Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chaves para destravar o idioma hebraico – Confiram aqui

Chaves para destravar o idioma hebraico 

Chaves do aprendizado : Sempre que alguém se dispõe a aprender um idioma, observa-se que no inicio é grande a empolgação. O desejo de aprender faz com que a pessoa vá com sede ao pote. Até que, começam a aparecer às dificuldades, parece que tudo trava, dá um nó na memória. E o que era empolgação logo leva ao desanimo e consequentemente a pessoa para de estudar.   

chaves

Por que isto acontece? a resposta é simples. O método de aprendizado nem sempre é bom. Quando eu era ainda um estudante de Hebraico na Faculdade fui vítima desse modelo que não funciona. Por isso, observei os entraves que me travaram e criei as chaves para destravá-los.

Nesta página apresentarei quatro destas chaves do aprendizado, aprenda-as, dê atenção especial a elas. A importância que você der ou não a elas, será a medida do seu aprendizado. Todo o sistema do idioma Hebraico gira em torno destes três grupos de consoantes, veja a seguir:

תּ    פּ    כּ    דּ    גּ    בּ

 be          ga           de           ke           pa            te

Primeira das chaves do aprendizado: Este grupo de consoantes chamadas de begadekepate, no início de palavras ou início de sílabas recebem um daguesh (pontinho dentro da consoante) obrigatoriamente. Preste atenção, porque existem o daguesh forte e o daguesh fraco. Neste caso são fracos, trataremos disso em lições posteriores.

Guturais como uma das chaves do aprendizado

א    ה    ח    ע    ר

As consoantes chamadas  Guturais aparecem e desaparecem do nada nas palavras. São muito fracas (voláteis), por isso ocorre as mudanças quando as palavras recebem prefixos e sufixos. Também a relação delas com as meias-vogais são intensas.

As Guturais são as duas consoantes sem som (Álef, e Aiyn), o hey, o het e o reiche. Elas se comportam de forma irregular.

Sofits, outra que faz parte das chaves do aprendizado

  ץ    ן    ף   ך   ם

Terceira chave : São cinco consoantes chamadas Sofits que em Hebraico significa (final). Como o próprio nome diz elas só aparecem no final de palavras, quando no início e meio elas tem forma regular.

Quando as palavras recebem sufixos a forma sofit dá lugar a forma regular. Quando isto acontece é necessário isolar a raiz e voltar a forma sofit para encontrar a palavra no dicionário. Veja o exemplo a seguir: A palavra “nome שֵׁם (shem), quando recebe o sufixo de plural וֹת (shemot) “nomes”. Na fusão do substantivo com o sufixo. A forma correta de escrever é: שֵׁמוֹת. Errado שֵׁםוֹת. Repare que o mem sofit deixou de estar no final e assumiu a forma regular.

A quarta chave : Cada consoante do alfabeto hebraico tem um valor numérico. Memorize o valor de cada uma delas e você terá facilidade para encontrar as palavras no dicionário.

O dicionário de hebraico é bastante volumoso. Encontrar palavras é muito difícil para quem não sabe o valor numérico. Veja no exemplo a seguir:

Se uma palavra começa com o Álef א , cujo valor é 1, esta palavra estará no início do dicionário. Porém, se ela começa com Tav ת, cujo valor é 400, ela estará no final do dicionário. A lógica é simples, quanto menor o valor da consoante mais no inicio ela estará. Quanto maior mais no final estará.

Dar atenção especial a estas chaves do aprendizado é a garantia que você não terá problemas com a gramática do hebraico, visto que, elas estarão presentes em todas as etapas da gramática.


Vogais Hebraicas – Clicar aqui

Se você está gostando do curso de hebraico compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a ele. Deixa um comentário abaixo, isto servirá de estímulo para escrevermos novos artigos. Inscreva-se no site para receber novos artigos, clica no link abaixo, depois abre sua caixa de Email e confirme seu cadastro. Que o Eterno te abençoe.

Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email

Visite Nosso Canal Pentecostalismo

Visite nosso Canal no Youtube-Clique aqui

Deixar uma resposta

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
%d blogueiros gostam disto: