Apostila Antigo Testamento

Deus Seja Louvado

Apostila Antigo Testamento

Apostila Antigo Testamento

Conteúdo

  • DIVISÃO JUDAICA DO ANTIGO TESTAMENTO
  • COMO SURGIU O ANTIGO TESTAMENTO
  • IDEIA CENTRAL DO ANTIGO TESTAMENTO
  • O EVANGELHO PARA ISRAEL
  • MESSIANISMO: O Messias esperado
  • QUEM É CONTRA ISRAEL É CONTRA DEUS
  • A CRONOLOGIA DO DILÚVIO
  • OS RASTROS DE ESAÚ
  • CALENDÁRIO HEBRAICO E CÁLCULO DO TEMPO
  • REIS DE ISRAEL E JUDÁ
  • A LEI E A GRAÇA
  • LEI MORAL, CIVIL E CERIMONIAL
  • A LEI DA NOVA ALIANÇA

Apostila Antigo Testamento

O Antigo Testamento contém os livros sagrados dos judeus, isto é, “a coleção das Escrituras que o povo Hebreu foi acumulando desde o tempo de Moisés até cerca de um século antes de Jesus Cristo”. Nos diversos

 livros dessa coleção acham-se os principais fatos históricos e outras manifestações da vida espiritual desse povo.

A língua original o AT é o Hebraico, com ligeira exceção: Ed 4.8; 8.18; 7.12-26; Jr 10.11; Dn 2.4; 7.28, escritos em Aramaico.

Três séculos antes de Cristo, o AT foi traduzido para o grego em Alexandria, autorizado pelos 70 juízes ou príncipes do Sinédrio (Versão dos LXX), aproximadamente no ano de 275 a.C. Foi esta versão que dividiu e situou os livros por assuntos, como temos hoje: Lei, História, Poesia, Profecia. Citada frequentemente por Jesus.

A língua hebraica é chamada no AT de “língua de Canaã” (Is 19.18) e “língua judaica” (Is 36.13; 2Rs 18.26-28); ; lê-se da direita para a esquerda, e o alfabeto compõe-se de 22 letras.

O hebraico é uma língua que excede a todas na simplicidade e nobreza de suas formas. Era escrita apenas com as consoantes, por isso é uma língua que obriga o leitor a pensar e ir interpretando o texto penetrando bem o seu sentido, pois, por exemplo, três consoantes com vogais diversas, antes, no meio e depois delas, significam as coisas mais diversas.

Os comentadores judeus da Bíblia, já séculos antes da nossa era, a fim de dar estabilidade ao texto, que reviam com cuidado, propuseram pontos, e pequenos traços em cima e embaixo das letras, indicando as vogais e as paradas em que o leitor deve respirar. “Os judeus tinham muito cuidado com as cópias que tiravam das suas Escrituras, as quais eram reguladas por instruções muito estritas”.

DIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O AT está dividido em 39 livros, porém, os judeus contavam como se fossem ora 22 ou 24, e já nos últimos séculos antes de Cristo dividiam esses 24 livros em três seções (Lc 24.44).

Ao conjunto dos livros sagrados os judeus chamam de TANACH, nome tirado das iniciais dos três grupos de livros, TORÁH (Lei), NEVIM (profetas) e KETUVÍM (escritos). Obs. Essa era a Bíblia que Jesus e as demais pessoas liam.

TORÁH (hebraico) 5 livros             Pentateuco (grego)

1- Bereshit (no principio)                 Gênesis (Origem)

2- Shemot (estes são os nomes)            Êxodo (saída)

3- Vaicrá (e chamou)                         Levítico

4- Bamidibar (no deserto)                Números

5- Devarim (estas são as palavras)  Deuteronômio Os judeus dedicam amor especial pela Toráh (Pentateuco), que lêem durante todo o ano na sinagoga, e dedicam…

Apostila de Escatologia para Download

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
%d blogueiros gostam disto: