Rosh Hashanáh — Data — Celebração — Propósitos
Rosh Hashanáh é a data em que se comemora o Ano Novo judaico. Diferentemente do Ano Novo secular comemorado sempre no último dia do ano. O Ano Novo judaico chega em datas diversas sem um dia fixo para celebrar. Rosh Hashanáh significa literalmente em Hebraico רֹאשׁ הַשָּׁנָה “cabeça do ano” este é o momento em que os judeus celebram o fim de um ano e o início do outro.
Os judeus entendem que este é o dia em que Deus criou o primeiro casal no jardim do Éden, Adão e Eva. É um momento para se alegrar e celebrar a criação do universo. Este é também um momento valioso para reunir a família, parentes e amigos e, também, proporcionar momentos de reflexão sobre os pecados cometidos no ano anterior.
Por ser uma data especial é destinada também as orações e jejuns. Período dedicado para fortalecer a espiritualidade e se aproximar de Deus.
Início e Fim de Rosh Hashanáh
O Ano judaico de Rosh Hashanáh inicia no pôr do sol em 25 de setembro de 2022, e acaba no anoitecer de 27 de setembro deste mesmo ano.
Confira abaixo a celebração nos anos seguintes, observe a mudança no calendário. Isso acontece porque o Ano Novo judaico, cai nas datas do calendário hebraico de 1 e 2 Tishrei.
Ano Novo judaico 2023 inicia em 15 de setembro no pôr do sol e acaba no anoitecer de 17 de setembro.
Ano Novo judaico 2024 inicia em 2 de outubro no pôr do sol e acaba no anoitecer de 4 de outubro.
Ano Novo judaico 2025 inicia em 22 de setembro no pôr do sol e acaba no anoitecer de 24 de setembro.
Celebração de Rosh Hashanáh
Durante as festas os judeus tem por costume tocar o shofar depois da leitura de trechos da Toráh. Chamadas ao arrependimento são ouvidas nas Sinagogas durante a celebração do Ano judaico.
Os alimentos são sempre escolhidos para esta data com significados especiais. Maças e bolos são mergulhados no mel para atrair um Ano Novo e Doce. Cabeças de peixes são consumidas para simbolizar a cabeça do Ano. Também não pode faltar as romãs, segundo os judeus esta fruta tem 613 sementes e representa as 613 Leis do Tanach (Bíblia Hebraica). E sempre a luz de velas são recitadas e proferidas bençãos diversas para o ano seguinte.
Considerações Finais sobre Rosh Hashanáh
O Ano Novo secular no Ocidente, principalmente, no Brasil, embora seja celebrada sempre na mesma data, no entanto, sem generalizar, celebra-se com festejos, bebedeiras e sem nenhuma reflexão. As pessoas não veem a hora de chegar este momento devido às férias, viagens e aproveitar para descansar.
A festa de Rosh Hashanáh celebrada pelos judeus servem de exemplo para os Ocidentais aprenderem a se aproximar de Deus, também, aproveitar esta data para proporcionar momento devocionais ao Criador e Autor do tempo e da história.
Não há nada de errado em festejar, todavia embriagar-se e esquecer-se de Deus, torna esta festa inútil e sem nenhum valor para provocar a reflexão e mudança de vida. Inclusive, os próprios religiosos embalados pelo movimento, também, esquecem-se de celebrar de acordo com aquilo que realmente importa.
Os Capítulos 21 e 22 de Gênesis é priorizado e lido pelos judeus durante esta festa. É importante notar que estes Capítulos narra a História sobre o chamado de Deus para Abraão sacrificar seu filho Isaque. Assim como Abraão não negou seu filho, os judeus não negam sua devoção ao Criador, e nós deveríamos aprender com eles e também não negar o que há de melhor em nós, a gratidão a Deus.
Leia aqui os Capítulos 21 e 22 de Gênesis
Quer Aprender Hebraico Grátis? Junte-se a nós no YouTube!