A letra mata segundo Pedro
A letra mata não faz parte do pensamento de Pedro. Pelo contrário, ele ocupa uma boa parte da construção Teológica nas suas Cartas, principalmente, para advertir seus leitores sobre a falta de conhecimento e suas consequências. Ele não faz uso direto das palavras, mas, por implicações indireta levando seus leitores a reflexões profundas sobre a necessidade do estudo da Palavra de Deus.
Nesta segunda seção, ou página. Daremos continuidade ao pensamento do Apóstolo Paulo já abordado na página anterior. Se você ainda não viu o primeiro artigo não deixe de ver, ele inicia e dá sequência aos outros para uma visão sistemática e completa.
A ESCADA DE PEDRO, Segunda carta de Pedro Capítulo 1
- CARIDADE
- AMOR FRATERNAL
- PIEDADE
- PACIÊNCIA
- TEMPERANÇA
- CIÊNCIA
- VIRTUDE
- FÉ
- DILIGÊNCIA
Não pule degrau na subida
A letra mata segundo Pedro
A letra mata não faz parte do pensamento de Pedro e ainda obriga seus leitores a rever sua postura relacionada a vida cristã, vamos analisar atentamente:
- 3 – Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
- 4 – Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que por concupiscência há no mundo.
- 5 – E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e a virtude a ciência ,
- 6 – E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
- 7 – E a piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade .
- 8 – Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
- 9 – Pois em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
- 10 – Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto nunca jamais tropeçareis.
- 11 – Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
ANALISANDO O TEXTO ACIMA
Pedro nesta carta apresenta para seus leitores uma escada que dá acesso ao Reino de Deus. Veja no versículo 11 “será amplamente concedida a entrada no Reino”, no entanto, para chegar ao topo da escada não é possível pular nenhum degrau.
O primeiro degrau é a diligência, ou seja, dedicação. No versículo 10 ele fala de “vocação”, cada crente possui uma vocação na qual exige que seja exercida com dedicação. Repare que este é o primeiro degrau indicando como é importante o preparo do vocacionado.
O segundo degrau é a fé. A fé no hebraico “Emunáh” significa “apoio”, isto é, o crente nunca estará em queda livre. Ele sempre terá algo para se apoiar, este algo é Deus que o acompanha nesta jornada. O terceiro degrau é a virtude, o homem virtuoso não é apenas aquele que sabe como agir sabiamente, mas, é aquele que age sabiamente por hábito.
O quarto degrau é o nosso objeto de reflexão deste artigo. Ciência ou conhecimento é a mesma coisa. O crente que acredita que a letra mata pula este degrau, e pula de forma ignorante. Os demais degraus tem uma relação direta com os quatro primeiros. Se alguém pula um destes quatro os outros se tornam impossíveis.
A LETRA MATA SEGUNDO PEDRO
O CRENTE CEGO
Nos versículos 8 e 9 Pedro faz uma severa advertência: “Se em vós houver e aumentar estas coisas”, na sequência ele fala sobre uma pessoa “estéril” (quem é estéril é improdutivo, uma mulher estéril não pode dar a luz, um Crente Estéril no conhecimento não pode desenvolver sua vocação, um abismo chama outro abismo).
No versículo nove ele “chuta o balde”, não poupou as palavras: “em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe”.
Jesus foi claro quando disse:
- Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15:14
Às vezes, ouço alguém dizer que se um pastor ensina errado é problema dele. Pela afirmação de Jesus citada acima não é bem assim. Se um pastor é cego (sem conhecimento) ele vai arrastar seus seguidores juntamente com ele para perdição.
A letra mata segundo Pedro
A Letra Mata 2 Carta de Pedro 3:13-18
A Letra mata não fazia parte do pensamento de Pedro. Ele inicia esta carta, como já abordamos acima, e fecha com outras advertências ainda mais fortes do que no capítulo 1. Vamos analisar o texto:
- 13 – Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra , em que habita a justiça.
- 14 – Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
- 15 – E tende por salvação a longanimidade do nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu , segundo a sabedoria que lhes foi dada;
- 16 – Falando disto , como em todas as suas Epístolas , entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria condenação .
- 17 – Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados , e descaiais da vossa firmeza;
- 18 – Antes crescei na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
Pedro era um Apóstolo e viveu nos dias de Jesus, mesmo assim teve dificuldades para entender os escritos de Paulo. O próprio Pedro disse que em todas as cartas de Paulo há pontos difíceis de entender. A pergunta é obvia: Essa dificuldade também não estendeu-se até nós? Somos melhores do que Pedro para dispensar as ferramentas da Hermenêutica e da exegese?
Não podemos esquecer que todas as Doutrinas da Igreja advém das cartas, principalmente, das de Paulo.
No versículo 16 Pedro aponta duas classes de pessoas que torcem as Escrituras. E torcem para a própria perdição. A primeira classe são os “indoutos” (Dicionário Web: que ou não é douto, que não tem erudição, não é instruído, ignorante. Que ou que não tem perícia, incapaz, inábil, que tem dificuldade em se Expressar; Tem dificuldade na fala; pessoa simples)
A segunda classe são os Inconstantes, intermitente, mutável, variável.
Os indoutos podem até serem pessoas bem intencionadas, no entanto, formulam e pregam heresias por falta de conhecimento. E os inconstantes são aqueles que não tem paciência para estudar, começam com entusiasmo, mas logo param, nunca vão até o fim.
No versículo 17 Pedro dirige uma alerta aos seus leitores, agora ele fala em segunda pessoa: “vós” sabendo disto (é como se ele dissesse: cuidado! Eles estão indo para perdição e vão arrastar vocês juntos). E termina a carta com uma forte reflexão. Ele usa o advérbio de tempo “Antes”. Mas, antes do que? Antes que vocês se percam cresçam na graça e no conhecimento.
Às vezes, encontro pessoas que falam abertamente, não precisamos estudar, a letra mata. O que importa mesmo é obedecer. Logo, devemos perguntar: Vocês obedecem? É claro que não. Se está escrito para crescer na graça e conhecimento e crescem no primeiro e rejeitam o segundo, então, não obedecem.
Este estudo é composto de vários artigos, vejam os próximos. Clica nos links abaixo:
Inscreva-se no Site para receber novas postagens, Clica no Link abaixo, depois abra sua caixa de Emails e confirme sua inscrição.
Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email
Visite Nosso Canal
A letra mata segundo Pedro A letra mata segundo Pedro – A letra mata segundo Pedro