Chaves do aprendizado Hebraico

Chaves do aprendizado: sempre que alguém se dispõe a aprender um idioma, observa-se que no início é grande a empolgação. O desejo de aprender faz com que a pessoa vá com sede ao pote. Até que, começam a aparecer às dificuldades, parece que tudo trava, dá um nó na memória. E o que era empolgação logo leva ao desânimo e, consequentemente, a pessoa para de estudar.

Por que isto acontece? A resposta é simples. O método de aprendizado nem sempre é bom. Quando eu era ainda um estudante de Hebraico na Faculdade, fui vítima desse modelo que não funciona. Por isso, observei os entraves que me travaram e criei as chaves para destravá-los.

Nesta página apresentaremos quatro destas chaves do aprendizado, aprenda-as, dê atenção especial a elas. A importância que você der ou não a elas, será a medida do seu aprendizado. Todo o sistema do idioma Hebraico gira em torno destes três grupos de consoantes, veja a seguir:

Chaves do aprendizado

Grupo das Consoantes que se comportam diferente – Chaves do aprendizado

Estas consoantes merecem uma atenção especial do estudante de Hebraico. Se forem ignoradas, com certeza você terá problemas na hora de traduzir a Bíblia Hebraica. Elas aparecem com muita frequência em qualquer texto da escrita hebraica.

Estas consoantes aparecem ou desaparecem das palavras à medida que elas recebem os afixos. Portanto, memorize-as e sempre que precisar volte nesta página para relembrar o que foi estudado.

Grupo das be-ga-de-ke-pa-te

גּדּתּ
begadekepate

Primeira das chaves do aprendizado: este grupo de consoantes chamadas begadekepate, no início de palavras ou início de sílabas recebem um daguesh (pontinho na consoante) obrigatoriamente. Preste atenção, porque existe o daguesh forte e o daguesh fraco. Neste caso são fracos, trataremos disso em lições posteriores.

Grupo das Guturais – Chaves do aprendizado

רעחהא

Esta é a segunda das chaves do aprendizado, consoantes chamadas Guturais, elas aparecem e desaparecem do nada nas palavras. São muito fracas (voláteis), por isso, ocorrem as mudanças quando as palavras recebem prefixos e sufixos. Também, a relação delas com as meias-vogais são intensas. Elas se comportam irregularmente, dê atenção especial para elas, para não ficar perdido depois.

Grupo das Sofits

םןץףך

Terceira das chaves do aprendizado: são cinco consoantes chamadas Sofits, em Hebraico significa (final). Como o próprio nome diz elas só aparecem no final de palavras, quando elas aparecem no início ou no meio, têm forma regular.

Quando as palavras recebem sufixos, a forma Sofit dá lugar a forma regular. Quando isto acontece é necessário isolar a raiz e voltar a forma Sofit para encontrar a palavra no dicionário. Observe o exemplo a seguir:

A palavra “nome” שֵׁם (shem), quando recebe o sufixo de plural וֹת (shemot) “nomes”. Na fusão do substantivo com o sufixo. A forma correta de escrever é: שֵׁמוֹת. Errado שֵׁםוֹת. Repare que o mem sofit deixou de estar no final e assumiu a forma regular.

A quarta das chaves do aprendizado: cada consoante do alfabeto hebraico tem um valor numérico. Memorize o valor de cada uma delas e você terá facilidade para encontrar as palavras no dicionário.

O dicionário de hebraico é bastante volumoso. Encontrar palavras é muito difícil para quem não sabe o valor numérico. Observe no exemplo a seguir:

Se uma palavra começa com o Álef א cujo valor é 1, esta palavra estará no início do dicionário. Porém, se ela começa com Tav ת cujo valor é 400, ela estará no final do dicionário. A lógica é simples, quanto menor o valor da consoante, mais no início ela estará. Quanto maior, mais no final estará.

Dar atenção especial a estas chaves do aprendizado é a garantia que você não terá problemas com a gramática do hebraico, visto que, elas estarão presentes em todas as etapas da gramática.

Alfabeto Hebraico

Vogais Hebraicas

Youtube

Para aprender hebraico, aqui estão algumas dicas úteis:

  1. Aprenda o alfabeto: o hebraico tem seu próprio alfabeto, com 22 letras. É importante aprender essas letras e sua pronúncia correta antes de avançar para outras habilidades.
  2. Comece com as vogais: as vogais em hebraico são escritas com sinais diacríticos. É uma boa ideia começar praticando a leitura e pronúncia das vogais antes de se concentrar nas consoantes.
  3. Pratique a leitura: depois de aprender as letras e as vogais, comece a praticar a leitura de textos simples em hebraico. Comece com textos fáceis, como histórias infantis, e vá aumentando a complexidade aos poucos.
  4. Ouça e fale: para realmente se tornar fluente em hebraico, é importante praticar a audição e a fala. Ouça música em hebraico, assista a filmes e programas de TV em hebraico e pratique conversação com falantes nativos sempre que possível.
  5. Use recursos online: existem muitos recursos online disponíveis para ajudar no aprendizado do hebraico. Use aplicativos de aprendizado de idiomas, sites de aulas e comunidades online para se conectar com outros alunos e falantes nativos.

Com essas dicas, você pode começar a aprender hebraico de forma eficaz e divertida!

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.