5 vias de Tomás de Aquino

5 vias de Tomás de Aquino são apresentações racionais e lógicas para argumentar a favor da existência de Deus. Embora, os ateus militarem contra Deus, no entanto, não conseguem provar que Ele não existe. Todavia, a natureza e o Cosmos conspiram e apontam para um Deus criador e mantenedor de todas as coisas.

5 vias de Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é um dos principais filósofos e teólogos da tradição cristã e conhecido por sua obra monumental Suma Teológica. Eis aí as 5 vias de Tomás de Aquino para provar a existência de Deus:

  1. Via da causalidade: Também conhecida como a primeira via, é baseada na ideia de que tudo o que existe no universo tem uma causa, ou seja, nada vem do nada. Seguindo essa lógica, deve haver uma causa primordial, a qual é Deus. Para São Tomás, essa causa primordial é necessariamente um ser que existe por si mesmo e não é causado por nada.
  2. Via da contingência: Também conhecida como a segunda via, argumenta que tudo o que existe no universo é contingente, ou seja, pode ou não existir. No entanto, se tudo é contingente, deve haver uma causa necessária que exista por si mesma, a qual é Deus. De acordo com essa via, a necessidade de um ser supremo é baseada na contingência do mundo.
  3. Via da possibilidade e necessidade: Também conhecida como a terceira via, argumenta que algumas coisas são possíveis de existir, mas outras são necessárias. As coisas necessárias devem ter uma causa necessária, a qual é Deus. Essa via é baseada na ideia de que a existência do mundo é contingente, mas a existência de Deus é necessária.
  4. Via da graduação dos seres: Também conhecida como a quarta via, argumenta haver uma graduação ou hierarquia de seres no universo, desde os seres inanimados até os seres humanos. Como essa graduação não pode continuar infinitamente, deve haver um ser supremo, o qual é Deus. De acordo com essa via, há uma ordem ou plano no universo que exige a existência de um ser supremo.
  5. Via do governo do mundo: Também conhecida como a quinta via, argumenta que os seres do universo agem de acordo com um propósito ou plano, e esse plano só pode ter sido concebido por um ser inteligente, que é Deus. De acordo com essa via, o universo é ordenado de uma maneira que só pode ser explicada pela existência de um ser supremo e inteligente.

Essas 5 vias de Tomás de Aquino são fundamentais para a Teologia e a Filosofia da Religião, e ainda são objeto de estudo e debate hoje em dia. Alguns filósofos e teólogos os consideram como prova conclusiva da existência de Deus, enquanto outros argumentam que essas vias são falhas ou insuficientes para provar a existência de um ser supremo.

Provas da Existência de Deus

Leia a Bíblia

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.