Prefixo hebraico o waw conjuntivo

Prefixo hebraico o waw conjuntivo

Prefixo hebraico começando pelo waw conjuntivo. Neste módulo vamos estudar todos os prefixos. Vale lembrar que prefixo vem sempre no início de palavras. E como o hebraico é escrito da direita para a esquerda o arranjo será diferente da escrita na língua portuguesa.

Tenha em mente que sempre que você procurar uma palavra hebraica no dicionário e não encontrar é porque ela está acompanhada de afixos, ou seja, prefixos e sufixos. É preciso identifica-los e isolar a raiz da palavra. Neste módulo vamos estudar separadamente só os prefixos. A começar pela conjunção (e) o waw conjuntivo. veja abaixo

Prefixo hebraicoO WAW CONJUNTIVO

O waw ו tem várias funções nos textos hebraicos. Ele aparece como  consoante (w), como as vogais ( o ) e וּ  (u) como conversor de tempo verbal e o que vamos estudar nesta lição, o waw conjuntivo, ou seja, a conjunção (e).

Obs. Aparece sempre como prefixo (no inicio de palavras).

A conjunção nunca aparece sozinha como na língua portuguesa (e) ela vem sempre acoplada na palavra.

Existem regras gramaticais para aplicar o waw conjuntivo, vamos a elas:

Prefixo hebraico: Primeira regra é o waw com o shevá

Forma comum וְ esta é a forma padrão. Veja exemplos abaixo:

אִישׁ  וְאִישָׁה  homem e mulher           וְרוּחַ    e espírito

וְיוֹם e dia             וְכֹל  e todo               אֲנִי  וְאַתָּה  eu e você

Repare que o waw está sempre no início da palavra como prefixo

Quando uma palavra começa com shevá não pode usar esta regra, uma palavra nunca pode ter dois shevás seguidos no início.

Prefixo hebraico Segunda regra

o waw com o hireq וִ usado quando no início da palavra tem um yod com shevá  יְ   Quando isto acontece o shevá cai. Exemplo:  a palavra יְהוּדָה Yehudah (Judá) se transforma em וִיהוּדָה Wihudah (e Judá), veja que o shevá sumiu.

=================================================================

Prefixo hebraico Terceira regra

O waw aparece como vogal shureq (u). Usado antes das palavras que começam com beyt  mem מ pê. exemplos:

אֵם בֵן mãe e filho – A palavra filho בֵּן começa com beyt por isto usa esta forma. Repare que o dagesh do beyt cai porque não está mais no início da palavra.

מִן de  מִן   e de.    פְּרִי fruta פְרִי  e fruta

=================================================================

Prefixo hebraico Quarta regra

וָ Aplica-se esta regra em duas situações. Para ligar palavras monossilábas a palavras anteriores. E para ligar palavras quando a primeira sílaba é tônica. Exemplos:

רֶ֫גֶל  וָיָד    pé e mão                  טוֹב   וָרָע        bom e mal

  תֹּחוּ וָבֹ֫חוּ    sem forma e vazio     

=================================================================

Prefixo hebraico Quinta regra

וַ  וָ   וֶ     Usa-se uma destas formas quando a palavra começa com shevá composto (meias vogais ou vogais mistas). Exemplos:

אֱלֹהִים  Deus   וֶאלֹהִים  e Deus. Quando é prefixado o waw conjuntivo neste caso, o waw pega a vogal  ֶ  da meia vogal e o shevá cai.  E assim aplica também as demais palavras que começam com vogais mistas.

Continue firme nos estudos, o final é sempre gratificante. O leitor comum da Bíblia que não conhece os idiomas originais não tem mais do que 60% das informações, o restante se perderam nas traduções.

Se este site está te ajudando compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a ele. Deixem um comentário abaixo, isto  será um estímulo para continuarmos a editar novas lições. Inscreva-se no site é só clicar no link abaixo, depois abra seu Email e confirme sua inscrição, assim, você receberá novas postagens automaticamente. Que o Eterno te abençoe grandemente.

Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email

Clique aqui Veja também vogais hebraicas

  Curso de Hebraico direto de Israel
         Dicionário Hebraico                     
Prefixo hebraico Visite Nosso Canal Prefixo hebraico

Facebook Comments