Sufixos Pronominais Substantivo Pai

Sufixos Pronominais Substantivo Pai. Confira como é feito a fusão dos substantivos com os sufixos pronominais, no singular e plural. O hebraico é uma língua antiga e rica em significado. Como todas as línguas, possui suas particularidades e nuances, incluindo no que diz respeito ao uso de substantivos. Neste artigo, exploraremos o significado e a importância do substantivo “pai” em hebraico.

Sufixos Pronominais Substantivo Pai

Introdução — Sufixos Pronominais Substantivo Pai

A palavra “pai” em hebraico é אב (pronuncia-se “av”), e aparece muitas vezes no texto bíblico, bem como em outras fontes literárias em hebraico. Esta palavra é rica em significado e profundidade,, com muitas implicações culturais e religiosas na tradição hebraica.

Significado

O significado mais básico de אב é “pai”, ou seja, um homem que é pai de um filho. No entanto, essa palavra tem muitos outros significados, dependendo do contexto em que é usada. Por exemplo, em alguns casos, pode se referir a um antepassado, como no caso de Avraham (Abraão), considerado o pai fundador do povo judeu. Em outros casos, pode se referir a Deus como pai de todo o povo de Israel.

Importância

A palavra אב tem uma grande importância na tradição judaica e cristã. Como mencionado anteriormente, Avraham é considerado o pai fundador do povo judeu, e a história de sua vida e seus descendentes é central para a tradição judaica. Da mesma forma, a figura de Deus como pai é central para a fé cristã, e a palavra אב é frequentemente usada para se referir a Deus em textos bíblicos.

Variações

Existem várias variações da palavra אב em hebraico, cada uma com seu próprio significado e uso específico. Por exemplo, a palavra אבא (pronuncia-se “abba”) é uma forma mais afetuosa de se referir a um pai, semelhante a “papai” em português. A palavra אבן (pronuncia-se “even”) significa “pedra”, mas também pode ser interpretada como “pai da pedra”, uma vez que as pedras eram frequentemente usadas como símbolos de paternidade na antiguidade.

Uso moderno

Embora o hebraico seja uma língua antiga, ainda é falado por muitas pessoas hoje em dia, especialmente na comunidade judaica. A palavra אב ainda é amplamente usada, tanto em contextos religiosos quanto seculares, e continua a ter grande importância para aqueles que falam hebraico.

Sufixos Pronominais Substantivo Pai — Singular

PessoaSg.Transl.TraduçãoPluralTransl.Tradução
1° m/fאָבִיavimeu paiאָבִ֫ינוּavinunosso pai
2° mאָבִ֫יךָavíchateu paiאֲבִ֫יכֶםavichemvosso pai
2° fאָבִיךְavichteu paiאֲבִ֫יכֶןavichen vosso pai
3° mאָבִ֫הוּ
אָבִיו
avihu
aviw
 pai dele/seu paiאֲבִ֫יהֶםavihempai deles
3° fאָבִ֫יהָaviha pai dela/seu paiאֲבִ֫יהֶןavihen pai delas

Sufixos Pronominais Substantivo Pai — Plural

PessoaSg.Transl.TraduçãoPluralTransl.Tradução
1° m/fאֲבוֹתַיavotaymeus paisאֲבוֹתֵ֫ינוּavotenunossos pais
2° mאֲבוֹתֶ֫יךָavotechateus paisאֲבוֹתֵיכֶםavotechemvossos pais
2° f——-——-——-——-——-——-
3° mאֲבוֹתָיוavotawpai dele/seu paiאֲבוֹתֵיהֶם
אֲבוֹתָם
avotehem
avotam
pais deles/seus pais
3° f——-——-——-——-——-
Este Substantivo se comporta de forma irregular

Flexão do Substantivo Pai. Esta palavra na Língua Portuguesa é do gênero masculino. Porém, no Hebraico é do gênero feminino. Por isso, o sufixo formador de plural é ot.

אָבאָבוֹתאֲבִיאֲבוֹת
avavotaviavot
paipaispai depais de
Sufixos Pronominais — Substantivo Pai

Sufixos Pronominais Substantivo Filho

Sufixos Pronominais Substantivo Filha

Youtube

Em resumo: o substantivo “pai” em hebraico, אב, é uma palavra rica em significado e importância, com muitas implicações culturais e religiosas na tradição hebraica. Embora sua interpretação possa variar dependendo do contexto, a palavra ainda é amplamente usada e valorizada pelos falantes de hebraico hoje em dia.

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.