12 APÓSTOLOS DE JESUS

Os 12 Apóstolos de Jesus foram os discípulos escolhidos pelo próprio Jesus para espalhar sua mensagem e continuar sua obra após sua morte. Eles são figuras importantes no Cristianismo e sua história é amplamente ensinada e estudada em todo o mundo. Neste artigo, vamos explorar quem eram eles, como foram chamados, suas histórias de vida e legados.

12 APÓSTOLOS DE JESUS! Não se sabe exatamente porque Jesus escolheu os 12 apóstolos, no entanto, conhecer cada um deles é importante para entender a Bíblia.

Quem eram os 12 Apóstolos de Jesus?

Os 12 Apóstolos de Jesus eram um grupo seleto de discípulos que Jesus escolheu para seguir seus ensinamentos e espalhar sua mensagem. Eles eram liderados por Pedro e incluíam André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão (o Zelote), Judas (filho de Tiago) e Judas Iscariotes.

PEDRO

PEDRO — pedra, rocha
Também chamado de Simão. Simão era um nome natural, Pedro (grego), Cefas (aramaico).
Família: Filho de Jonas, irmão de André. Era casado Mateus 8:14, Marcos 1:30, Lucas 4:38. Sua esposa o acompanhava no trabalho apostólico 1, Coríntios 9:5.
Profissão: pescador

Natural de Betsaida João 1:44. Tinha uma casa em Cafarnaum Marcos 1:29,
Pedro era sócio de Tiago e João no ofício da pesca Lucas 5:10.
Ministério: Foi o primeiro líder da Igreja Atos 1:15. Gálatas 2:9. Foi mencionado na Bíblia pela primeira vez na ocasião do batismo de Jesus. João 1:40-42.
Após a ressurreição de Jesus Cristo, entendeu Pedro a profecia a seu respeito, João 21:18,19, sobre como haveria de glorificar a Deus com sua morte.
Morte: Diz-nos a história que foi crucificado de cabeça para baixo, não se achando digno de morrer como seu Senhor.

12 APÓSTOLOS – FAMÍLIA – MINISTÉRIO - MORTE

ANDRÉ — 12 APÓSTOLOS DE JESUS

ANDRÉ — valoroso
Família: Filho de Jonas, irmão de Pedro.
Profissão: pescador
Natural de Betsaida
Morte: Sofreu martírio na Acaia (era uma província romana que incluía toda a Grécia antiga, a Macedônia), e teve uma morte crucificado em um madeiro em forma de “X”. Esta forma hoje chama-se “cruz de Santo André”.
Ministério: Foi discípulo de João Batista. Pregou em Cítia, Grécia e Asia Menor.
André e João foram os primeiros a se converterem a fé cristã, depois levaram Pedro até Cristo.

TIAGO

TIAGO — origem do nome Jacó
Família: Filho de Zebedeu e Salomé. Irmão mais velho de João.
Profissão: pescador,
Natural de Betsaida.
Morte: Morreu à espada por ordem de Herodes Agripa I, no ano de 44 a.D. Atos 12.2. Tiago, que pregou na Judéia, foi o primeiro apóstolo a morrer como mártir, selando com sangue o testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo.

TIAGO O MENOR

TIAGO — O menor – origem do nome Jacó
Família: Filho de Alfeu e Maria, irmão de Judas, natural da Galiléia.
Ministério: Pregou na Palestina e Egito. Solicitado para resolver a questão sobre Jesus ser ou não Messias, entre judeus conversos e não conversos, no templo, e mediante seu testemunho.

Morte: com muita o lançaram do pináculo do templo abaixo e começaram a apedrejá-lo, visto não morrer logo que caiu no chão. Como se não bastasse, um lavandeiro bateu na sua cabeça com o pau de costumava bater roupa, Tiago não resistiu aos ferimentos e morreu. Outra tradição diz que foi crucificado no Egito.
Ministério: Escreveu a epístola que tem seu nome, no ano 62/63, dirigida às tribos que andavam dispersas.

JOÃO — 12 APÓSTOLOS DE JESUS

JOÃO — dádiva ou favor de Deus
Família: Filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago, o maior, pescador.
Natural de Betsaida. Trabalhou em Jerusalém e, em Éfeso, na Ásia Menor, terminou seu ministério. Antes da sua morte, foi lançado numa caldeira de azeite fervente, porém saiu ileso por milagre.

O Imperador o desterrou para a Ilha de Patmos, trabalhando nas minas. Quando Nerva assumiu o governo do Império, deu-lhe liberdade, voltando este para Éfeso. Em Patmos, escreveu o Apocalipse (95/96 d.C.). Em Éfeso, escreveu as 3 epístolas (90 d.C. Residiu em Éfeso até à sua morte natural, provavelmente com 100 anos.

FILIPE

FILIPE — amante de cavalos
Natural de Betsaida João 1.44; 12.21. Do pouco que se sabe a seu respeito, Eusébio nos informa que viveu como um dos brilhantes fachos de luz espiritual na Ásia Menor. Antes de falecer, passou algum tempo na Frígia, sendo sepultado, segundo a tradição, em Hierápolis, desconhecendo-se os motivos da sua morte (provavelmente como mártir).

BARTOLOMEU — 12 APÓSTOLOS DE JESUS

BARTOLOMEU — filho do arado ou Filho de Tolmai
Natural de Caná da Galiléia.
“Bartolomeu” parece ser o sobrenome de Natanael João 1:45,46. Diz-se que o seu campo de atuação foi a Armênia, pregando também na Índia.
Morte: segundo a tradição, foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo.
Outra tradição diz que foi esfolado até morrer.

TOMÉ

TOMÉ — gêmeo
Chamado Dídimo, natural da Galiléia. Trabalhou na Pártia, e Pérsia e Índia.
Cauteloso, reflexivo, cético.
Morte: diz a tradição que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e outra que foi torturado próximo a Madras, no monte São Tomé.

12 APÓSTOLOS DE JESUS

MATEUS — 12 APÓSTOLOS DE JESUS

MATEUS — dom de Deus
Família: filho de Alfeu
Profissão: publicano, cobrador de impostos
Natural de Cafarnaum Marcos 2.1,14.
Eusébio diz que foi para outras nações após pregar aos seus próprios conterrâneos, e Sócrates diz que foi para a Etiópia, onde teve a morte de um verdadeiro mártir. Escreveu o Evangelho que leva o seu nome, no ano de 70/85 d.C.

JUDAS TADEU

JUDAS TADEU (forma grega da palavra hebraica Judá)
Família: filho de Alfeu e Maria, irmão de Tiago, o menor Marcos 3.1 natural da Galiléia.
Ministério: tradicionalmente, teria sido um pregador Evangelho em Edessa, na Síria, Arábia e na Mesopotâmia e, seguiu a tradição. Escreveu a epístola que tem nome, em 67/68 d.C., e dirigida “aos chamados santos”.
Morte: foi martirizado na Pérsia.

SIMÃO ZELOTE

SIMÃO — O ZELOTE
Natural da Galiléia Mateus 10:4, Marcos 3:18, Lucas 6:15, Atos 1:13.
Também chamado de cananeu ou fanático. Tinha zelo pela obra de evangelização, Atos 22:3, Gálatas 1:14. Nada se sabe sobre sua vida como apóstolo.
Morte: segundo a tradição, foi crucificado.

JUDAS ISCARIOTES

JUDAS ISCARIOTES
Forma grega da palavra Judá. Iscariotes é o seu sobrenome Lucas 22:3
Família: filho de Simão Iscariotes.
Natural de Queriote
Deixou Satanás entrar nele e vendeu Jesus por 30 moedas de prata Mateus 26:15.
Era o filho da perdição Atos 17:12
Morte: suicídio Mateus 27:3-10. A maneira da sua morte descrita em Atos 1:18 compreende-se como tenha, primeiramente, se enforcado em alguma árvore cujo ramo quebrou-se, vindo a despencar-se, derramando todas suas entranhas, visto estar em algum precipício.

Qual é o legado dos 12 Apóstolos de Jesus?

O legado dos 12 Apóstolos de Jesus é enorme e duradouro. Eles foram responsáveis por espalhar a mensagem de Jesus por todo o mundo e fundar a Igreja Cristã. Além disso, muitos dos Apóstolos escreveram importantes documentos e textos que fazem parte do Novo Testamento. Pedro, por exemplo, é creditado como o autor de duas cartas no Novo Testamento, enquanto João escreveu o Evangelho de João, as três cartas de João e o livro do Apocalipse.

Em Resumo: Os 12 Apóstolos de Jesus são figuras importantes na história do Cristianismo e em todo o mundo. Sua história e legado têm sido ensinados e estudados por milhares de anos. A vida e o trabalho dos Apóstolos foram fundamentais para a propagação do Cristianismo e para a criação da Igreja Cristã.

5 vias de Tomás de Aquino

Youtube

Agora que você leu e entendeu Artigo 12 APÓSTOLOS DE JESUS, sua participação é importante, deixa um comentário.

ADILSON CARDOSO

Adilson Cardoso: Teólogo, Filósofo — Professor de Filosofia, Teologia, Hebraico e Grego.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.