Vogais Hebraicas – Nekudot

Vogais Hebraicas longas, breves e meias vogais

As Vogais Hebraicas divide-se em três grupos (Breves, Longas e meias vogais).  O som não altera em nenhum dos grupos. Por exemplo: O Qames    ָ Algumas gramáticas (Qamatz) tem o som de (A), e a vogal Patáh   ַ também tem o som de (A).

As Vogais Hebraicas também são chamadas de “pontos massoréticos”, porque foram inseridas no texto hebraico pelos massoretas. Os massoretas eram eruditos judeus. Como o povo judeus estava disperso pelo mundo e não tinham uma pátria. Houve a preocupação que o idioma se perdesse no decorrer do tempo.

Visto que, o idioma original não tem vogais, aumentando, assim, o grau de compreensão, por isso foram criadas para servir como uma espécie de muletas e facilitar o aprendizado. Ler sem vogais era, e continua sendo difícil para quem não tinha nem tem conhecimento das palavras escritas.

As Vogais Hebraicas foram introduzidas nos textos entre os séculos VI e X. E a responsabilidade de não corromper o texto original foi à causa do porque levaram tanto tempo. Elas foram inseridas acima, abaixo e ao lado das consoantes sem mexer ou alterar a estrutura original.

Fico indignado quando ouço alguém gritando o tempo todo dentro das igrejas a palavra “Aleluias”, no plural, isto altera e corrompe a palavra original que não existe no plural. Repito, não existe plural para a palavra Aleluia. Você, como um aluno, jamais cometa este erro. No meu canal do Youtube eu gravei um vídeo sobre isto. Confira, clica no Link abaixo. 

Vídeo os erros de pronúncia da palavra Aleluia

As Vogais Hebraicas Qames  ָ e qames hatuf são iguais, porém, uma tem som de (A) a outra (O). Isto pode causar conflito na ora da tradução. Mais adiante trataremos disto na aula de como ler corretamente as Vogais Hebraicas. Porém, se você quiser conferir, clica no video abaixo:

Vogais Hebraicas

São cinco as Vogais Hebraicas breves, e as longas são seis. Isto porque a vogal (o) tem três formas “Holem, Holem waw, e qames hatuf”.

Confira o quadro de vogais Hebraicas abaixo:

Vogais breves

Patáh           Segol                Hireq            Qames Hatuf          Qibbus

Vogais Hebraicas

 

 ַ   ֶ     ִ     ָ     ֻ   

Vogais Hebraicas

 a         e           i            o           u


Vogais Longas (no lugar do álef pode ter qualquer consoante, exceto as sofits.

Qames        Tsere           Hireq yod         Holem      Holem Waw        Shureq

Vogais Hebraicas

אוּ    אוֹ   אֹ    אִי    אֵ    אָ

Vogais Hebraicas

 a        e           i         o        o           u


Meias Vogais ou Vogais mistas

Hatef patáh                 Hatef segol                 Hatef qames

Vogais Hebraicas

 ֲ         ֱ         ֳ 

Vogais Hebraicas

a                                   e                          o  

Se você está gostando do Curso de Hebraico  compartilhe para que outras pessoas tenham acesso a ele. Deixe um comentário abaixo ele servirá como estímulo para continuarmos editando outras lições. Inscreva-se no Site, clica no link abaixo e depois abra sua caixa de Email e confirme sua inscrição, assim, você receberá automaticamente as próximas lições. Que o Eterno te abençoe.

Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email

Curso de hebraico bíblico online

Nomes bíblicos

Deixe uma resposta