Pensar bem faz bem

Pensar bem faz bem. Sejam bem vindos ao nosso site. Aqui é um espaço para estudar Hebraico, pesquisar na Bíblia “online”, ouvir a Bíblia hebraica em Áudio e, principalmente, debater ideias e desenvolver um raciocínio lógico.

Tenham plena liberdade para expor suas posições teológicas e filosóficas, sem agredir ou desrespeitar os demais usuários. Lembre-se, expor não é impor. Pensar bem faz bem quando somos tolerantes com o diferente.

Tenho incansavelmente, estimulado meus alunos a compreender a arte de pensar bem e valorizar o “slogan” acima: ler não é apenas na leitura escrita, mas em todas as situações do cotidiano. Ademais, ler é recolher informações, o próximo passo é Entender e Refletir sobre o impacto ou as consequências, só depois opinar. Fazer o caminho inverso é agir irracionalmente.

Pensar bem faz bem

UM CHAMADO A TEOLOGIA

De fato, pensar bem faz bem. O mundo está mudando a passos alarmantes. A cada dia, novos valores surgem. Pois, as pessoas não se contentam com o antigo. A novidade do momento é o que interessa. Muitas são as indagações. As pessoas não querem mais respostas objetivas de uma única fonte, principalmente, se essa fonte afirma ser inspirada por Deus.

Inegavelmente, cada vez mais a “morte de Deus” é decretada e aplaudida. Decerto, pensar bem já não importa mais. Inesperadamente, o número de ateus cresce a cada dia, e são ateus militantes, gente que milita pela causa do ateísmo com todo vigor. Cada um quer seguir sua “filosofia de vida”. Conceitos como “verdade”, “moral” e “fé” são levados para o campo pessoal.

Acima de tudo, o que interessa a cada um é ter sua própria verdade, sem a necessidade de submetê-la ao crivo da razão ou da fé. Sendo assim, está difícil fazer as pessoas entenderem que pensar bem faz bem.

Esse quadro negativo tem assumido proporções gigantescas, atingindo todas as camadas sociais. O mundo realmente não é mais o mesmo. O cristianismo também não.

Infelizmente, o cristianismo não escapou da influência do relativismo, os cristãos não valorizam a arte de pensar bem. Ele também sofre as consequências dessas transformações no cenário mundial. Precisamos entender que pensar bem faz bem.

NOVAS FORMAS DE PENSAR 

Pensar bem faz bem

Pensar bem faz bem, principalmente, num ambiente em que novas formas de pensar se sobressaem, levando o cristianismo a repensar e a rever suas posições no campo do conhecimento e da ética. O discurso relativista vem tentando tomar conta da religião cristã, com razoável sucesso.

Conceitos anteriormente vistos como inegociáveis para a fé, agora é tolerado facilmente, em nome da unidade na diversidade. Adotou-se um “inclusivismo irrestrito”, admitindo-se agora várias verdades em detrimento da verdade.

Entretanto, mesmo em meio a esse reboliço no campo da razão e da fé, ainda há pessoas preocupadas com conceitos fundamentais e inquietantes, com dúvidas e indagações que incomodam a humanidade há muito tempo.

De fato, com tantas opiniões e tantas religiões no mundo, como alguém pode afirmar que existe uma só verdade? Com efeito, existe realmente uma Verdade entre as diversas “verdades”? Diante de tantas opções de pensamentos e de crenças conflitantes entre si, em qual devemos acreditar? Todas são válidas? Deus existe como realidade? Se existe, podemos conhecê-lo verdadeiramente?

As doutrinas cristãs ainda fazem sentido ou são relevantes nesse mundo em constante transformação de seus valores? Podemos realmente falar na existência de um Deus de amor, quando o mal, em muitas de suas facetas, parece dominar o mundo?

FILOSOFIA E COSMOVISÃO CRISTÃ. Lane Craing Willian & Moreland J. P. VIDA NOVA.

Venham estudar e refletir sobre estes e outros temas teológicos. Seja um obreiro aprovado. Aprenderemos juntos a construir uma defesa sólida sobre a Palavra de Deus, com argumentos lógicos, capaz de convencer este mundo confuso, inserido num pluralismo religioso que mais confunde do que esclarece. Afinal, pensar bem faz bem.

Confira também:

Filosofia sabedoria amiga

Youtube

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.