Montes e Montanhas na Bíblia

Montes e Montanhas na Bíblia. É de extrema importância conhecê-los, pois, eles fazem parte dos planos de Deus, da história de Israel e do desenvolvimento do plano salvífico da humanidade. Lugares onde aconteceram os eventos bíblicos, batalhas com vitórias e derrotas do povo de Deus.

Montes e Montanhas na Bíblia

Principais Montes — Montes e Montanhas na Bíblia

As montanhas e montes têm um papel significativo na Bíblia, aparecendo em muitas histórias e parábolas. Aqui estão alguns exemplos:

Leiam abaixo, e tenham preciosas informações para enriquecer seus estudos e pregações.

Arará — Montes e Montanhas na Bíblia

Significa “terra sagrada”. Tem altura de 5610 metros, fica na Armênia. É o lugar das nascentes dos rios Eufrates, Tigre e Aras. O lugar onde a Arca de Noé repousou Gênesis 8:4. A subida é muito difícil e trabalhosa. Os filhos de Senaqueribe refugiaram-se no monte Arará após matarem seu pai (2Rs 19:37). Apesar dos esforços de várias expedições ao local, o fato é que nunca foi encontrada. O importante é que cumpriu sua finalidade e desapareceu.

Abarim

Significa “do outro lado”. Nos tempos antigos localizava-se na terra de Moabe, defronte a cidade de Jericó Números 33:47. É uma cadeia montanhosa de onde o monte Nebo faz parte. Pisga é o pico mais alto do monte Nebo, de lá Moisés pôde contemplar à terra prometida. Deuteronômio 3:27.

Basã

No Hebraico significa “solo fértil”, Salmo 68:15, tem 1848 metros de altitude, sendo comparado como o “monte de Deus” (Sl 68:15). A primeira citação que se faz de Basã está em Números 21:33, quando os israelitas derrotaram o rei Ogue em Esdrel. Foi o último rei morto da raça dos “refains” Gênesis 14:5. Estende-se de Gileade, ao sul, até o Monte Hermom, ao norte, onde começa.

Moisés registrou em Dt 3:4-5, que as cidades ali existentes eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; além de muitas outras cidades sem muros, as quais foram destruídas. Na partilha das terras, Basã tocou a meia tribo de Manassés (Dt 3:1-7). As riquezas desta terra estão no Antigo Testamento: Dt 32:14: Ez 38:18: Is 2:13; Zc 11:2; Ez 27:6: Amós 4:1.

Ebal — Montes e Montanhas na Bíblia

Significa “descoberto”, Js 8:30, está localizado a 52 km ao Norte de Jerusalém, e 10 Km ao sudeste de Samaria. Eleva-se a 1015 metros acima do nível do mar, sendo rochoso com muitas escarpas e sem vegetação. Fica próximo ao Monte Gerizim, separados por um profundo vale, onde ficava a cidade de Siquém. Neste Monte, Moisés ordenou que fosse perpetuada a Lei do Senhor, em pedras rebocadas com reboco (Deuteronômio 27:2-5). Sobre este monte era pronunciada a maldição aos que eram culpados de crimes hediondos (Dt 11:29), pelos representantes das tribos de Rubén, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.

Gerizim

No hebraico significa “terra estéril”. Deuteronômio 11:29. Ao lado do Monte Ebal, com 900 metros acima do nível do mar, ao sul da entrada do vale de Siquém (Js 8:33; Jz 9:7; Jo 4:20-21). Desse monte, o povo de Israel (a metade das tribos) respondia às bênçãos, enquanto os levitas ficavam com a arca entre os dois montes (Dt 11:29; 27:12-13) É um lugar sagrado para os samaritanos. Foi a este monte que Jesus e a mulher samaritana referiram (Jo 4:20-21). O poço de Jacó ficava no sopé desse monte.

Gilboa

No Hebraico significa “fonte”. 1Samuel 31:1. Eleva-se ao lado da cidade de Jesreel até a altura de 600 metros acima do nível do mar. Acidentado, com desfiladeiros suaves, íngremes e escabrosos, com muitos abismos. Foi nesse monte que Saul enfrentou os filisteus e onde encontrou sua morte, sendo seu último campo de batalha (1Sm 28:4; 31:1-8; 2Sm 1:6,21; 21:12; 1Cr 10:1-8).

Hermom

No Hebraico “montanha sagrada” ou “pico de montanha”. Josué 12:1. Fica na Síria, fronteira ao norte com a terra prometida. Atinge cerca de 2814 metros de altura, sendo o monte mais elevado da Síria. Desde o mar morto pode avistá-lo, é coberto pela neve na maior parte do ano.

Ao derreter serve de suprimento de água para o rio Jordão, e daí para o Mar Morto. É árido. Os antigos Sírios consideravam-no como um lugar santo da sua religião, o mais alto de todos os lugares altos de Baal. Alguns compêndios afirmam ser este o lugar que Jesus transfigurou-se diante de Pedro, Tiago e João. Das águas do Mar da Galiléia reflete o toucado de neve do Monte Hermom. No Salmo 133, o salmista cita este Monte.

Hor

Significa “a montanha” ou “monte”. Nm 20:22. Existem dois montes com este nome: um localizado na Eduméia, na fronteira da terra de Edom (Nm 20:22, onde Arão morreu). O outro ao Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e a aproximação a Hamate (Nm 34:7-8). Provavelmente era um dos picos proeminentes do Líbano.

Horebe

Significa “deserto, sequidão, terra deserta” (Êx 3:1; 17:6). É o Monte de Deus. É o mesmo que Sinai (lamacento, barrento e brilhante), acreditando-se que Horebe é a cordilheira, enquanto o Sinai é um pico saliente, mais ao sul dessa cordilheira. Tem 2603 metros de altura. Após três meses de saída do Egito, o povo de Israel chegou ao Monte Sinai.

Acamparam no sopé deste Monte, por onze meses. Foi aí que Moisés viu a sarça ardente (Êx 3:1); que a rocha foi ferida para jorrar água para os israelitas; onde Deus entregou a Moisés os 10 Mandamentos (Dt 1-2) e também onde o povo provocou o Senhor adorando os bezerros de ouro (Êxodo 33:6). O profeta Elias visitou este monte (1Rs 19:4-8).

Líbano

Significa “muito branco, neve”. Jr 18:14. Fica ao norte da Palestina como uma cadeia montanhosa cujos picos permanecem cobertos de neve. É famoso pelos seus belos cedros (Dt 1:7; 1Rs 5:6; 2Rs 19:23; Ed 3:7; Ez 27:5; Os 14:5; Zc 11:1); é revestida de olivais, de vinhas; há muitas fontes de águas cristalinas, vales férteis e mais o cheiro agradável dos arbustos corroboram com a linguagem das Escrituras em chamar “a Glória do Líbano” (Is 35:2). A parte mais alta tem 3000 mil metros de altura. O vale do Jordão é uma continuação do vale do Líbano.

Moriá

O Monte Moriá foi onde Deus mandou Abraão oferecer Isaque em Holocausto (Gn 22:2), foi neste monte que Davi levantou ao Senhor um altar (na eira de Araúna, o Jebuseu 2Sm 24:18). Neste Monte foi edificado a casa do Senhor, onde ele se mostrara a Davi (2Cr 3:1).

Hoje o rochedo de Moriá situa-se dentro do Domo da Rocha, na cidade Velha de Jerusalém. Tem cerca de 15 metros de comprimento por 12 de largura. Enquanto o rochedo fez parte do Templo, foi utilizado para os sacrifícios, escorrendo o sangue das vítimas por um orifício que ainda hoje é visível.

Nebo

É um Monte de Moabe, de onde Moisés viu a Terra Prometida. Pela sua altitude, vê-se o Monte Hermom, as montanhas de Naftali e a região serrana de Efraim e de Judá. Também se avista o Mar Morto, o Monte Carmelo e o Vale do Jordão, entre outros. Sua altitude é de 793 metros acima do nível do mar. Dt 32:49

Monte das Oliveiras

Monte das Oliveiras
Monte das Oliveiras

Situa-se na parte leste de Jerusalém, para além do Vale do Cedron. Tem um comprimento de mais de 1 quilômetro, sobrepondo-se cerca de 100 metros à cidade Velha. De seu alto se pode contemplar a cidade Velha, os montes de Moabe e até o Mar Morto. (At 1:12)

O Monte das Oliveiras é separado da cidade Velha pelo vale de Cedron. O sofrimento de Jesus após a Ceia, no Cenáculo, foi entre as Oliveiras. Desse Monte Jesus ascendeu-se ao céu. Foi testemunha de vários eventos (At 1:12; 2Sm 15:30-32; 1Rs 11:7; Ne 8:15; Zc 14:4; Jo 7:53; 8:1; Lc 19:29,30,37; Mt 24:3; 26:30).

Pisga — Montes e Montanhas na Bíblia

Significa “divisão”. É uma cordilheira perto do extremo noroeste do Mar Morto, cujo pico mais alto é o Monte Nebo (Dt 32:49). Foi neste Monte que estiveram Balaão, e Balaque, que edificou 7 altares (Nm 23:14; Dt 34:1).

Monte Seir

Significa “áspero ou cabeludo”. Designava uma cordilheira da terra de Edom, região que se estendia desde o Mar Morto até o Mar Vermelho, com 160 Km de comprimento por 30 Km de largura, e habitado pelos horeus (Gn 14:6). Esaú habitou em Seir. No Novo Testamento é conhecido por Iduméia. Js 15:19

Monte Sião — Montes e Montanhas na Bíblia

No Hebraico significa “fortaleza”, e ocorre muitas vezes em citações nas páginas do Antigo Testamento. É conhecido como a Colina onde foi construído o Grande Templo. Por suas conotações religiosas, Sião veio a ser considerada como a cidade de Deus (pois a arca havia sido levada para Jerusalém (2Sm 6:1-22). Dt 4:48

Foi chamada “a cidade do grande Rei” (Sl 48:2; 46:4); o monte santo (Sl 2:6); o santuário de Deus (Sl 20:2); lugar de louvor e adoração, onde habita o Senhor (Sl 9:14); onde Davi construiu sua casa (Ne 12:37) e onde foi enterrado. Seu túmulo foi construído em pedras e bordados. Em Sião, Salomão construiu o Templo (2Sm 24:18). E de Sião sairá a Lei (Is 2:2-3), o Libertador (Rm 11:26). Ver Ap 14:1.

Monte Sinai

Montes e Montanhas na Bíblia

Tem sido aceito o significado de “lamacento, barrento e brilhante”. Está localizado entre os golfos de Suez e Ácaba. É também chamado de Horebe (Êxodo 19:1-2), região onde o povo de Israel acampou depois de ter saído da terra do Egito, passando por Mara, Elim e Mar Vermelho.

Em seu topo, Moisés recebeu os 10 Mandamentos e outros preceitos (Êx 19; Nm 10). Os israelitas acamparam em frente ao monte por quase um ano. Em sua base foi ratificado o pacto formando a nacionalidade hebraica (Êx 20:1; 24:8). O profeta Elias, séculos mais tarde, fugindo das ameaças de Jezabel, abrigou-se no Monte Horebe (1Rs 19:8-9). Tem uma altura de 2603 metros.

Tabor — Montes e Montanhas na Bíblia

Significa “altura”, está localizado a 16 Km a sudoeste do Mar da Galiléia, tendo a forma de cúpula, e cerca de 588 metros de altura e um platô de mais de um quilômetro, e uma largura média de 400 metros. Está distante de Nazaré 8 Km. De seu alto contempla-se a rica planície de Esdraelon (Esdrelom), que em Hebraico é Jesreel, conhecido como o campo de batalha das nações. Jr 46:18

Para o Tabor foi atraído o exército de Baraque para vencer Sícera (Jz 4:6,14), enquanto Débora entoava o seu hino de guerra (Jz 5:31). É o chamado Monte da Transfiguração, onde Jesus transfigurou-se diante de Pedro, Tiago e João Mt 17.1-5; Mc 9:1-13: Lucas 9:28-36.

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

Dízimo Antigo e Novo Testamento

Views: 104

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem um comentário

  1. vilani sanches

    estou feliz por fazer esta pesquisa, sou adventista e nas classes de Escola Sabatina, escolhemos os Montes e Montanhas para simbolizar cada unidade.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.