Alfabetização em Hebraico

Alfabetização em Hebraico — Alfabetizar é o processo de assimilar consoantes com vogais, formar sílabas, palavras, frases, textos e depois ler corretamente, sempre respeitando as regras gramaticais do idioma.

Para isto precisamos aprender as regras do shevá, do dagesh e a divisão de sílabas, tudo em simultâneo. Você pode acompanhar as regras de alfabetização, também, assistindo as vídeo-aulas no nosso Canal do YouTube.

O processo de alfabetização encerra-se nesta página, após este estudo você estará alfabetizado e deverá ler os textos corretamente para partir para o próximo módulo.

Alfabetização em Hebraico

Entende-se por alfabetização em Hebraico, apenas a leitura dos textos. O aluno deverá saber ler e escrever sem dificuldades. Não confundir leitura com tradução, este último, aprenderemos a partir do próximo módulo.

A primeira regra é a divisão de sílabas, esta é a chave para ler corretamente,

As Sílabas podem ser abertas ou fechadas:

  • Aberta — contêm uma consoante e uma vogal = C V e recebe uma vogal longa.
  • Fechada — Contêm duas consoantes e uma vogal = C V C e recebe uma vogal breve.

Observações importantes:

  • Uma sílaba só pode ter uma vogal.
  • Somente as vogais cheias (longas e breves) são consideradas vogais. O shevá e as meias vogais não são consideradas vogais.
  • Sabemos quantas sílabas tem uma palavra pela quantidade de vogais cheias que elas possuem. Exemplos:

לַיְלָה lai’lah — esta palavra tem duas sílabas porque tem duas vogais לַיְ/לָה o qamets e o patach. O shevá não conta como vogal.

בְּתוֹךְ betoch — dentro — esta palavra tem apenas uma sílaba porque só tem uma vogal “shureq” (u).

הִתְכַּתֵּב hit’katev – eu fui inscrito — הִתְ/כַּ/תֵּב esta palavra tem três sílabas porque tem três vogais cheias.

Viu como é fácil a Alfabetização em Hebraico, é só seguir esta regra e você terá facilidade para ler corretamente. Agora aprenderemos a regra do shevá que são dois pontinhos colocados abaixo da consoante e pode ser pronunciado ou não.

Quando o shevá está no início de palavras ou início de sílabas é pronunciado:

בְּהֵמָה Behemah — gado — está no início da palavra por isto é pronunciado.

יַלְדָּה menina — Yal’dah — יַלְ/דָּה neste caso o shevá está fechando a sílaba e não é pronunciado.

יִשְֹרָאֵל Yis’rael — יִשְֹ/רָ/אֵל Lemos Israel porque o shevá é mudo

יִשְׁמְרוּ sempre que uma palavra tiver dois shevás, o primeiro não é pronunciado porque está no final da sílaba fechando-a. O segundo é pronunciado porque está no início da sílaba abrindo-a יִשְׁ/מְרוּ Yish’meru. Repare que só tem um (e) na palavra.

יִכְתְּבוּ Yich’tevu — é o mesmo caso do exemplo acima יִכְ/תְּבוּ Observação: Uma palavra hebraica nunca começa com dois shevás, os dois shevás seguidos aparece apenas no meio das palavras.

לָךְ Lach — o shevá no final de palavras é mudo, não pronunciado.

אַתְ At — mesmo exemplo citado acima.

Para mais informações sobre a regra do shevá clica no link abaixo:

Regras do shevá 

Outra regra importante é a do patach furtivo, colocado no final da palavra, sempre que isto ocorrer a vogal é lida antes da consoante. Veja os exemplos abaixo:

כֹּחַ Koach רוּחַ Ruach

Regra do dagesh forte (hazaq), sempre que houver um shevá numa sílaba com daguesh forte, o shevá será pronunciado porque ele está duplicando a consoante. Exemplos:

מִמְּךָ Mimmecha — isto ocorre porque o daguesh duplica o mem מִמְ/מְךָ repare que tem dois shevás na palavra, um está fechando a sílaba e o outro abrindo, por isto é pronunciado.

Observação: no início desta lição eu disse que sílaba aberta recebe uma vogal longa. Vejamos então a palavra acima. Por que neste caso a sílaba aberta está com uma vogal breve?

Alfabetização em Hebraico

מִ/מְּךָ Repare que a primeira sílaba da palavra tem apenas uma consoante e uma vogal indicando que ela é uma sílaba aberta com uma vogal breve, isto não pode acontecer de forma nenhuma. Por isto é inserido um dagesh forte para duplicar a palavra. Veja como fica: מִמְ/מְךָ Agora sim, temos uma sílaba com duas consoantes e uma vogal breve, indicando que ela é uma sílaba fechada com uma vogal breve. Esta regra acontece com muita frequência no texto hebraico.

קִטְּרוּ qitteru – mesmo caso citado acima קִטְ/טְרוּ Para mais informações sobre as regras do dagesh clica no link abaixo.
Veja também Regra do Daguesh
Importante: O Álef א e o He ה nunca  fecham sílabas. Exemplos:

Esta palavra ABBA (pai) אַבָּא tem a primeira sílaba aberta com uma vogal breve, isto não pode acontecer, por isto tem um dagesh forte duplicando o beyt. A segunda sílaba só tem uma consoante, pois, o Álef não fecha sílaba. Então temos uma sílaba aberta com uma vogal longa אַבְּ/בָּ/א

Outro exemplo: Ishsháh (mulher) אִשָּׁה a primeira sílaba é aberta com uma vogal breve, isto não pode. Então é inserido um daguesh forte para duplicar o Shim, assim temos uma sílaba fechada com uma vogal breve. No final o He não fecha a sílaba, por isso, temos uma sílaba aberta com uma vogal longa אִשְׁ/שָׁ/ה

Aqui terminamos o processo de Alfabetização em Hebraico. Se você gostou, compartilhe, deixa um comentário abaixo. A partir do próximo Módulo, reuniremos ferramentas para começar a Traduzir.

Youtube

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Este post tem 2 comentários

  1. Luiz antonio Rodrigues

    Legal aprender sobre o dagueche

Comentários encerrados.