QUEM CRIOU O MAL

QUEM CRIOU O MAL?

QUEM CRIOU O MAL?

Quem criou o mal? As opiniões são diversas e controversas. Não se pode negar a realidade do mal, ele existe e se manifesta através das tristezas, fracassos, derrotas, violência e por fim a morte temida por todos.  Ainda poderíamos crescer esta lista com outras manifestações do mal. Daí surge à pergunta: Quem criou o mal? Foi Deus ou o Diabo?

Muitos atribuem a criação do mal ao Diabo. Mas, será mesmo ele o criador do mal? Muitos filósofos se aventuraram no decorrer do tempo a explicar a natureza, origem e pratica do mal. No entanto, este não é um problema filosófico e sim teológico.

Este artigo tem por finalidade apresentar ferramentas de avaliação que vai ajudar você leitor a compreender e formar sua própria opinião. Não pretendemos ser tendenciosos e impor, mas, expor uma posição teológica e bíblica. Cujo resultado é chegar a uma posição aceitável.

Quem criou o mal
Jesus nos livra de todo mal

Agostinho de Hipona filosofo Medieval e considerado como um dos pais da igreja. Defendeu a ideia de que o mal não existe, ele é apenas a ausência do bem. Os filósofos modernos preferiram negar a existência de Deus ao atribuir a realidade do mal a bondade de Deus. Se Deus existisse, segundo eles, o mal não existiria.

Percebe-se que o tema é complexo e ao mesmo tempo relevante. Se por um lado exige atenção especial, em contrapartida o esforço recompensa e aproxima-nos de Deus. Principalmente, evita dar ao Diabo poder que ele não tem.

SEGUNDO ISAÍAS 45.7

Quem criou o mal, vejam o relato de Isaias, capítulo 45 versículo 7:

“Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu o Senhor, faço todas estas coisas”. Isaias 45.7 ARC.

יוֹצֵר אוֹר וּבוֹרֵא חֹשֶׁךְ עֹשֶׂה שָׁלוֹם

וּבוֹרֵא רָע אֲנִי יהוה עֹשֶׂה כָל־אֵלֶּה׃ 

Vamos analisar o versículo citado acima. A exegese é uma ferramenta indispensável na busca do conhecimento correto de um texto. A própria palavra exegese é “extrair ou tirar”. E é exatamente o que vamos fazer, analisar palavra por palavra.

Três verbos aparecem neste texto, e são os verbos que conduzem a ação. Aparece duas vezes o verbo “crio”, duas vezes o verbo “faço” e uma vez o verbo “formo”. Todos em primeira pessoa. Três vezes o pronome pessoal de primeira pessoa “Eu”. E o sujeito da ação destes verbos é o Senhor.

Por que Isaias usou três verbos diferentes para que surgissem a luz, trevas, paz e mal? Curioso isto. Por que não usou um único verbo visto que daria sentido à frase? Aqui está a chave para compreender, os verbos em hebraico não são iguais os da língua portuguesa.

Deus é nosso refúgio e fortaleza

O primeiro verbo usado uma vez “formo”, este verbo remete a formar uma coisa a partir de algo existente e projetado pela própria essência de Deus. Por exemplo, no primeiro dia da criação Deus disse haja luz e houve luz, no entanto, ele criou os luminares sol e lua só no quarto dia.

O segundo verbo usado duas vezes “faço” a paz e faço todas estas coisas. Observe a palavra shalom “paz”, a paz não está vinculada a ausência do mal. A paz é um estado de espírito tranquilo em meio ao caos (mal). Sem o mal a paz não faria nenhum sentido. Neste sentido a teoria de Agostinho de que o mal não existe e é apenas a ausência do bem não se justifica.

O terceiro verbo “crio” aparece duas vezes no versículo “crio as trevas”, “crio o mal”. Este é o mesmo verbo usado na criação, quando Deus criou todas as coisas. Trata-se do verbo “bará”, criar a partir do nada e somente Deus é o sujeito deste verbo. Ou seja, somente Deus possui poder criador e mais ninguém, inclusive o Diabo não tem poder criador.

DEUS CRIOU O MAL PELAS SEGUINTES RAZÕES

Deus criou o mal porque Ele mesmo afirmou em Isaías 45.7. Repare nas palavras “eu o Senhor” faço todas estas coisas. Se Ele mesmo disse que criou o mal, então, quem somos nós para dizer o contrario?

Deus criou o mal porque ninguém mais possui poder criador. Não se pode negar que o mal existe, se não foi Ele, então quem criou? O verbo bará é usado somente quando aplicado a Deus como sujeito da ação, e este é o caso citado acima.

O verbo bará é o mesmo usado no restante da criação. Negar que Deus criou o mal é negar também que ele criou todas as outras coisas.

O primeiro ser a escolher o mal foi o próprio Satanás quando ainda era um anjo no céu. Se Satanás escolheu seguir o mal, é porque o mal já existia. Se já existia, quem o criou? Só pode ser Deus.

POR QUE DEUS CRIOU O MAL?

Entendemos que Deus criou todas as suas criaturas livres, sejam anjos, sejam homens. Criou o homem a Sua imagem e semelhança. A semelhança pressupõe o livre arbítrio. O livre arbítrio só faz sentido tendo possibilidade de escolha. Caso contrário seriamos como as maquinas manipuladas e conduzidas por alguém. Seriamos como os robôs.

Ora, se a liberdade pressupõe escolha, então, necessariamente teria que existir o bem e o mal. Sendo assim, todas as criaturas livres, inclusive os anjos só seriam possíveis com o mal já existindo. Entende-se, então, que o mal obrigatoriamente é anterior a tudo e todos, menos Deus que é anterior ao mal e criador dele.

O PECADO É UM MAL, DEUS CRIOU O PECADO?

A resposta é não. O significado literal da palavra חַטָּא “chatá” no hebraico é “errar o alvo”. Ou seja, errar na escolha. Deus não é culpado das decisões que advém do livre arbítrio. Sendo assim Deus não criou o pecado.          

CONSIDERAÇÕES FINAIS           

Quem criou o mal? Deve-se entender que o mal possui duas variáveis que não pode ser desprezado. A primeira é o mau com (u) que é um adjetivo, isto é, aquilo que determina a qualidade da ação “uma prática do mau”. E Deus não pratica o mau.

A segunda palavra é o mal com ( L ) que é um substantivo, este descreve a substância e determina a existência que possibilita a escolha, ou o livre arbítrio. Deve-se entender como “mal – bem” ou “mau – bom”. Sendo assim Deus criou o bem e o mal, e suas criaturas escolhem ser bons ou maus.

Deve-se também evitar dar poderes ao Diabo que ele não tem. Ele não tem poder de criar nada, inclusive o mal. Ele atua dentro dos limites que Deus permite. Você pode imaginar se está criatura tivesse poder criador? Ele criaria um mal maior e destruiria Deus, isto é impensável. Somente Deus tem poder criador

Deus criou o bem e o mal antes de toda a criação. Não existiria livre arbítrio sem a existência do mal. Deus não criou o pecado e muito menos pratica o mau. Um dia o mau será eliminado da terra juntamente com o Diabo e seus seguidores.

Espero ter contribuído com este artigo para te ajudar a formar sua própria opinião ou posição teológica. Seja um formador de opinião. Deixa seu comentário abaixo. Dê sua opinião seja ela favorável ou não, assim você estará contribuindo para a formação do conhecimento.

Para complementar seus estudos veja o vídeo que está no link abaixo:

https://youtu.be/dxcchvs-Htc

Se este Site está sendo bênção para você, abençoe a vida de outros compartilhando com seus amigos. Deixa um comentário e um like abaixo. Inscreva-se no Site Pensar Bem Faz Bem, clica no link abaixo, depois abra sua caixa de Emails e confirme seu cadastro. Que o Eterno vos abençoe.
Quem criou o mal Inscreva-se, PENSAR BEM FAZ BEM por Email

 

Vejam também:

https://adilsoncardoso.com/index.php/2017/05/28/pentecostalismo/

Visite Nosso Canal

  

 

 

Deixe uma resposta