Setenta Semanas de Daniel

Setenta Semanas de Daniel. Para estudar e entender escatologia, faz-se necessário entender, também, a matemática apresentada por Daniel. Não são apenas números, é a Palavra de Deus se cumprindo literalmente. Acompanhem abaixo cada etapa para ter uma visão do todo.

Contexto histórico

Para entender a profecia, é importante conhecer o contexto histórico em que ela foi escrita. No tempo de Daniel, a Babilônia era uma das potências mundiais e havia conquistado o reino de Judá, onde se encontrava a cidade de Jerusalém, capital do povo judeu. A população de Jerusalém foi levada em cativeiro para a Babilônia, onde ficou por setenta anos.

Depois desse período, os judeus foram autorizados a voltar para a sua terra natal e reconstruir o templo de Jerusalém. No entanto, eles ainda estavam sob o domínio de outras potências estrangeiras, como o império persa. Foi nesse contexto que Daniel recebeu a profecia das setenta semanas.

Entendendo a Matemática de Daniel

Daniel 9:24-27

Precisamos entender que as 70 semanas, são semanas de anos, sendo assim 70 x 7 anos= 490 anos proféticos. A Bíblia fala sobre “semanas de anos”: Confira em Lv 25:8; Nm 14:34; Ez 4:6. Por analogia Gn 29:20-27.

No versículo 24 a palavra “Determinadas”, indica que já foi determinado por Deus, por isso, é uma profecia que se cumprirá literalmente. Observa-se também a frase: “Teu povo e Tua Santa Cidade”. Esta profecia tem a ver com o povo e a cidade de Daniel, ou seja, os judeus, ao terminar o período das 70 semanas proféticas. Isso em caráter nacional.

“Desde a saída da ordem para…” O início da contagem começa com a ordem ou decreto expedido pelo Rei Artaxerxes no ano 20 do seu reinado e entregue a Neemias para sua execução 445 a.C. (Neemias 2:1-8).

“Até o Messias, sete semanas e sessenta e duas semanas”. Isso totaliza 69 semanas de anos, ou seja, 49 + 434 = 483 anos. Conta-se, desde a reconstrução de Jerusalém pelos judeus que voltaram do cativeiro babilônico até à morte e ascensão do Messias (VS 26). Será cortado o Messias

Setenta Semanas de Daniel

Confiram:

Setenta Semanas de Daniel — Isaías 53:8Será tirado o Messias

Mateus 23:39 — “E não será mais”

Versículo 26

“E o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário”. A cidade (Jerusalém) foi destruída nos anos 70 dC. Visto que, foi o povo romano que destruiu a cidade, logo, subentende-se que é deste povo que procede o Anticristo.

“E o seu fim”. Ou seja, o fim da cidade (Jerusalém) e seu santuário (Templo). Refere-se a destruição de Jerusalém no ano 70 dC.

“Será como uma inundação”, ou seja, será irresistível e devastador, assim como aconteceu quando o general Tito arrasou a cidade e seu povo.

“E até ao fim haverá guerra”. O tempo entre as semanas 69 e 70 é indefinido.

O tempo não determinado “até o fim” é o tempo em que a Igreja é formada, edificada, preparada e arrebatada da terra para o céu. Este período já dura quase dois mil anos.

Setenta Semanas de Daniel

Versículo 27

“E ele” — o Anticristo

“Firmará um concerto” — com certeza é um concerto falso, pois, ele tenta imitar Deus que havia feito um Concerto com o povo hebreu.

“Com muitos” — Refere-se ao povo hebreu.

“Por uma semana” — É a última das 70 semanas proféticas, que terá lugar aqui na terra depois do arrebatamento da Igreja.

“Na metade da semana” — Após 3 anos e meio. (Dn 7:24-25; Ap 11:2-3; 12:6,14; 13:5. A Grande Tribulação, acontecerá nos últimos 3 anos e meio, porque, nos primeiros 3 anos e meio, será de paz. Jesus falou da Grande Tribulação no capítulo 24 de Mateus. Também no Livro de Apocalipse 11 a 18.

“Fazer cessar o sacrifício e a oferta de manjares”. Isto mostra que o Templo de Jerusalém foi reconstruído. Confira Mateus 24:15 (está no lugar santo), e 2 Ts 2:3-4.

“E o que está determinado será derramado pelo assolador”. Quando diz assolador, Daniel refere-se ao Anticristo e aponta para sua derrota e de seus exércitos confederados, na volta gloriosa de Jesus sobre o Monte das Oliveiras. (At 1:11; Mt 24:30; Ap 19:11-16; Zc 14:1-5). A última “semana” culminará com a Vinda gloriosa de Jesus e todos os santos com Ele. Virá em socorro de Israel e destruir a Besta, seus exércitos, e julgar as nações. Logo em seguida estabelecerá o Milênio, cujo Reinado será do próprio Cristo.

No Milênio cumprirá as 6 bênçãos que Deus prometeu a Israel em Daniel 9:24.

Salomão – A letra mata? – Análise e Interpretação

Youtube

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem um comentário

  1. Frankmar Corrêa

    JESUS Ê O MESSIAS DA PROFECIA DE DANIEL DAS 70 SEMANAS E ERA O QUE ENSINAVA A ANTIGA IGREJA CRISTÃ DE JESUS.

    ” Que o Templo foi construído em sete semanas, é evidente; pois está escrito em Esdras. E assim CRISTO se tornou o REI dos Judeus, Reinando em Jerusalém no cumprimento das sete semanas. E nas sessenta e duas semanas, toda a Judéia ficou quieta e sem guerras. E CRISTO Nosso SENHOR, “o Santo dos Santos”, tendo vindo e cumprido a visão e a profecia, foi Ungido em Sua carne pelo Espírito Santo de Seu Pai. Nessas “sessenta e duas semanas”, como o Profeta disse, e “durante uma semana”, era o SENHOR.

    ( Clemente de Alexandria-150-215)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.