EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO

EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO? Gênesis 3:16

EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO? Gênesis 3:16

Eva teve filhos antes do pecado? Gênesis 3:16 é usado para fundamentar a teoria de que ela teve filhos antes da queda. A palavra usada para tal afirmação é o verbo “multiplicarei”, cujo multiplicar implica em uma ação do passado em andamento no presente.

Quem multiplica, multiplica alguma coisa. Mas, o que é esta coisa a ser EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADOmultiplicada? Seriam os filhos de Eva? Será que esta teoria passa pelo crivo da hermenêutica sem desmoronar-se? É o que este Artigo pretende trabalhar para responder tais indagações.

O texto Hebraico será nossa ferramenta para articular as palavras em seu contexto original. A etimologia das palavras nos ajudará nesta tarefa. Porém,um leitor atento consegue detectar o erro de interpretação desta teoria mesmo usando só as traduções de Língua Portuguesa, vejam o Versículo:

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”. ARC-Almeida Revista e Corrigida

O grande problema deste versículo recai sobre a má interpretação dos tradutores que não respeitaram o contexto para aplicar a palavra mais adequada. Vejam quais são eles:

Quando perguntamos para o verbo: multiplicarei o que? A resposta é: a dor. Para multiplicar a dor era necessário que ela existisse antes da queda, do pecado, não se pode multiplicar o que não existe. Porém, antes do pecado não existia nem dor nem sofrimento (eis o primeiro problema das traduções).

O que é multiplicado é a dor e não os filhos (eis o primeiro problema desta teoria). E se ela teve filhos antes da queda somos obrigados a perguntar: Eles foram afetados pelo pecado de seus pais? Se foram como pode alguém ser contaminado por pecados futuros? Se não tinham pecado, então, foram expulsos do jardim juntamente com seus pais? (Eis o segundo problema desta teoria).

Mesmo sem fazer uso dos textos originais observa-se que esta teoria tem um abacaxi enorme para descascar. Mas, quando se alarga o campo de pesquisa  no Hebraico a coisa estreita ainda mais, vamos a ele:

אֶל־הָאִשָּׁה אָמַר הַרְבָּה אַרְבֶּה עִצְּבוֹנֵךְ וְהֵרֹנֵךְ בְּעֶצֶב תֵּלְדִי בָנִים וְאֶל־אִישֵׁךְ תְּשׁוּקָתֵךְ וְהוּא יִמְשָׁל־בָּךְ׃ 

אֶל־הָאִשָּׁה palavra formada pela preposição אֶל (el) para + artigo definido הָ (há) a + substantivo אִשָּׁה (isháh) mulher. As duas palavras formam um construto = para a mulher

אָמַר (amar) verbo dizer na terceira pessoa do passado singular masculino = ele disse

הַרְבָָּה (harbah) grandemente

אַרְבֶּה (arbeh) multiplicarei

As palavras traduzidas por הַרְבָָּה (harbah) “grandemente” e אַרְבֶּה (arbeh) “multiplicarei” são as mesmas. As duas derivam da palavra רָבָּה (rabah), sendo que a primeira está acompanhada do artigo definido e a segunda do prefixo de conjugação de futuro.  São duas palavras iguais que no AT interlinear (SBB) volume 1 traduziu assim: Fazer aumentar, farei aumentar. Vejam os vários significados que estavam à disposição do tradutor, então, por que escolher justamente “multiplicarei?”

Para ver todos os significados da palavra visite nosso Dicionário Analítico, clica na palavra em azul:

הַרְבָָּה  אַרְבֶּה EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?

עִצְּבוֹנֵךְ (itstsvonech) formada pelo sufixo possessivo (ch) tua +  עִצָּבוֹן (itstsavon) Substantivo “dor”  relacionado à maldição que Deus impôs sobre a humanidade caída = tua dor

וְהֵרֹנֵךְ Conjunção וְ (we) e + הֵרוֹן concepção, gravidez – הֵרָיוֹן concepção, gravidez + sufixo possessivo ֵךְ  (ch) tua = tua gravidez

בְּעֶצֶב Preposição בּ (be) com + עֶצֶב (etsev) dor = com dor

תֵּלְדִי Prefixo de conjugação de futuro  תּ  + יָלַד dar à luz, gerar, produzir, procriar, estar em trabalho de parto – Este verbo deu origem a palavra יֶלֶד (yeled) criança, filho = dará a luz

As possibilidades de tradução mais coerente seriam estas: Estará grandemente cheia de dor no seu parto, será longa a sua dor no parto (as contrações), terásEVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO muita dor no parto.  Agora veja a lista das versões mais usadas e a tradução mais equilibrada que encontrei (O livro OL)

NVI

À mulher, ele declarou: Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele[e] a dominará”.

NTLH

Para a mulher Deus disse: Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.

NVT – Nova Versão Transformadora

À mulher ele disse: Farei mais intensas as dores de sua gravidez, e com dor você dará à luz. Seu desejo será para seu marido, e ele a dominará”

O Livro (OL)

16 – E à mulher disse: Terás de ter filhos com custo e dor. Desejarás muito a afeição do teu marido, e este terá predomínio sobre ti.”

AT Interlinear (SBB) Volume 1

Fazer aumentar farei aumentar o teu sofrimento e a tua gravidez em dor gerarás filhos e a teu marido o teu desejo e ele dominará a ti.

Considerações Finais

Entende-se que foi um equivoco de tradução do tradutor quando escolheu o verbo “multiplicarei”, sendo que, haviam muitas outras palavras a disposição dele.

Entre as muitas traduções de Língua Portuguesa a mais adequada é a OL (O Livro). Terás de ter filhos com custo e dor.

Este versículo não é adequado para fundamentar a teoria de que Eva teve filhos antes do pecado. Haja vista que o objeto a ser “multiplicado” é a dor ou o sofrimento e isto é impensável, antes do pecado não havia nem dor nem sofrimento.

Se Eva teve filhos antes do pecado, então, eles também foram contaminados por ele?  Paulo afirma em Romanos que todos pecaram. Ou será que ela comeu do fruto deu para Adão e depois para os filhos?

Se Eva teve filhos antes do pecado eles foram também expulsos do jardim juntamente com seus pais. 


Vejam o vídeo – clique aqui

http://bit.ly/2cdksMN   

EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO

EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?-EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?-EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?-EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?-EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?-EVA TEVE FILHOS ANTES DO PECADO?

 

 

Deixe uma resposta