A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

A LETRA MATA NÃO FAZ PARTE DO PENSAMENTO DE ISAIAS

A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias, falo com toda convicção. Será que Isaias se sentiria confortável e acolheria de bom grado esta ideia formulada pelos alienadores da Palavra de Deus? Pelo contrário, a letra mata não faria nenhum sentido para um escritor Erudito como ele.

A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

Pretende-se neste artigo ancorar nossa análise num dos capítulos mais dramáticos do Antigo Testamento. Curioso é saber que esta narrativa aparece justamente no início do livro. Por que será? Um leitor atento logo descobrirá, esperamos que você seja um deles, caro amigo leitor.

É com tristeza e pesar, que lamentavelvente, o cenário aqui descrito faz parte da realidade, não somente para os contemporâneos de Isaias, mas também é a realidade de um país chamado Brasil, cujo número de analfabetos bíblico é muito alto. Sem falar dos analfabetos funcionais, ou seja, aqueles que sabem ler e escrever, no entanto, não sabem interpretar o que lê.

Vejam quando o ser humano criado à imagem de Deus pode descer abaixo da linha dos animais! Conheçam o caos intelectual que levou o povo de Israel para um círculo vicioso entre a religiosidade e o comodismo em que, haja vista, ter sido escolhido por Deus para desenvolver Seu plano salvivico, no entanto, culminou nos setenta anos de cativeiro na Babilônia.

A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

Isaias 1:1-20

  • 1 –  VISÃO de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias , reis de Judá.

Vejam que o problema não era temporário e localizado, mas, num longo período e no reinado de quatro reis diferentes. Aqui já se pode ver a importância que devemos dar para esta doença (a letra mata) que precisa urgentemente ser erradicada do meio do povo de Deus.

  • 2 –  Ouvi, ó céus, e dá ouvidos , tu, ó terra; Porque o Senhor tem Falado: criei Filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

Reparem o lamento  e o pesar no coração do Senhor. Primeiramente, Ele nos mostra Seu amor chamando-nos a atenção (ouvi, dá ouvidos), como Criador (Criei filhos), Ele não é um Criador qualquer, mas um Pai que teve o propósito de não somente criar o ser humano mas também engrandecer seus filhos)

  • 3 – O boi conhece   o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; Mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

A LETRA MATA NÃO FAZ PARTE DO PENSAMENTO DE ISAIAS

A partir daqui temos um claro entendimento sobre a situação de caos que Israel entrou, não é possível pensar num ser humano criado  a imagem de Deus descendo abaixo do nível dos animais. É o homem perdendo para os irracionais. 

  • 4 – Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
  •  
  • 5 – Por que serieis ainda  castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.

Reparem no versículo acima, o que começou com falta de conhecimento gerou falta de entendimento e agora toda a cabeça está doente. É na cabeça que está o intelecto e a capacidade de raciocínio. É na psique (mente) que armazenamos todo nosso aprendizado. Que capacidade de raciocínio terá uma pessoa com a mente doente?

O coração é a sede das emoções (sentimentos, amor, piedade, compaixão, etc.). Qual a capacidade de amar quando o coração está fraco?

  • 6 – Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

A LETRA MATA NÃO FAZ PARTE DO PENSAMENTO DE ISAIAS

Você ainda acredita que a letra mata? Vejam no versículo 6 que agora todo o corpo está doente, da planta do pé até a cabeça. São pessoas ignorantes, sem conhecimento, totalmente contaminados pelo vírus da alienação. Você pode pensar uma igreja cheia de pessoas assim? 

  • 7 – A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
  • 8 – E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como a cidade sitiada.
  • 9 – Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
  • 10 – Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
  • 11 –  De que me serve a mim a  multidão de vossos sacrificios, diz  o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
  • 12 – Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
  • 13 – Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.
  • 14 – As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
  • 15 – Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; E ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
  • 16 – Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; Cessai de fazer mal.
  • 17 – Aprendei a fazer o bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
  • 18 – Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Observa-se que o próprio Deus não estava satisfeito com a situação caótica em que Israel se encontrava. Ele chama “Vinde” (algumas versões da Bíblia traduziu a palavra “arguir” por raciocinar). Vinde e vamos raciocinar juntos. Deus queria transformar o estado animal do povo para uma geração de pensadores.

  • 19 – Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
  • 20 – Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; Porque a boca do SENHOR o disse.

 

A LETRA MATA NÃO FAZ PARTE DO PENSAMENTO DE ISAIAS

O texto termina com os pronomes condicionais, ou seja, se quiserdes ouvir comereis o bem da terra. Mas, se continuar a acreditar que a letra mata irão passar setenta anos na Babilônia (grifo nosso). Foi o que aconteceu.

Vejam os outros Artigos relacionados, clica nos links abaixo:

A Letra Mata? Uma visão bíblia & Senso Comum

A Letra mata no Livro de Provérbios

A letra mata não faz parte do pensamento de Pedro

Visite nosso Canal no Youtube-Clique aqui

Clica nos Links

Se este Site está sendo útil para você, abençoe a vida de outros compartilhando com seus amigos. Deixa um comentário e um like abaixo. Inscreva-se no Site Pensar Bem Faz Bem, clica no link abaixo, depois abra sua caixa de Emails e confirme seu cadastro. Que o Eterno vos abençoe.

Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por EmailA letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

 

A letra mata não faz parte do pensamento de Isaias

 

 

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
%d blogueiros gostam disto: