Músicas gospel são inspiradas por Deus?

Músicas gospel são inspiradas por Deus? Se a resposta for sim, então, por que tanto egocentrismo e heresias nas letras? Seria Deus responsável por letras bizarras, vingativas, sem sentido e vazias?

Há quem diga que músicas gospel são inspiradas por Deus. Por isso, este Artigo ganha relevância, haja vista, proporcionar um debate saudável sobre este tema complexo e interessante.

Nossos comportamentos e decisões, são conduzidos por aquilo que compreendemos. Você é livre para pensar e opinar, no entanto, esteja atento para entender, pois, a medida do seu entendimento, Deus será Glorificado ou humanizado.

Músicas gospel são inspiradas por Deus

Reforma Protestante

Na Idade Média, a igreja desceu ao fundo do poço, lá clamou com voz estridente por uma reforma. A mão do Todo Poderoso moveu a história, levantou homens corajosos e a luz brilhou no fim do túnel.

Este evento foi um divisor de águas na história da humanidade. O cristão comum não tinha acesso à Palavra de Deus, tampouco, lia e conhecia a Bíblia sagrada.

Entre as muitas decisões resultantes da Reforma Protestante, uma se destacou e emergiu, trazendo consigo a igreja. Raiou uma luz, a Bíblia Sagrada. Ela é Verbal e Plenária. Plena em todos os sentidos; é o único Livro inspirado por Deus, não há outro, não há erros, ela é a comunicação da vontade expressa de Deus ao homem.

Por que a Bíblia é inspirada por Deus?

Na Bíblia Sagrada, Deus fala o que tem em Seu coração ao homem. Ele assoprou no ouvido dos escritores e estes escreveram exatamente o que Ele queria. Eis aí a razão da inspiração.

A linguagem é a ferramenta mais eficaz para transmitir a história da criação e da queda do homem. Também, apontar para O Salvador e a concretização do plano da salvação. A linguagem escrita, inspirada e organizada em forma de Livro, ganhou seu lugar de destaque na Reforma “Sola Scriptura”, ela, somente ela é inspirada.

Por que as músicas não são inspiradas por Deus?

Observamos na citação acima que a Bíblia é o único Livro inspirado por Deus, nela, O Criador revela ao homem, o que tem em Seu coração. A música percorre o caminho inverso, nas letras de suas composições, o homem revela a Deus, o que tem em seu coração. Ou seja, na Bíblia Deus fala ao homem, na música, o homem fala a Deus, ainda que seja em forma de cântico.

Sendo o homem falando a Deus, as músicas gospel são inspiradas por Deus? A resposta é não. De onde vem a inspiração? Vem de suas experiências no convívio cotidiano. Na mistura de sentimentos e desejos surgem as canções.

Ah! Caro amigo leitor! Cada letra revela o que o homem tem em seu coração. Jeremias diz que o coração do homem é enganoso, por isso, as letras das músicas são permeadas de: “eu quero, eu posso, eu exijo, eu determino, eu quero de volta o que é meu, etc.” Poderia crescer esta lista ao infinito, todavia, entende-se que você é uma pessoa inteligente e percebeu o quanto o “eu” se agigantou, eis aí o egocentrismo elevado ao estremo.

A condição espiritual exerce influência nas composições

Compositores que buscam a Deus através do terceiro pilar da salvação, “a santificação”. Que tem uma vida de oração, de leitura devocional da Bíblia. Pessoas cheias do Espírito Santo de Deus, com certeza, serão aqueles que escreverão letras de músicas focadas na adoração a Deus.

Pois, quando o coração está cheio de Deus, as letras das músicas também estarão. Disse o Mestre Jesus: “a boca fala do que está cheio o coração”.

Amo os hinos da harpa, homens e mulheres de Deus escreveram lindas canções, exatamente, porque eram pessoas que tinham uma vida com Deus.

As músicas não sendo inspiradas por Deus, podem conter erros, mesmo aquelas que glorificam Seu nome. Exemplo: Hinos que colocam a palavra Aleluia no plural (Aleluias). Leia o Artigo sobre este tema para entender.

Considerações finais — Músicas gospel são inspiradas por Deus

Músicas gospel são inspiradas por Deus? Não, só existe um Livro inspirado por Deus, e este é a Bíblia Sagrada.

Na Bíblia é Deus falando ao homem. Na música é o homem falando a Deus.

A medida do nosso entendimento, reflete diretamente naquilo que cantamos. O nosso gosto musical demonstra o que nós somos.

Escolher o que cantamos, determina nossa relação com Deus.

Para complementar seus estudos, veja o Artigo:

Músicas que os cristãos não deveriam cantar

Músicas que chamam Jesus de você

Quer Aprender Hebraico Grátis?

Playlist com todas as aulas

 

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.