Artigos definidos hebraico

ARTIGOS DEFINIDOS HEBRAICO

Os artigos definidos são: o, a, os, as Observação: Em hebraico não existe artigos indefinidos (um, uma, uns, umas), a ausência do artigo definido indica que o substântivo é indefinido.

Os artigos definidos nunca aparecem separados das palavras como em português.

Os artigos definidos concordam com os substantivos em gênero e número. Quando o artigo definido for masculino o substantivo também será, quando estiver no singular o substantivo também estará e assim por diante. Os artigos definidos são apresentados pela consoante ה e possuem quatro formas diferentes. 

Primeira Regra

Forma comum (.) הַ o hey vem acompanhado do patáh e um daguesh na consoante anterior. Exemplos:   יָד uma mão  הַיָּד a mão. O dagesh na consoante anterior é para duplicar a consoante, uma sílaba aberta (como é o caso acima) recebe sempre vogal longa. Como a sílaba está com vogal breve e isto não pode acontecer porque fere a regra gramatical do hebraico, então, coloca-se o dagesh para duplicar e transformar em sílaba fechada. Clica no link abaixo para acessar a página com as regras e a divisão de sílabas.

Artigos definidosClique aqui Formação de sílabas
Mais exemplos:
קוׄל voz    הַקּוׄל   a voz   שֵׁם  nome    הַשֵׁם  o nome
Artigos definidos
Segunda regra    הָ 
הָ – א  ע  ר  quando o artigo vem acompanhado dessas três consoantes anteriores (as guturais álef, ayin, reych). Exemplos:
sem o artigo אֶרֶץ uma terra  com o artigo הָאָרֶץ a terra. Vejamos porque o artigo aqui aparece com o qames. Novamente temos que voltar a divisão de sílabas, temos uma sílaba aberta no artigoהָ/אָרֶץ   e é obrigatório usar uma vogal longa, visto que as guturais não podem levar dagesh para ser duplicada, então alonga a vogal do artigo para compensar. Veja a regra da separação de sílabas clicando no link acima.
Sem artigo  עִיר   uma cidade. Com artigo  הָעִיר  a cidade
Sem artigo   רֹאשׁ   uma cabeça. Com artigo  הָרֹאשׁ   a cabeça
Terceira regra   הֶ
הֶ-הָ  חָ  עָ     Antes das guturais com qames. Exemplos:
Sem artigo   חָכָם um sábio. Com artigo  הֶחָכָם   o sábio
Sem artigo definido  עָפָר um pó. Com artigo definido   הֶעָפָר o pó.

Quarta regra    הַ

Cuidado para não confundir esta regra com a primeira. Repare que o hey vem acompanhado da vogal patáh, porém, não tem o dagesh na consoante anterior.

Usa-se esta regra quando a palavra inicia com  as consoantes het  ח e hey ה  e também quando a palavra começa com men com sheva  מְ e yod com sheva יְ    Exemplos:

הֵיכָל   Sem artigo definido um templo. Com artigo   הַהֵיכָל o templo. Aqui o artigo aparece numa sílaba aberta e deveria ter uma vogal longa, porém, ela está com uma vogal breve sem o dagesh na consoante anterior, por quê isto ocorreu? Devemos considerar outra regra. O hey ה  e o het  ח   já nasceram duplicadas e também as guturais nunca levam dageh.

Sem artigo definido חֶרֶב uma espada. Com artigo   הַחֶרֶב  a espada. Este é o mesmo caso citado acima.

Sem artigo definido   יְאֹר   um rio. Com artigo  הַיְאֹר o rio

Sem artigo definido יְלָדִים umas crianças. Com artigo הַיְלָדִים  as crianças

Sem artigo  מְסִלָּה uma estrada. Com artigo   הַמְסִלָּה a estrada

Qualquer uma das regras acima aparecem nos textos hebraicos com muita frequência, por isso, é fácil memorizar. Treine bastante para desenvolver seu aprendizado.

Vejam a videoaula:

Se você gostou desta lição compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a ela. Deixa um comentário abaixo, sua opinião é importante para nós. Inscreva-se no site para receber novos artigos. Que o Eterno te abençoe.

Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email

Artigos definidos hebraico

 

Artigos definidos hebraico Visite Nosso Canal Artigos definidos hebraico

 

 

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
%d blogueiros gostam disto: