PRONOMES HEBRAICOS

PRONOMES HEBRAICOS

Pronomes Hebraicos: Nesta página vamos estudar os pronomes pessoais, relativos, demonstrativos e os possessivos independentes. Os possessivos que são afixados as palavras veremos em outra lição, pois, eles são complexos e precisam ser estudados separados.

          MASCULINO                                      FEMININO

                                       אֲנֹכִי (anochi)   eu      אֲנִי   (ani)      eu    


               אַתָּה    (atah)   tu                                  אַתְּ (at)    tu

Pronomes Hebraicos

                הוּא (hu)    ele                                     הִיא (hi)    ela


                                                         אֲנַחְנוּ (anachenu)    nós


                  אַתֶּם (atem)   vós                             אַתֶּן (aten) אַתֵּנָה (atenah) vós


                   הֵם    (hem) הֵמָּה (hemah)  eles              הֵן (hen) הֵנָּה (henah) elas


Os pronomes hebraicos pessoais de primeira pessoa (singular ou plural) são neutros, usa-se a mesma forma para o masculino e feminino. As demais pessoas tem uma forma para o masculino outra para o feminino. Repare nos pronomes, vós, eles e elas tem duas formas que podem aparecer no texto. Na primeira pessoa do singular (eu)    אֲנִי é a forma usada para comunicação. Enquanto  אֲנֹכִי  é mais usada nos textos bíblicos.

 

OS PRONOMES HEBRAICOS DEMONSTRATIVOS

Os Pronomes Hebraicos demonstrativos mostram objetos próximos (este, esta, esse, essa, estes, estas, esses, essas) podem ou não receber o artigo definido.

זֶה (zeh) este                 זוֹת (zot) esta           אֵלֶה (eleh)   estes, estas, aquele, aquela,   aqueles, aquelas

PRONOMES RELATIVOS

Os pronomes hebraicos relativos aparecem nos textos bíblicos de duas formas. A primeira forma ele aparece independente אֲשֶׁר usa-se separado da palavra, cujo significado é: o qual, a qual, os quais, que. A outra forma é prefixada a palavra, ou seja, aparece acoplada no início da palavra שֶׁ   e o significado é o mesmo da palavra citada acima. Exemplo: Pegamos o pronome pessoal  אַתָּה que significa “tu ou você” mais o pronome relativo  שֶׁאַתָּה  forma a palavra “que você” ou “que tu”

Os pronomes hebraicos aparecem nos textos com muita frequência. Por isso, não é difícil a aprendizagem, principalmente, a memorização.

Visite nosso Canal no Youtube-Clique aqui

Dúvidas, entra em contato comigo que terei o prazer em ajudá-lo. Faça um comentário abaixo, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso ao curso. Coloque seu Email na caixa que aparece no lado direito desta tela, depois, abra sua caixa de Email e confirme sua inscrição para receber novas lições automaticamente.

Bons estudos

Prof. Adilson Cardoso

   Vogais Hebraicas

Nomes bíblicos

 

 

Deixe uma resposta