">Salvar vidas - É CERTO MENTIR PARA SALVAR VIDAS? 2017
Salvar vidas

É CERTO MENTIR PARA SALVAR VIDAS?

É ERRADO MENTIR PARA SALVAR VIDAS?

Mentir ou não mentir para salvar vidas?  É um tema que merece ser discutido. São questões da vida que poucas pessoas refletem sobre elas. Aqui no Site Pensar bem faz bem abordamos este e outros estudos polêmicos para te ajudar nas decisões cotidianas.

Salvar vidas Salvar vidas

Salvar vidas é obrigação de todos aqueles que se dizem cristãos. Nosso objetivo é formar uma geração de pensadores capazes de viver acima da mediocridade, alinhar o máximo possível com a vontade de Deus.

Para isto vamos recorrer a vários textos bíblicos e observar o comportamento dos nossos antepassados, como eles agiram em determinadas situações e, principalmente, como Deus reagiu. Ou seja, Deus aprovou ou reprovou a forma como aconteceram os fatos.

De posse do versículo bíblico do Evangelho de João 8.44, “o Diabo é o pai da mentira”, muitas pessoas alegam não mentir de forma nenhuma para salvar uma vida. E sem misericórdia dizem que entregariam uma vida para ser morta nas mãos de seu assassino.

Vamos analisar o tema em questão na profundidade que ele merece:

A matéria prima de Jesus sãos as vidas, Ele mesmo morreu da forma mais cruel para salvá-las.  No Evangelho de Marcos 8.36-37 , Jesus atribuiu o valor de uma alma como mais valioso do que o mundo inteiro.

Para começar precisamos analisar um erro que aparece como jargão na boca de muita gente: “Não existe pecado, pecadinho e pecadão”, ou seja, não existe pecado maior nem menor, são todos iguais. Isto não é verdade, vejamos a seguir:

Durante o julgamento do Trono Branco relatado no livro de Apocalipse. Sabemos que todos os julgados estão condenados. Não haverá salvos neste julgamento.

O fato de haver julgamentos para condenados indica que haverá graus de julgamento, assim como haverá graus de galardão para os salvos.  Lembrem-se, os tribunais existem para emitir um veredito, ou seja, condenar de acordo com o crime cometido.

Também não faz sentido uma pessoa que cometeu um assassinato receber a mesma penalidade que pessoas que mataram milhares de pessoas como o psicopata do Hitler no Nazismo, sem nenhuma preocupação em salvar vidas.

Jesus falou para Pilatos: “Aquele que me entregou a ti tem maior pecado”.

Jo 19.11. Neste versículo Jesus fala claramente que há pecado maior. E se existe maior é porque tem, também, menor. E o fato de entregar alguém para ser morto é um pecado maior.

Em Mateus 23.23 ele fala sobre os preceitos mais importantes da Lei: Justiça – Misericórdia – Fé.

Confira na Carta de Tiago 2.13, “O juízo será sem misericórdia para com aquele que não usou misericórdia. A misericórdia triunfa no juízo”.

Veja em Mateus 12.7: “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes”.

MENTIR OU NÃO MENTIR PARA SALVAR VIDAS?

Salvar vidas é correto, mentir não é certo e condenado na Bíblia, porém, a questão vai muito além da nossa vontade. O problema é que o pecado nos colocou numa posição de conflito.

Haverá momentos em que nós estaremos entre dois pecados no qual teremos que decidir qual deles vamos cometer. Não há uma terceira alternativa, nossa obrigação é sempre optar pelo pecado menor. Exemplo:

Se alguém entra na sua casa correndo e se esconde porque o assassino está a sua procura. Em seguida entra o assassino e te pergunta se a tal pessoa está em sua casa.

Eis a questão, se você mentir o assassino vai embora e a pessoa vive. Se você não quiser mentir e entregar a pessoa será morta.

No caso acima há um conflito entre dois pecados, “mentir” e salvar vidas é o pecado menor. Entregar é violar os preceitos mais importantes da Lei como em Mateus 23.23. A falta de misericórdia é o pecado maior.

São muitos os exemplos de conflitos entre dois pecados: A Bíblia nos manda obedecer aos governos humanos (Tt 3.1; 1Pe 2.13; Rm 13.1).

Desobedecer aos governos é pecado, porém, quando eles violam o mandamento de Deus como no caso dos três amigos de Daniel que deveriam prostrar-se diante da estátua de Nabucodonosor que também era pecado.

Prostrar-se era o pecado maior (idolatria), desobedecer ao Rei, pecado menor.

Mentir para salvar vidas com aprovação de Deus aparece em vários casos na Bíblia:

As parteiras hebréias não somente mentiram como também desobedeceram a ordem clara de Faraó para matar as crianças de dois anos abaixo.  Confira no livro de Êxodo:

ORDEM DE FARAÓ: “Quando ajudares no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho matai-o; mas se for filha, então viva”  Êxodo 1.16.

AS PARTEIRAS: “temeram a Deus e não fizeram como o Rei do Egíto lhe dissera, antes conservam os meninos com vida”.  Êx 1.17. (cometeram o pecado menor da desobediência ao rei)

FARAÓ PERGUNTA AS PARTEIRAS“…por que fizestes isto, que guardastes os meninos com vida”? Êx 1.18.

A MENTIRA DAS PARTEIRAS: “e as parteiras disseram a Faraó: é que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas e elas dão a luz antes que a parteira venha a ela”. Êx 1.19 

AÇÃO DE DEUS: “Portanto, Deus fez bem as parteiras. E o povo aumentou e se fortaleceu muito”. Êx 1.20.

“E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, estabeleceu-lhes casa”. Êx 1.21.

(O texto é muito claro, Deus não reprovou a mentira das parteiras ao lhe fazer bem e estabelecer-lhes casa)

A PROSTITUTA RAABE MENTIU PARA SALVAR VIDAS

O REI DE JERICÓ: “Pelo que enviou o rei de Jericó a Raabe, dizendo: Tira para fora os homens que vieram a ti e entraram na sua casa, porque vieram espiar toda a terra”, Josué 2.3.

RAABE MENTIU: “Porém aquela mulher tomou a ambos aqueles homens, e os escondeu, e disse: É verdade que viram homens a mim, porém, eu não sabia de onde eram”. Josué 2.4. 

mulher-imagem-animada-0255

“E aconteceu que havendo de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens foram; ide após eles depressa, porque vós os alcançareis”. Josué 2.5

“Porém ela tinha feito subir ao telhado e os tinha escondido entre as canas do linho que pusera em ordem sobre o telhado”. Josué 2.6.

AÇÃO DE DEUS: “Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos”. Josué 6.17.

Raabe mentiu e curiosamente aparece na galeria dos heróis da fé mostrando claramente que Deus não reprovou sua mentira: “Pela fé, Raabe a meretriz, não pereceu com os incrédulos acolhendo em paz os espias”. Hebreus 11.31.

Não podemos deixar de citar também que Raabe aparece na genealogia de Jesus, e seu filho Boaz também.

Outro caso é o de Obadias que escondeu cem profetas para salvar a vida deles. 1Rs 18.

Existem muitos outros casos como estes na Bíblia que poderíamos citar aqui, porém, o artigo vai ficar muito longo, creio que as informações são suficientes para aguçar sua curiosidade como estudante da palavra de Deus.

Visite nosso Canal no Youtube-Clique aqui

Conclusão

Diante de situações de conflitos entre dois pecados devemos sempre escolher o menor, é nosso dever como cristãos fazer o máximo possível  para preservar vidas, pois elas são a parte mais importante nas decisões.

Parecem-nos que Deus não nos considera culpados em decisões nas quais não há como escapar de um dos pecados, quando não há uma terceira alternativa.

Gostaríamos de saber sua opinião deixem um comentário abaixo, sua opinião é muito importante. Porém, lembrem-se, mentir para salvar uma vida é o pecado menor.

Quem entrega a pessoa para não mentir comete o pecado maior que é a falta de misericórdia. E como está escrito em Tiago 2.13 “O juízo será sem misericórdia para quem não teve misericórdia”.

Observação: No livro de Apocalipse 22.15 está escrito que os mentirosos não herdarão o reino dos céus. Primeiro precisamos fazer uma pergunta. O que é um mentiroso? A resposta é aquele que vive na prática da mentira.

Assim como se eu for pescar de vez em quando por lazer não faz de mim um pescador. Porém, se eu pescar todos os dias para vender o peixe, ai sim serei pescador.

Mentir para salvar uma vida não faz de mim um mentiroso, o mentiroso é quem vive na prática da mentira.

Autor: Adilson Cardoso – Teólogo – Filósofo – Professor de Teologia, Filosofia, Hebraico e Grego

É CERTO MENTIR PARA SALVAR VIDAS?

É CERTO MENTIR PARA SALVAR VIDAS?

É CERTO MENTIR PARA SALVAR VIDAS? Visite Nosso Canal Pentecostalismo

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
%d blogueiros gostam disto: