Consoantes hebraicas – 22 consoantes mais 9 adicionais

Consoantes hebraicas ou Alfabeto Hebraico, consiste na formação de vinte e duas consoantes no Alfabeto principal e mais nove adicionais, juntas somam trinta e uma consoantes.

Três grupos de consoantes que se comportam diferente na formação das palavras merecem atenção especial. As guturais, as Begadeqepat, as Sofits.

 

  22 consoantes  א  בּ  גּ  דּ  ה  ו
  ז  ח  ט  י  כּ  ל  מ  נ
  ס  ע  פּ  צ  ק  ר  שׁ  תּ

22 Consoantes principais

Abaixo estão as trinta e uma consoantes hebraicas, as vinte e duas principais mais nove adicionais. As guturais, as Begadeqepat e as Sofits. A consoante veyt, Fêh, Káf e a consoante Shin estão com a cor azul claro e as sofits de vermelho.

  31  א  בּ  ב  גּ  דּ  ה  ו
  ז   ח  ט  י  כּ  כ  ך  ל
  מ  ם  נ  ן  ס  ע  פּ  פ
  ף  צ  ץ  ק  ר  שׁ    תּ

31 Consoantes

Abaixo estão as guturais, são cinco consoantes consideradas fracas. E exatamente por serem fracas elas se comportam de forma diferente nas palavras.

Israel Institute of Biblical Studies

Elas aparecem e desaparecem das palavras deixando o estudante de Hebraico confuso. Por isto, elas merecem uma atenção especial para não te deixar perdido no momento da tradução.

Guturais    א   ע  ה    ח    ר
Consoantes hebraicas

Guturais

As consoantes sofits só aparecem no final das palavras, dai o nome sofit que em hebraico é final. Ao serem sufixadas elas modificam as consoantes anteriores. Não somente quando são inseridas, mas também quando são separadas das palavras. Por isto, elas também merecem uma atenção especial.

Sofits  ם    ף    ך    ן    ץ
Consoantes hebraicas

Sofits

O nome begadeqepat é originado nas iniciais de cada palavra, por exemplo: beyt, guimel, dálet, káf, pêh, tav.

Elas só aparecem no início de palavras ou no início de silabas e leva dagesh obrigatoriamente. dagesh é um pontinho dentro)

BGDQPT    גּ  דּ     תּ
Consoantes hebraicas

Begadeqepat

Visite Nosso CanalConsoantes hebraicas

Deixe uma resposta