Tricotomia Humana: Um olhar abrangente na natureza humana

TRICOTOMIA HUMANA — Tema tratado em profundidade sob as lentes da Teologia e da Filosofia. Conheça mais sobre as partes que compõem a estrutura humana. O homem é constituído de duas substâncias: a material e a espiritual. O corpo é a parte material; a espiritual consta de duas partes: alma e espírito. Foi criada a imagem e semelhança de Deus, semelhança essa que inclui a triunidade. Essa imagem e semelhança não são para entendermos só materialmente, mas também moralmente.

Apesar da perda na queda ocorrida no Éden, vemos traços dessa imagem e semelhança de Deus no homem, a saber: a) sua imortalidade; b) no conhecimento tríplice de si mesmo, de Deus e do mundo; c) na sua consciência; d) na razão; e) na linguagem; e f) no livre arbítrio ou vontade pessoal do homem. Esse atributo faz com que o homem se torne ser moral, ou seja, assuma a responsabilidade por seus pensamentos, expressões e atos.

O que é Tricotomia Humana?

A Tricotomia Humana é uma teoria que afirma que o ser humano é composto por três partes distintas: corpo, alma e espírito. Essas três partes são inseparáveis e interconectadas, formando uma única entidade.

Definição e Origem

A Tricotomia Humana tem suas raízes na filosofia grega antiga, mas foi desenvolvida mais tarde pelos teólogos cristãos. A teoria foi amplamente aceita no início do cristianismo e ainda é ensinada em muitas igrejas cristãs hoje.

Deus é uma Trindade: Pai — Filho — Espírito Santo, o homem é tripartido: corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23; Lucas 1.47-48; Hebreus 4.12; Jó 7.11; 12:10; 27.3. Uma evidência da triunidade do homem é que em Gênesis 2.7, a Palavra de Deus no original diz literalmente “fôlego das vidas”, certamente querendo dizer as vidas do corpo, alma e espírito.

Tricotomia Humana — O CORPO

TRICOTOMIA HUMANA

Definição no Hebraico (בָּשָׂר basar – carne), no Grego (σώμα soma). É a parte material do homem, palpável, visível. É a sede dos sentidos, por meio dos quais a alma explora o mundo exterior. É o corpo que nos põe em contato com o mundo físico.

Ele sempre integrará o homem, exceto durante o chamado “estado intermediário”. Isto é, o tempo em que o corpo permanece no túmulo, mas, no momento da ressurreição, ele receberá novamente o corpo – os salvos, um corpo glorioso em vários sentidos (1Co 15), e, os ímpios, um corpo sem glória, abjeto, em que sofrerão pela eternidade Mateus 10:28 parte b.

O Corpo Mortal

O homem foi criado para nunca morrer, mas, com a entrada do pecado no mundo, ele perdeu sua glória e ganhou a morte, Romanos 6.23. Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7. Para que o corpo do homem não se tornasse imortal como a alma, Deus expulsou Adão do Éden, para que não comesse da árvore-da-vida (Gn 3:22,23).

O corpo de glória que o homem tinha antes de pecar, será restaurado aos justos no momento da ressurreição Romanos 8:11; 1Coríntios 15:36-44. É à morte do corpo físico que se refere no livro de Eclesiastes 3:19-21; 9:5-6; 12:7a.

Tricotomia Humana — A ALMA

TRICOTOMIA HUMANA

Definição no Hebraico (נֶפֶשׁ nefesh) no Grego (ψυχή psyche) 

A palavra alma aparece com vários sentidos nas Escrituras Sagradas, tanto figurativos como por sinédoque (comparação de várias coisas simultaneamente). É nesse particular que é preciso muito cuidado, pois falsas interpretações resultam daí, originando interpretações falsas.

Alguns, erroneamente, dizem que “alma vivente” quer dizer “corpo vivente”, e quando o corpo morre, nada mais resta do homem. Eles citam Gênesis 2:7 para sustentar tal crença, mas, “alma vivente”, aí, quer dizer “alma viva” ou “feita vivente”. Isto é.

Deus formou o homem com tudo que o constitui, inclusive a alma, mas tudo estava inerte até o momento em que Ele soprou o espírito, o fôlego da vida, a energia divina, e então a alma tornou-se vivente Salmo 66:9, e deu dinamismo ao corpo.

Os animais também têm alma, mas, muito inferior à do homem. Gênesis 1:20,21-24-28; Salmo 8:5-8; 1Co 15:39-41, Mateus 6:26. Note-se que a mesma palavra original “nephesh” é usada em Gênesis 1, concernente ao homem e aos animais. A alma dos animais, além das muitas inferioridades como veremos a seguir, acaba com a morte do bruto; já a alma do homem é eterna. Além disso, Deus, ao criar os animais, disse: “Faça-se”, mas, quanto aos homens, disse: façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança.

A Alma é Imortal

Façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança. O nosso corpo é a “bainha” da alma, ela explora o ambiente ao nosso redor e recebe impressões do mundo externo por meio dos sentidos corporais: vista, ouvido, olfato, tato, paladar. É a sede das emoções, paixões, desejos e sentimentos.

Não é o tecido material, as vísceras, músculos, nervos que pensam, e, sim, a alma operando através dos mesmos. É a alma que peca e envolve o corpo e o espírito Ezequiel 18:22. Se a língua do difamador for cortada, ele continuará difamando.

Considerando ainda a superioridade da alma humana à dos animais, vemos que a alma do homem está no seu “eu”, a sede dos sentidos, personalidade, caráter, sentimentos, emoções, paixões, instintos, afeições, apetites.

A alma, por meio do espírito, põe-nos em contato com Deus e, por meio do corpo, põe-nos em contato com o mundo. Considerada separada do espírito, a alma não tem substância. Jesus, como homem, tinha alma Mateus 26:30; João 12:27; Isaías 53:11.

A expressão “alma vivente”, em Gênesis 1, não seria necessária se não houvesse gradação nas almas dos homens e dos animais. Sendo a alma humana tal como foi descrita acima, ao morrer o corpo, ela sobrevive Gênesis 35:18; Ap 20:4; Dt 34:6, com Lucas 9:30; Gênesis 25:8,9 com Lucas 16:22,31. A referência de Lucas 16:22 mostra que, ao morrer o corpo, resta algo real e mortal que “foi levado pelos anjos…”. Confira Mateus 11:29; Dt 6:5; 14:26; 20:16; Jó 14:22; Salmo 42:1-6; 84:2.

Tricotomia Humana — O ESPÍRITO

TRICOTOMIA HUMANA

Definição em Hebraico (רוּחַ ruach), Grego (πνεύμα pneuma). (Espírito Santo  πνεύμα Άγιο: “Pneuma Hagion”) É um ser vivo, inteligente, invisível, sem carne e ossos Lucas 24:39. É Ele a vida divina, imortal, recebida de Deus Gênesis 2:7 parte a. Essa vida não é a respiração: é a energia divina que Deus soprou no homem para que vivesse a sua alma.

A respiração é um processo para a admissão do oxigênio, para vivarem as células orgânicas do corpo. O espírito é distinto do fôlego Jó 34:14; Isaías 42:5. Vê-se, aí, que fôlego e espírito são duas coisas independentes. Se substituirmos, por exemplo, as palavras “espírito” e “alma” por fôlego, nas passagens seguintes, observaremos a mais descabida aberração: Lucas 12:19-20; 23:46; At 23:9; 1Co 2:11; 5:5; 2Co 3:17; 7:1; Gálatas 5:25; Ap 6:9 11; João 4:24; Salmo 42:2,5; Mateus 26:38; Eclesiastes 12:7.

O espírito identifica o homem, a criatura espiritual, e dá-lhe consciência de Deus. Só o homem possui espírito Jó 12:10 parte b. Alma, outros seres viventes têm, mas espírito, só o homem o tem Jó 12:10. É a sede da razão, moral, intelecto, vontade, pensamento, consciência.

O espírito é a sede da Adoração

É também a sede da adoração 1Co 14:15. Alma e espírito são distintos, porém, inseparáveis Hebreus 4:12; Jó 12:10; 27:3. Por ter o homem vontade própria, é ele um ser moral e responsável por seus atos e conduta João 3:16-17; 7:17; Romanos 7:18; 1Co 9:17; Ap 22:17.

A segunda expressão, no original, significa, de fato, “corpo-espírito”. Refere-se ao homem já ressuscitado. O corpo ressuscitado será um corpo mesmo, porém superior à matéria. Será um corpo próprio para vermos a Deus. Jesus era real após a ressurreição. Seu corpo glorioso transpôs os panos da sepultura e também portas fechadas em Jerusalém.

Os anjos removeram a pedra do sepulcro de Jesus, não para deixá-Lo sair de lá, mas para mostrar que Ele já ressuscitara, saindo através da porta do sepulcro. Esse corpo é chamado no nosso texto “corpo-espírito”, porque o espírito será, então, a parte dominante daí por diante. Nossa situação será invertida com referência à vida terrena anterior.

Como ressuscitado, o indivíduo se ocupará com Deus, Sua adoração, comunhão e serviço. O texto de 1Co 15:38 diz: “Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo”. Isto significa que teremos a mesma identidade e individualidade, porém, será um corpo transformado 1Co 15:52 parte b, e de composição diferente, cheio de energia divina e de novo e divino princípio vivificante.

Será como o corpo de nosso Senhor após ressuscitar, Lucas 24:39; 1 João 1:1; Fp 3:20,21. A nossa salvação é realmente “grande” Hebreus 2:3. Quando a eternidade feliz começar e as eras vindouras também, veremos então a suprema riqueza de Cristo no tocante a esta salvação Efésios 2:7.

Jesus, como homem – o Homem Perfeito – tinha corpo Mateus 1:21; 27:58; Hebreus 10:5. Tinha alma Mateus 26:38; João 12:27; Isaías 53:11. Tinha espírito Lucas 23:46; Mateus 27:50. Vemos, então, que: O corpo são os tecidos vivos. Ele nos liga com a terra, da qual comemos os frutos; ele dá-nos a consciência do mundo material. Enfim, pelo corpo temos contato com o mundo físico.

A alma, por meio dela, o homem tem consciência de si mesmo. Sabe que é uma personalidade. Os animais não têm essa consciência. A consciência da vida vem pela alma. A alma nos liga aos nossos semelhantes, e assim, convivemos com eles. Nos liga ao mundo social.

O espírito, por meio dele, o homem tem consciência de Deus. Ele nos relaciona com Deus na oração, adoração, comunhão e outras coisas mais. Por isso, no momento em que saímos deste mundo (na morte), os termos usados na Bíblia, é sempre espírito, e, Deus Lucas 8:55; Levítico 23:46; Atos 7:59; Tiago 2:26. Deus é Espírito João 4:24, e, uma das pessoas da Trindade Santa chama-se Espírito Santo.

Sua substância espiritual é provada mediante passagens como a de Mateus 3:16 e Atos 10:19,20.

TRICOTOMIA HUMANA – OS DIVERSOS SENTIDOS DA PALAVRA ALMA NAS ESCRITURAS SAGRADAS

TRICOTOMIA HUMANA, com foco na palavra alma.  Este vocábulo tem seis sentidos diferentes nas Escrituras, sendo um real e cinco figurados:

O sentido real, isto é, alma significando alma mesmo.

Alma significando o sangue

Deuteronômio 12:23; Levítico 17:14. Isto apenas ressalta o valor do sangue, sem o qual o homem não pode viver. Quando se faz transfusão de sangue, não se diz que estão fazendo transfusão de alma, nem injetando alma. Quando a Bíblia diz em Atos 17:26 que “de um só fez toda a geração dos homens”, não quer dizer que Deus fez todos os homens com uma alma coletiva, dando um pedacinho a cada um.

Alma significando o corpo

A pessoa física, Gênesis 12:5; Lv 21:11; Números 6:6; Gênesis 46:27; Êxodo 1:5; 12:4; Romanos 13:1; 1Pe 3:20 (em Hebraico é “nephesh”).

Alma significando animal

Gênesis 1:20. no original, a palavra empregada é alma (nephesh). Se o sentido aí não fosse figurado, entenderíamos, por exemplo: “Produzam as águas, pessoa vivente” (o que seria um contrassenso, além da passagem, referir-se a animais).

Alma significando a vida

Levítico 22:3. Aqui, trata-se de sinédoque, figura de linguagem literária, onde a parte é tomada pelo todo. Alma é também chamada vida, porque é ela a parte mais importante do ser. Ela transmite vida ao corpo mediante o espírito.

Alma significando o coração

Deuteronômio 2:30. Ora, sabemos que o coração é um órgão como os demais, de carne, que bombeia o sangue através do corpo. Tudo o que se atribui ao coração o é só figuradamente. A referência mesmo é a alma. Outras referências: 1Rs 3:9; 8:17; Salmo 14:1; 73:26; 102:4; 105:3; Pv 4:23; 23:17; 25:20; Jeremias 17:9; Mt 9:14; Lc 2:51; Jo 14:1; At 7:54; 21:13; Rm 2:15; 10:10; 1Co 7:37; Hebreus 10:22; 1Jo 3:19-21.

Conclusão

Em resumo, a Tricotomia Humana é uma teoria que divide o ser humano em três partes distintas: corpo, alma e espírito. Embora cada parte tenha suas próprias características e funções, elas são inseparáveis e interconectadas, formando uma unidade.

Cuidar da saúde física, emocional e espiritual é essencial para o bem-estar geral do ser humano. A influência de cada parte na outra significa que negligenciar uma área pode afetar negativamente as outras.

Ao compreender a Tricotomia Humana e a interconexão das três partes, podemos ter uma compreensão mais profunda da natureza humana e trabalhar para alcançar um estado de equilíbrio e bem-estar geral.

Em suma, a Tricotomia Humana é uma teoria fascinante que nos convida a explorar a natureza humana de forma mais profunda e holística.

Youtube

Agora que você aprendeu mais sobre a Tricotomia Humana, esperamos que possa aplicar essas ideias em sua própria vida e trabalhar para alcançar um estado de equilíbrio e bem-estar geral.

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.