Teologia filosófica

Teologia filosófica é o estudo sobre Deus e a sua existência sob as lentes da Filosofia. O objetivo principal da teologia filosófica é a apresentação de provedores diferentes de evidências que sejam aceitáveis e possam ser usados para provar a existência de Deus, assim como para refutar aqueles que não acreditam na existência Dele. Nesta disciplina, um indivíduo pode encontrar muitas variedades de argumentos usados para explicar a existência do Todo-Poderoso.

A filosofia nasce na Grécia antiga e com ela a busca pela verdade, o pensamento lógico e consistente, o conhecimento racional de tudo o que existe na Terra e no Universo. A filosofia tem muitas características próprias que fazem dela uma disciplina diferente de outras matérias do currículo universitário.

Teologia filosófica

Para se ter uma ideia disso, é preciso perceber que os estudantes que ingressam no curso são provavelmente aqueles que já possuem um perfil acadêmico bem definido: são estudantes de Direito com grandes capacidades intelectuais e iniciativa enquanto alunos; capazes de desenvolver pesquisas acadêmicas independentemente do professor; mas também frios calculistas em sua atitude diante dos problemas quase sempre complexos da vida pública do Brasil. Não é aleatoriamente que seja considerado um “nicho” na Universidade!

Teologia filosófica — Contexto globalizado

O curso nada mais é do que uma formação pluralista para aqueles interessados em compreender as inter-relações entre as ciências sociais e humanidades num contexto globalizado contemporâneo: ele incorpora disciplinas dessas áreas no currículo regular, sempre com foco nos aspectos da realidade brasileira.

A teologia visa responder às questões mais profundas e de maior amplitude sobre Deus e as coisas divinas, enquanto a filosofia tem em vista responder às questões essenciais do homem e sua existência na realidade em que vivemos (mundo).

Teologia é a ciência da fé. Filosofia é a ciência da razão. Teologia é uma parte essencial da filosofia, já que seu objeto não é o mundo exterior à consciência, mas o mundo interior e espiritual que habita no homem.

Filosofar consiste em analisar os processos de pensamento e intuições que nos levam à verdade; também tem por objetivo tornar-se capaz de sistematizar esses processos no esquema lógico do raciocínio humano e examinar suas consequências, incluindo a questão da existência de Deus. A Teologia enquanto disciplina científica tem o seu lema: a ciência da fé. Por tratar-se de uma ciência, não é um ramo.

Provas da Existência de Deus

Youtube

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário