejas ignoram uma Doutrina tão clara e de fácil entendimento. Até os leigos podem entender este versículo:

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Efésios 4:5

Mudar de igreja ou denominação não é motivo para batizar novamente. Aqueles que assim o elaboram, estão se posicionando contra a Bíblia. Também, tiram de Cristo o ato validador para colocar em sua denominação. Ou seja, o batismo válido não é aquele realizado por Deus e sim pela igreja. Isto é impensável.

BATISMO DE CRIANÇA

O batismo cristão foi ordenado por Cristo para remissão dos pecados. Ele sempre é seguido de arrependimento, pedido de perdão e aceitação voluntaria. É uma decisão pessoal. Algo que uma criança não pode fazer. Um bebê não sabe que é  pecador, tampouco, pedirá perdão, também, não tem poder de decisão. Sendo assim, batizar crianças é errado.

QUEM DEVE BATIZAR

Entendo que as informações apresentadas neste Artigo foram suficientes para entender ser Deus que concretiza o batismo. Não é a água, o lugar, tampouco, o homem. Ainda que este homem seja o pastor.

O ideal é que o pastor assuma a tarefa de batizar, todavia, na falta dele, a tarefa passa para outro membro que compõe o corpo eclesiástico da igreja. Por isso, a igreja tem uma organização eclesiástica, regimento interno, estatuto, etc.

BATISMO CRISTÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS

O batismo cristão é um ato divino e Ele é o batizador.

O batismo cristão não transmite Graça, salvação e nem outorga nada misterioso ou miraculoso.

Filho de peixe peixinho é, esta fábula não se aplica aos filhos dos crentes. Às vezes, a criança cresce, se torna um jovem na igreja sem nunca ter aceitado a Cristo e passado pelo batismo.

Tem que confessar com a boca e crer com o coração. Esta é condição necessária, faça apelo para as crianças e os jovens da sua igreja.

Pre-Tribulacionismo

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.