Estruturas hebraicas

Estruturas hebraicas

Estruturas hebraicas – A estrutura das palavras hebraicas

Estrutura hebraicas é composta de,   ❌❌❌ 73% das palavras hebraicas são formadas por três consoantes na raiz. Porém, elas são acrescidas com prefixos X que aparecem no início da palavra (não devemos esquecer que o idioma hebraico é escrito da direita para a esquerda). As palavras podem ter um ou mais prefixos. E no final das palavras temos os sufixos , a palavra pode ter um ou mais sufixos.

❎❎❌❌❌XX

As palavras hebraicas são longas pelo fato dos acréscimos dos afixos. Uma única palavra pode ser uma frase na língua portuguesa. Veja o exemplo da palavra Emanuel: עִמָנוּאֵל  Se você procurar no dicionário a palavra Emanuel não vai encontrar.       עִמָ/נוּ/אֵל   Ela é uma frase e contém três partes עִם  significa com, pronome pessoal  נוּ nós, e   אֵל  El que significa Deus. Fazemos a fusão de “com” “nós”= conosco. A tradução é: Deus conosco.

Palavras hebraicas

A partir desta lição vamos começar a reunir elementos de tradução. Primeiro passo é estudar todos os prefixos passo a passo, depois veremos os sufixos. Ao final deste módulo teremos elementos suficientes para fazer as primeiras traduções.

Estrutura hebraicas – A estrutura das palavras hebraicas também seguem padrões bem definidos para ajudar o estudante entender as variáveis que ocorrem numa única raiz, vejamos:

A palavra padrão escolhida pelos gramáticos foi o Qatal קָטָל, não sabemos qual a razão desta escolha, porém, esta palavra fará parte daqui por diante para estudar substantivos, adjetivos, profissões, verbos, etc. Ela merece atenção especial.

קָטָל Este é o primeiro padrão e o mais comum, usado com mais frequência em adjetivos e algumas vezes em substantivos. O que o caracteriza são as duas vogais Qames     ָ    ָ

חָכָם   sábio     אָדָם  homem        קָטָן pequeno

קַטָּל  Este padrão indica uma profissão e o que o caracteriza são as vogais patáh e qames, com um dagesh na consoante do meio   ָ

סַבָּל  carregador  קַלָּע  atirador  רַכָּב  cocheiro  דַיָּג pescador צַיָּד caçador

As palavras acima segue um padrão veja as transformações:

דַּג peixe    דַיָּג pescador  צַיִד caça צַיָּד  caçador – E assim por diante segue o mesmo padrão

מִקֽטָל Este é um padrão de substantivos e o que o caracteriza é a consoante מ men que vem no início da palavra e também as vogais   ָ ְ ִ que são sempre as mesmas. Às vezes é usado para descrever o lugar onde ocorre a ação. Exemplo: שֹׁכֵן Este é um verbo, “ele habita” que se transforma em substantivo  מִשְׁכָּן morada ou tabernáculo. Repare que a raiz é sempre a mesma.

מִגְדָּל torre  מִשְׁפָּת justiça מִסְפָּר número

תַּקְטוּל Este é um padrão que não é muito comum nas palavras hebraicas, mas é importante conhecê-lo. O que o caracteriza é a consoante ת tav que aparece no início da palavra. E a vogal shureq    (u) inserida na quarta posição das palavras hebraicas.

תַּמְרוּר amargura que deriva da palavra “mar” amargo ou “mara” amarga, תַּגֽמוּל beneficio, 

Existem outros padrões de palavras hebraicas e, aos poucos, vamos inserindo nas próximas lições. O importante é saber que os padrões ajudam identificar do que se trata determinadas palavras hebraicas dentro do texto. Memorize-as e aprenderá com mais facilidade. Bons estudos.

Se você ainda não se inscreveu no site, coloque seu Email na caixa que aparece no lado direito desta página. Em seguida abre seu Email e confirme sua inscrição. A inscrição acontece apenas uma vez, depois você receberá as novas postagens automaticamente.


Ajudem a divulgar nosso site para que mais pessoas tenham acesso a ele. 

Inscreva-se clique aqui PENSAR BEM FAZ BEM por Email

Nomes bíblicos

 

Estruturas hebraicas – Estruturas hebraicas – Estruturas hebraicas