Ninguém além de mim

Ninguém além de mim, imagine se eu levantasse os olhos, olhasse ao meu redor e não visse ninguém além de mim. Imagine se eu acordasse de manhã e não houvesse mais pessoas na casa além de mim. Se eu fosse para o trabalho que não trabalham ninguém mais além de mim.

Para trabalhar preciso me qualificar, para me qualificar preciso estudar, para estudar é necessário ir para a escola, mas, que escola se não há ninguém além de mim?  Lá não tem professor e nem alunos, então, não vou para escola porque não preciso me qualificar, para quê? Se trabalhar não faz sentido sem outros trabalhadores além de mim. Trabalhar para quê? Se não terá ninguém para consumir o produto produzido por minhas mãos.

Não vou para o trabalho porque preciso pegar meu carro, não terá nenhum posto de combustível funcionando para abastecer, pois, o frentista também não está lá. Nas belas e longas Avenidas os pneus do meu carro deslizam no chão preto do asfalto.  Piso no acelerador e corro a 200 km por hora, quanta felicidade, afinal, este era meu sonho.  Penso, correr para quê? Para onde? Por que tenho pressa? Se o lugar em que vou não tem ninguém além de mim.

Ninguém além de mim

Passo no farol vermelho e não tem graça, o guarda não está lá para me multar, mas, multar para quê? Se não há ninguém para emitir o boleto para pagar! Não existe ninguém além de mim para me punir, punir? Que punição mais sem graça, punir o quê? Haja vista, sou punido porque sou infrator das leis de trânsito que coloca a vida dos outros em perigo, mas, que perigo se não existe ninguém além de mim.

Que vida mais sem graça, corro para voltar para casa, mas para que voltar se não há ninguém lá. Ficarei onde estou, entrarei em qualquer uma destas casas! Afinal, estou sozinho no mundo e ninguém vai me impedir de entrar, não tem ninguém no interior delas. Em toda parte não tem ninguém além de mim, um silêncio ensurdecedor aflige minha alma, o desespero me ataca, não há com quem conversar e nem com quem brigar.

Não posso discordar porque não há opiniões contrárias, aí grito! Com voz estridente para o mundo ouvir, o quê?  Não tem ninguém além de mim no mundo, não existe razão para gritar. Então, me fecho num vazio, pareço estar num vácuo e pergunto: onde está todo mundo? Em que lugar estão vocês?

Percebo que a minha felicidade não está em mim, e sim no outro. Jesus estava certo quando apostou todas as fichas no outro. Jesus morreu pelo outro. Ah! Como sou lento para entender, mas, após vaguear no mundo que não tem ninguém, entendi o valor do outro. Não existe felicidade sem o outro.

Ninguém além de mim — Vida Profissional

Levanto de manhã e percebo que dormi numa cama, tinha um travesseiro e um cobertor que o outro fabricou, adormeci num quarto que um pedreiro e sua equipe construíram. Tomei café com pão porque alguém plantou e cultivou a plantação de café e do trigo. O padeiro fez o pão e agora posso degustar estas delícias.

Ah! Como é bom ter alguém além de mim, vou para o trabalho porque lá tem alguém. Alguém para distribuir tarefas, alguém para me cobrar pelo trabalho, alguém para me pagar. Irei para o trabalho porque alguém consumirá o fruto da minha produção, ainda que não saiba que fui eu que fabriquei. Sigo para o trabalho porque alguém fabricou o transporte para eu poder me locomover, assim posso entender o valor do outro.

Ninguém além de mim

Obrigado frentista que colocou o combustível no meu carro. Digo, também, obrigado para o guarda que me multou quando não obedeci às leis de trânsito. Afinal, minha falta de limites poderia causar danos ao outro. Chega o fim do dia, cansado do trabalho árduo, volto para casa, sim, volto para casa porque lá está o outro. Lá está minha família, a qual é a razão para eu voltar.

Às vezes, somos lentos para entender que a nossa felicidade não está em nós, e sim no outro. Até para brigar e maltratar você precisa do outro, quem sente prazer em maltratar o outro  é um hipócrita, haja vista, estar maltratando parte daquilo que compõem sua história e dá sentido para sua existência. Existe alguém além de mim, existe alguém além de mim! Sou grato por isto.

Só existe professor devido ao aluno e, o aluno vai para escola pelo professor. Sem o outro não haveria nada para aprender, tampouco, para ensinar. Só existe igreja, pastor e pregação porque tem pessoas para ouvir, as pessoas podem ouvir porque tem o outro para pregar. No conjunto da obra, uns participaram com a mão de obra para levantar as paredes, outros para fabricar os bancos confortáveis para sentar.

Alguns contribuíram com os livros para ler e outros  com a energia para iluminar. Se você é um religioso, cético ou ateu. Se você é rico ou pobre, feio ou bonito, preto ou branco, gordo ou magro, não importa, você precisa do outro e sua vida seria um tédio sem ele. Respeite-o, valorize-o, sem esquecer que Jesus estava certo.

A felicidade sem outro é impossível! Ame o próximo como a ti mesmo porque você não vive sem ele. Ame sua família porque ela é a razão de você voltar para casa. Você não está só porque existem outros além de ti. Sou feliz por sua causa, caro amigo leitor! Não sei quem é você, mas, obrigado por você existir. Nossa relação tem via dupla, eu escrevi você leu. Você pôde ler porque eu escrevi. Obrigado Deus, abençoe a vida de quem leu este Artigo. 

Agora que você compreendeu que existem outras pessoas, compartilhe com elas este Artigo.

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

Pensar bem faz bem

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário