Dagesh um pontinho dentro da consoante

O DAGESH

O Dagesh é um ponto (.) que só aparece dentro das consoantes. Podem ser de dois tipos: Hazaq (forte) ou Lene (fraco). Pode aparecer em qualquer letra, mas, nunca nas guturais Dagesh  א    ע     ה      ח      ר

O pontinho forte é usado para duplicar uma consoante.

Como podemos saber a diferença entre dagesh forte e fraco?Dagesh

Dagesh Lene ou (fraco) vem sempre no inicio de palavras ou inicio de sílabas nas consoantes Begadeqepat  (בּ  גּ  דּ  כּ  פּ  תּ) nunca virá depois de vogal.

Exemplos:

בַּיִת       בָּרָא     תּוׄרָה     דָּוִד     כָּבוׄד

Repare nas consoantes acima, sempre na primeira consoante que todas elas têm um pontinho dentro. Não podemos esquecer que o hebraico é escrito da direita para a esquerda.

Três consoantes mudam o som ao receber o pontinho dentro. A primeira é o beyt, com o pontinho dentro tem o som de (B). Sem o pontinho dentro ב veyt, tem o som de (V). A segunda é o káf, com o dagesh tem o som de (K), sem o pontinho כ  tem o som de (kh) aspirado. A terceira é o  Pê, com o dagesh tem o som de (p). Sem o pontinho  פ tem o som de (f). As demais consoantes não alteram o som.

Dagesh Hazaq (forte) tem a função de duplicar a consoante e é precedida diretamente por uma vogal breve.

אַבָּא     אִשָּׁה   הִנֵּה   חַיִּים

Para compreendermos melhor está regra gramatical do dagesh estudaremos mais adiante em outra lição a regra da separação de sílabas. Porém, é necessário abordarmos aqui pelo menos de forma superficial.

Observe as palavras acima, elas estão começando com uma vogal breve. Sempre que a palavra ou a sílaba começar com uma vogal breve deve-se usar um dagesh forte.

A função do pontinho forte é duplicar a consoante, por exemplo: A palavra אַבָּא aba (pai) quando duplicada é: אַבְּבָּא abba (pai). Repare que a primeira palavra aparece apenas um beyt, no entanto, são dois. Na próxima lição você vai aprender a Ler corretamente, para isso é necessário aprender as regras do Dagesh, do Shevá e a divisão silábica.

Se você ainda não se inscreveu no site, coloque seu Email na caixa que aparece no lado direito desta página. Em seguida abre seu Email e confirme sua inscrição. A inscrição acontece apenas uma vez, depois você receberá as novas postagens automaticamente.


Veja também os vídeos com as aulas no Canal Youtube.

Clique aqui para ver os vídeos

Veja também Regra do Shevá

Veja também vogais hebraicas

  Curso de Hebraico direto de Israel
         Dicionário Hebraico                     

http://bit.ly/2cdksMN

Dagesh

Facebook Comments